Aplicações 2.0 facilitam a vida do gerente de projetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Para o gerente de projetos desempenhar bem suas funções, além dos hard skills (as competências técnicas) e dos soft skills (as competências emocionais e pessoais), ele precisa contar com boas ferramentas de apoio.

Neste mercado existem inúmeras opções que oferecem soluções muito completas e que inclusive já são mapeadas pelo quadrante mágico do Gartner.

Entretanto, esse artigo não visa discutir esse tipo de solução específica para gerenciamento de projetos. Hoje a internet oferece muitas opções de serviços que podem ajudar o gerente de projetos a desempenhar suas funções e o seu trabalho do dia-a-dia – com facilidades que eventualmente as soluções específicas não oferecem e sem necessidade de adquirir licenças de softwares, instalação em servidores ou mesmo envolvimento de equipe técnica.

Vamos ver a seguir algumas ferramentas muito simples que podem dar suporte ao trabalho dos gerentes de projetos:

  • Blogs. Para facilitar a comunicação, os gerentes de projetos podem criar um blog para cada projeto ou mesmo um blog mais geral para o PMO e incluir as informações sobre os projetos nele. Existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar nessa tarefa. Uma das mais utilizadas é o WordPress, sistema permite que o usuário faça muitas customizações e crie um blog totalmente personalizado para sua necessidade (o Webinsider e o NaMedida, por exemplo, são montados no WordPress).
  • Mensagens instantâneas também ser uma forma eficaz de realizar a comunicação em tempo real. Além do tradicional MSN e do Google Talk, temos uma nova ferramenta web chamada Twitter. O interessante é que essa ferramenta pode se integrar ao seu Google Talk e também ao seu celular via SMS ou um programa instalado no celular.
  • Wiki: é uma forma muito produtiva para colaboração e documentação dos projetos. O conceito é baseado no Wikipédia, mas pode ser utilizado dentro dos seus projetos. Algumas soluções oferecem muitas opções de funcionalidades e segurança, como o Pbwiki e o Wetpaint.
  • Mind maps: os mapas mentais já estão sendo utilizados por muitos gerentes de projetos para ajudar na organização de idéias e até mesmo no planejamento dos projetos. O Mindmeister é uma opção muito eficiente para fazer planejamento colaborativo.
  • Organização pessoal: para organizar as atividades e tarefas do dia-a-dia e que permita a utilização das recomendações do GTD (Getting Things Done), existem duas excelentes opções: Todoist e Remember the Milk. Com elas, o gerente de projetos poderá priorizar, controlar e gerenciar melhor o tempo na execução de suas tarefas ou mesmo das tarefas do projeto.
  • Soluções Google: não poderíamos deixar de fora os inúmeros serviços que o Google disponibiliza para os usuários da internet – o Google Docs, para trabalhar com documentos, planilhas, apresentações; o Google Calendar, para organizar a agenda do gerente de projetos ou até mesmo do time do projeto; o Google Groups, para criar grupos de discussão dos projetos. Conheça outras soluções que o Google desenvolve.

A web está cheia de produtos e serviços que sempre podem auxiliar e facilitar o trabalho dos gerentes de projetos. Com certeza, não conseguiremos explorar todas as opções em um post de blog, mas fica a dica para que os gerentes de projetos pesquisem e testem as diversas soluções que a web oferece.

Você ainda vai se surpreender com a qualidade e facilidade das soluções oferecidas. [Webinsider]

.

<strong>Douglas Tokuno</strong> (dtokuno@predicta.com.br) é gerente de produto na <strong><a href="http://www.predicta.com.br" rel="externo">Predicta</a></strong> e participa do blog <strong><a href="http://namedida.blog.br" rel="externo">Na Medida</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Neto, fantástica a sua solução. Não utilizei mas achei a idéia legal pra quem precisa atualizar a agenda e não tem acesso à internet ou está passando por problemas com ela.

  2. Realmente, a web 2.0, disponibiliza muitas ferramentas que poderiam ser mais aplicadas no gerenciamento de projeto e informacionais, alem disso, a maior parte dessas ferramentas possuem custo zero, estão aí, só bastam utilizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *