O gerenciamento de projetos nas campanhas online

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As campanhas online trazem complexidades que não existem em outras mídias. Tecnologias são atualizadas diariamente, com inovações que permitem ações em formatos novos – que apesar de estarem no escopo de publicidade online, são diferentes de todas as ações passadas.

É fundamental ter processos de controle para maximizar o retorno na inovação.

Na indústria de propaganda na internet temos três principais stakeholders: veículos, anunciantes e agências.

Os veículos são principalmente os grupos de mídia que vendem seus espaços ou canais para publicação de anúncios. Os anunciantes são as empresas interessadas em divulgar suas marcas, produtos ou serviços na internet. Na maior parte dos casos, o link entre veículos e anunciantes é feito pelas agências, que são responsáveis por criar, planejar e executar uma campanha online.

De maneira geral, o desenvolvimento de uma campanha online segue os seguintes passos: concepção, planejamento, execução, monitoramento e finalização e documentação de resultados.

Da mesma forma, o PMI (Project Management Institute) recomenda a utilização de cinco grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento) e nove áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições) que podem ser extensamente aplicadas para gerenciar o desenvolvimento de uma campanha online.

A área de marketing deverá abraçar metodologias e melhores práticas de gerenciamento de projetos para poder maximizar cada centavo investido em marketing e criar uma base de conhecimento forte.

A área responsável pelas campanhas online deve se observar como um PMO ? gerenciando um programa com vários projetos aproveitando o conhecimento comum da empresa.

A mudança de cultura será um dos maiores desafios para implementação, mas fica claro que as empresas que não abraçarem a eficácia nestas ações perderão mercado para as concorrentes que agem desta forma.

A base de conhecimento obtida com processos estruturados permite métricas dignas de retorno de investimento. A base do PMI pode ser a melhor fonte de reestruturação das áreas de marketing para campanhas online.

E com essa base, os profissionais de marketing poderão finalmente responder a dúvida do John Wanamaker, comerciante renomado e criador de uma das primeiras lojas de departamento dos Estados Unidos ? ?Sei que 50% da minha publicidade é jogada fora, e eu queria saber qual metade.? [Webinsider]

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Site do Project Management Institute
Chapter do PMI em São Paulo

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<strong>Douglas Tokuno</strong> (dtokuno@predicta.com.br) é gerente de produto na <strong><a href="http://www.predicta.com.br" rel="externo">Predicta</a></strong> e participa do blog <strong><a href="http://namedida.blog.br" rel="externo">Na Medida</a></strong>.

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Uma resposta

  1. Olá Douglas,

    Para ilustrar como exemplo, trabalho como Gerente de Projeto no Marketing de uma empresa de telecomunicações. Mais especificamente, sou o responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços (fim-a-fim na organização). Aplicamos as práticas preconizadas pelo PMBoK em uma metodologia de Gerenciamento de Projetos definida pelo Escritório de Projetos da empresa. Além disso, os produtos possuem métricas de acompanhamento de resultado pós-lançamento, estas definidas durante o projeto. Campanhas online fazem parte da estratégia de comunicação de um produto/serviço e a sua gestão/acompanhamento é realizado pela própria área.

    A equipe da qual faço parte é composta, em sua maioria, por profissionais certificados PMP. O foco em Gerenciamento de Projetos no Marketing é igual ou maior do que na TI da empresa; uma quebra de paradigma.

    Grande abraço,
    Giovanni Giazzon.

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