Inventando e reinventando: o MIXX NY

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Trago alguns pensamentos e constatações do maior evento de internet da atualidade, o Mixx 2008. Nele estavam presentes CEOs e profissionais especializados em diversos assuntos. Um destes assuntos, claro, é a minha pauta: os resultado através da publicidade!

O evento estava lotado, com a participação de profissionais de diversos países e regiões. Havia turcos, indianos, ingleses, muitos americanos e, dentre os 500 participantes, estávamos nós, 108 brasileiros. O que surpreendeu a audiência e os palestrantes pelo nosso ?interesse?. O poder aquisitivo do brasileiro e o crescimento de nosso mercado, era o que ficava subentendido.

Ouvi comentários raros, como ?New York está virando um país pobre, pois até os brasileiros fazem compras lá e acham o preço barato?.

Vejo refletido neste tipo de comentário uma realidade que não existia para os comerciantes: mostra que o brasileiro não somente está preparado para gastar seu dinheiro de maneira mais econômica como também está antenado nas tendências e caminhos já traçados por algumas grandes empresas, com repercutido sucesso, como o case da CBS Corporation, refletido no discurso do palestrante e CEO Leslie Moonves.

Vi em seu discurso muito lúcido, inteligente, sincero e decidido os caminhos traçados para a CBS chegar a ser uma referência em distribuição multiplataforma, distribuindo e comercializando o seu conteúdo de forma integrada e rentável.

Só para entendermos sua agressividade e visão, acabaram de investir US$ 1,8 bilhões na CNET Networks, tornando-a referência no segmento e levando-os à liderança na internet, já que é um veículo reconhecido em tecnologia e entretenimento há muito tempo, o que reflete e justifica um punch na receita publicitária para o grupo.

Vemos então a preocupação em liderar, construir marcas e equipes capazes de transformá-las em recursos sustentáveis, uma vez que ninguém mais pode se dar ao luxo de ter uma operação onerosa, que não resulte em vendas e resultados para a corporação, ainda mais nestes tempos de crise e descrédito financeiro na Big Apple.

A preocupação com a queda da receita publicitária dos brick and mortar é veemente. Estão prevendo uma queda de 53% para o ano que vem, mas por outro lado, uma alta com transferência da receita publicitária para o meio online, em alguns casos de até 90% de aumento.

Nota-se então que o foco muda, assim como os interesses e os investimentos, explicando um pouco a injeção de capital na CNET e seus objetivos.

Vejo por aqui, em nosso mercado, um movimento similar, talvez menos drástico que o americano, com menos dinheiro envolvido, mas há alguns sinais de investimentos dentro de grupos de comunicação, como Grupo Estado, Abril e Globo.

Na verdade várias deles estão se adaptando e talvez almejem traçar o mesmo caminho em direção à web, com algumas lutas a serem traçadas internamente, já que a perda de audiência ou sua transferência é notadamente percebida e, claro, logo monetariamente fará alguma diferença nas receitas publicitárias.

Bom para nosso mercado, onde teremos mais ofertas e maiores desafios em construir projetos mais encorpados para nossos clientes, com claro, mais cobranças pelos resultados. É um círculo vicioso, mas benéfico para todas as partes. [Webinsider]

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Cris Rother é sócia e diretora de mídia e métricas da LOV e presidente de métricas da IAB Brasil.

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Uma resposta

  1. Eu sei que não tem nada haver este comentário com a matéria mas o ícone utilizado no logo da CNET Networks não seria quase identido ao usado pela Rede Bandeirantes de Televisão.
    Mundo pequeno, mentes tão próximas.

    Abraços !!!!

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