Cotidiano 3

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– Por favor, moça, você poderia verificar se o assento está reservado?

– Sim, senhor, está reservado, 10D, corredor. Senhor, este vôo está atrasado e a previsão de decolagem é 9h40. Confirmado.

Então, tá, né?

Confirmado o vôo, decido ir direto para a sala de embarque. Abro meu notebook e como ainda não consegui uma placa 3G da Vivo, conecto-me via a rede Wi-Fi (wireless fidelity) da Vex do aeroporto Salgado Filho. Escolho o Terra como provedor, coloco o User e a Senha e… e… conexão de rede sem fio: Vex… velocidade: 54Mbps… Nível do sinal: bom… status: conectado. Tô na rede, logo existo!

9h15…

E-mail vai, e-mail vem, oppsss, está quase na hora! Procuro alguém da Varig e pergunto pelo vôo 2101 para São Paulo…

– Senhor, este vôo está com o embarque previsto para as 10h30!

Putz, não acredito! Não era 9:40, confirmado? Ok, mais alguns e-mails e meu iPhone me avisa de um compromisso importante as 9h30. Do mesmo aparelho, ligo para a empresa e conecto, num conference, via VoIP as unidades de SP e Pelotas.

10h15…

Olho o ?placar eletrônico?, que informa: Varig 2101 – 10h30, previsto, portão 5!!!

Teria eu comido mosca em plena sala de embarque? Seria eu o último a embarcar e pagaria o micão de ter o nome gritado no alto-falante?

Antes fosse. Ao procurar um novo posicionamento sobre o bendito vôo, um funcionário da Varig, com pouca paciência, me informa:

– Senhor, estamos aguardando o pouso da aeronave que vem de Florianópolis, este vôo está previsto para decolar às 12h10!

– Tem certeza, mas o placar…?

– 12h10, senhor.

Incrível o treinamento desses caras, todos são da mesma escola e falam com um tom monocórdio, estafado e respeitoso que me enlouquece. Senhor, senhor, senhor, senhor a pqp!!!

Bom, agora não tem jeito, pensei em desistir, mas aí recorri à velha técnica de sair do corpo e não ficar sofrendo dentro dele mal acomodado.

11h30…

Depois de algumas ligações e um negócio fechado (Yes!), resolvi assumir meu horário de almoço. Agora, posso comprar um sanduíche e sem culpa navegar livremente pela internet, olhar as notícias de mais uma vitória do imortal tricolor e acessar meu home banking.

12h00…

Hora de voltar aos e-mails… respondo um, encaminho outro e o alto-falante anuncia:

– Senhores passageiros do vôo Varig 2101, embarque imediato no portão 6, terão prioridade para o embarque crianças, blablablá…

Bom, acho que agora não tem volta. Hiberno meu notebook e encaro a fila de embarque…

13h…

Senhores passageiros, é o comandante que fala da cabine de comando, e informo que estamos prontos para decolar, aguardando apenas o ?seqüenciamento? (sic) das aeronaves.

Saco, mas ok, tempo ainda para acessar novamente meus e-mails, só que agora sem a rede wireless da Infraero e com uma conexão mais lenta via ?edge? no iPhone. Aproveito para informar a meus colegas e familiares que não sou vítima de seqüestro, estou apenas ?groundeado? em Porto Alegre dentro de Boeing 737-300 da VArig.

13h30…

– Senhores passageiros, é o novamente o comandante falando da cabine de comando, informo que tivemos um imprevisto e precisaremos aguardar mais 10 ou 15 minutos para receber a autorização de decolagem. Agradeço a compreensão de todos.

Compreensão? Quem compreendeu o quê, cara pálida?

13h45

Senhores passageiros, queiram desligar seus celulares, laptops ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos…

Obâ! Aqui desligo o celular, o notebook, quaisquer outros aparelhos eletrônicos e me desconecto do mundo para me transportar fisicamente.

Tripulação: portas em automático… preparar para decolagem. [Webinsider]
.

Cesar Paz (cesar@ag2.com.br) é Board President na AG2 Nurun.

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10 respostas

  1. E segue a evangelização…

    Será que é por aí Cesar?!

    Ao mesmo tempo em que desanima uns, anima outros… Mas tb acaba animando de forma errada.

    Já parou pra pensar que derrepente está seguindo um caminho perigoso e não está tendo o efeito que espera?

    Já fez uma mensuração desta tua prática?

    😉

  2. Situação realmente terrível essa. O Brasil ta cada vez pior, mas parece que está havendo uma melhora, ainda que pequena, nesse setor da economia.
    Só uma coisa me intrigou, como assim imortal tricolor, que eu saiba o Gremio está morto só não avisaram.. hehehe
    Abraços

  3. Situação chata não? é o famoso CAOS AÉREO!
    Não dá pra escapar…

    Além de seu atraso, a única coisa que me chamou a atenção é o seu iphone (uau! Mas afinal, qual é a vantagem de se ter um iphone?). Fora isso Cesar, faltou citar (acho eu na minha humilde opinião) a fabricante de seu notebook que deve ser uma Sony ou um Apple, no mínimo não?

    Não estou aqui para criticar, mas sim pra salientar que gostaria de ler mais artigos sobre sua experiência e batalha árdua, além de negócios fechados e acessórios modernos.

    Um forte abraço,

  4. Cesar, me identifiquei com você.

    Eu tenho viajado semanalmente desde junho/2007 no trecho SP/BSB.

    Rapaz, tem hora que dá nos nervos!

    Realmente precisa muita paciência. O pior é que o aeroporto de BSB não tem muita tomada e em Congonhas a rede wireless cai toda hora por causa da sobrecarga.

    Mas é isso aí, temos que enfrentar e abstrair dos discursos padrão das companhias aéreas.

  5. Cara! Não sei como a bateria do seu notebook durou tanto. O tempo de espera foi grande. Mas pensando bem, comparando com outros atrasos que existem por ai, acho que você foi privilegiado com um serviço relativamente rápido.
    Sucesso na próxima, Senhor.

    Boa tarde, Senhor!

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