Reforma ortográfica pode reeditar bug do milênio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Presidente Lula assinou no dia 29 de setembro o decreto que estabelece como será implantado no Brasil o Acordo Ortográfico entre os países de língua portuguesa. Segundo o decreto o acordo passa a valer já em janeiro de 2009 mas concursos públicos e vestibulares ainda devem aceitar por mais dois anos as regras “antigas”.

O que isso tem a ver com a tecnologia e a internet? É difícil saber ao certo o tamanho do problema, mas o fato é que algum impacto certamente será causado para quem produz e utiliza alguns softwares e sistemas computacionais. Muitos destes sistemas utilizam traduções, dicionários e regras ortográficas em sua operação.

Um exemplo simples: como fazer por exemplo que os editores de textos com corretores automáticos não coloquem arbitrariamente a trema em palavras como lingüiça e tranqüilo? Ou não considerarem errada a grafia micro-ondas, com hífen, que será correta a partir de 2009? Certamente alguma adaptação precisará ser feita neste e em outros casos.

Como ficam os padrões descritos de nomenclatura das línguas, como as normas normas BCP 47, RFC 3066 e RFC 1766? Permanece o “pt-br”? Ou o acordo ortográfico é suficiente para que apenas uma convenção “pt” genérica inclua as regras de todos os países de língua portuguesa? Caso haja mudanças neste sistema poderá haver impacto nos padrões de desenvolvimento para web, inclusive nas regras de acessibilidade.

Embora com um poder de estrago muito menor, lembra um pouco o episódio do “bug do milênio”, quando muitos sistemas que utilizavam apenas dois dígitos para armazenar o ano nas datas tiveram problemas na virada do ano 1999 para 2000. [Webinsider]

.

<strong>Sérgio Mari Jr</strong> (sergio@infonauta.com.br) é diretor de planejamento da <strong><a href="http://www.cedilha.com.br" rel="externo">Cedilha Comunicação e Design</a></strong> e professor do curso de Comunicação Social da Faculdade Pitágoras campus Londrina-PR.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. Porque em vez desta reforma ortográfica, não acabam com o americanismo, foi comprar um eletro-eletrônico, tive que fazer um curso de inglês para entender como funciona; fui fazer um lanche, (delivery) não sei o que serviam (FOOD Express); fui num (Atelier) entrei errado na loja, fui passar este e-mail, não entendi como deveria fazer e por ai afora, não sou adepto ao americanista

  2. A questão é importante e com certeza terá algum impacto em nossas vidas, mas acho que comparar com o famigerado Bug do milênio é um pouco de exagero.

  3. Lamentável tal comparação.
    Basta rodar querys e substituir as palavras velhas pelas novas. Dá trabalho, mas não será necessário ler as 20.000 páginas de texto.
    tsc tsc tsc

  4. O acordo me preocupa, sim, mas porque trabalho em uma editora que produz livros didáticos e que precisa seguir o acordo por força de lei. Sou a responsável pelo portal da empresa e estou arrancando os cabelos: como fazer para revisar cerca de 20.000 páginas de conteúdo digital?
    Quanto à nova grafia, estava indecisa entre a posição do Prof. Pasquale (que reza para que Portugal não siga o acordo e o considera inútil), e a posição de quem elaborou o acordo. Há alguns dias, porém, me lembrei de Monteiro Lobato e do seu entusiasmo pelo dinamismo da língua. Quem faz a língua, quem é o dono dela, é o povo. E há um acordo muito maior que este oficial, e que acontece já há alguns anos. Este acordo foi feito pelos usuários da internet e tem características bastante interessantes: vcs tb usam e concordam com ele qdo abreviam as palavras e/ou escrevem em miguxês. Está certo? Está errado? É útil? Inútil? Não sei. Só sei que acontece… Um abração, Sérgio, e obrigada pela reflexão e pela oportunidade de levantar questões.

  5. Pergunta: não está nessa lei que só passará a ser considerado errado o uso do modo antigo a partir de 2012?

    Então não acredito que seja tão assustador. Escrever do jeito determinado pela tal reforma ortográfica não é errar de verdade.

    Como aconteceu antes vamos ter um período transitório. Não teremos bugs ou problemas sérios, diferente do que aconteceu lá com o problema da datação nos sistemas informacionais!

    Abraço.

  6. Fazia tempo que não lia tamanha bobagem. Tá louco! Vai se preocupar com algo real por favor!!!! Para de querer achar pêlo em ovo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *