Classe C ensina indústria a lucrar no volume

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A classe C do Brasil tem ganhado um espaço cada vez maior nas estratégias de empresas de todos os tamanhos. Além de grandes varejistas, as primeiras organizações a prestar atenção nesse nicho de mercado foram as grandes corporações, como as empresas de telefonia móvel e os fabricantes de microcomputadores (Motorola, Positivo) e indústrias de alimentos, como a Nestlé.

Para se ter idéia, dados da Anatel apontam mais de 135 milhões de terminais celular ativos no Brasil. Segundo pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem mais de 50 milhões de computadores ativos, distribuídos entre empresas e residências. Só no ano passado foram vendidos 10,5 milhões de novos computadores e esse ano a estimativa é que se venda 28% a mais, ou seja, 13,44 milhões. Até 2012 o Brasil deverá ter ativos cerca de 100 milhões de computadores.

Triple Play

Com planos mais em conta e pacotes econômicos (em outras palavras, menor velocidade e menor variedade de canais), as operadoras de TV por assinatura estão de olho no mercado emergente e criam pacotes de serviços conhecidos no setor como Triple Play (reúnem telefonia fixa, internet banda larga e canais de TV por assinatura em um mesmo grupo de serviços).

Desde fevereiro a Net oferece um desses pacotes a partir de R$ 39,90, batizado por NetFone.com, que inclui internet a velocidade média de 100 kbps, telefonia fixa sem assinatura mensal e canais pagos. A companhia comemora a venda média de mil pacotes por dia e a adesão da TV por assinatura a esse novo nicho de mercado.

Condomínios de luxo

Condomínios fechados, com segurança, quadras esportivas, piscinas, fitness center, brinquedoteca e até espaço gourmet não são mais realidade apenas a famílias abastadas.

Com crédito farto e prazos de pagamentos estendidos (de 25 a 30 anos, em média), as construtoras acostumadas a levantar luxuosos empreendimentos imobiliários começam obras com casas e apartamentos mais populares. Os dirigentes das construtoras garantem que a inclusão de espaços de lazer como quadra, piscina e espaço para atividades físicas não encarecem muito a prestação porque são divididos por diversas pessoas e com financiamento por longo período.

Com o aumento da demanda e a própria exigência da classe C por condomínios mais seguros onde os filhos possam brincar sem estar nas ruas, as empresas que quiserem conquistar a atenção desse público deve oferecer benefícios adicionais.

A classe C ampliou seus horizontes – primeiro comprou eletrodomésticos (a TV de 29 polegadas foi a maior febre), depois partiu para a conquista do telefone celular (um V3 da Motorola?), do computador, do carro e agora, da casa própria. Bom para todos. [Webinsider]

.

<strong>Valdenir Flauzino</strong> (valdenir@4mbrasil.com.br) é designer de interfaces e gerencia projetos customizados de imagem corporativa e design junto à <strong><a href="http://www.4mbrasil.com.br/" rel="externo">4M Brasil</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Pra mim só faltou uma coisa neste artigo: a referência bibliográfica! Calma.. não estou apontando dedos, mas essa teoria toda chama-se Cauda Longa. Recomendo o livro do Chris Anderson para todo mundo.

    No mais, o artigo está excelente.

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *