Alguns números sobre e-mail marketing de permissão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Na mais recente edição de seu relatório mensal The State of Spam, a Symantec mostra que o total de mensagens não solicitadas correspondeu a 80% de todos os e-mails enviados em agosto.

Conforme o relatório, algumas empresas e marcas foram contaminadas pelo péssimo vício do spam. A ilusão é a de que, enviando grandes massas de comunicação sem a permissão do usuário, ainda que muitos e-mails enviados sejam rejeitados, aqueles que forem abertos, mesmo que em menor número, compensam o esforço.

Mas apesar dos problemas atuais relacionados ao spam, uma pesquisa da Direct Partners, mostrou que o e-mail marketing correto e enviado apenas com a permissão do usuário tem gerado grandes resultados e tem sido responsável por boa parte do faturamento das empresas e que muitos executivos já estão preocupados com a elaboração de estratégias voltadas para e-mail marketing.

A Direct Partners é um instituto de Nova Iorque e sua pesquisa ouviu 30 mil entrevistados, todos executivos seniors de empresas que, em seu conjunto, somam faturamento de mais de U$ 100 milhões.

Um dos resultados do estudo aponta para o fato de que 35% das companhias (a maior parte da amostra) usam o e-mail marketing como sua principal ferramenta de marketing direto e que para 28% delas essa é a ferramenta de marketing direto com melhor desempenho e com maior facilidade de mensuração.

O estudo apontou também que muitos executivos entrevistados reclamaram que algumas companhias não investem em segmentação e ainda trabalham apenas com segmentações simples, como dados demográficos e sexo.

A Marketing Sherpa realizou também um estudo, segundo o qual os e-mails enviados diretamente e corretamente para os computadores pessoais do consumidor apresentam o melhor desempenho no indicador de ROI quando comparados às demais ferramentas de marketing direto.

Também vale apena mencionar o estudo da Radicati Group, uma empresa de pesquisa de mercado da Califórnia, especialista em e-mail e que estimou que o número de usuários de correio eletrônico já chega a 1,3 bilhão no mundo.

O Radicati previu também que dentro de quatro anos, em 2012, o número aumentará para 1,8 bilhão e que o número de mensagens disparadas por dia vai passar, pelas projeções, de 210 bilhões por dia, para 419 bilhões.

É por tudo isto que nós devemos acreditar no e-mail marketing enviado apenas com a permissão do usuário e que qualquer coisa diferente disto deva ser considerada spam, pois práticas como o envio de e-mails não autorizados acaba prejudicando este mercado que tem se mostrado cada vez mais promissor. [Webinsider]

.

<strong>Michel Araújo</strong> (michel@allinmedia.com.br) é diretor de tecnologia da <strong><a href="http://www.allinmedia.com.br" rel="externo">All in Media</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. Com certeza, é sempre necessário enviar e-mail marketing para quem solicitou recebê-lo e é claro existem muitas forma inteligentes de se conseguir optin para enviar e-mail marketing, apenas seja criativo, de premios, faça parcerias etc. Ahhh e é claro, nao adianta nada ter o publico certo e nao conseguir mandar profissionalmente suas mensagem, voce precisa de um sistema que faça todo o processo de envio profissional e que de a possibilidade de ter o monitoramento dos envios, saber quantos abriram, quantos clicaram na sua mensagem, etc. Recomendo o email marketing da Geekle – http://www.geekle.com.br/email_marketing/ uso já faz mais de um ano é super profissa, o melhor que conheço, já experimentei vários, e os caras lançam novidades sempre, novas funcionalidades etc. Vale a pena conferir!

  2. Todos nós sabemos que SPAM é uma prática totalmente péssima para qualquer empresa que a executa, pois a torna uma empresa não confiável, invásiva.

    Mas este assunto estamos acostumados de ler, ouvir e falar, o que pergunto neste momento é como criar uma lista, por exemplo, para uma micro empresa onde seu ramo não está muito ligado à internet, e a mesma gostaria de iniciar envio de email para a propagação de seus produtos e alcançar novos clientes, a dúvida é como ela irá obter uma base de dados para tal.

    Este sim poderia ser um assunto a ser abordado.

  3. Olá Michel,

    FANTÁSTICO!!

    Argumentação com dados e fatos!

    Já está tramitando no Congresso Brasileiro um projeto de lei que pune os spammers, além de multas, com até 5 anos de prisão.

    A confirmação positiva, ou permissão ou duplo opt in já é uma tecnologia de simples implantação e uso, onde empresas como Locaweb – nosso principal fornecedor de hosting – possuem textos específicos antispam que vem ao encontro dos argumentos deste artigo!

    Parabéns Michel!

  4. Concordo plenamente com o Michel Araújo, infelizmente o número de empresas que ainda fazem uso de spam é muito elevado. Não há nada mais irritante do que aquelas mensagens (SPAM) lotando nossas caixas de e-mail. A empresa a qual pertenço, está a toda hora pesquisando sobre e-mails de marketing, pois, como o texto, é uma excelente forma de propagar a marca e manter uma maior fidelização junto ao cliente.

  5. Ótimo artigo, realmente o autor é um grande conhecedor do mercado de e-mail marketing e demonstrou números e fontes indiscutíveis sobre e-mail.

    Infelizmente o Spam é uma praga que atrapalha este mercado tão promissor.

  6. Eu sou totalmente contra o spam e ainda continuo acreditando que ser profissional, é ser o mais sincero possível com o cliente.
    Com o e-mail marketing de permissão, você tem muito mais poder sobre o seu público-alvo e spam é bagunça pura.

  7. Bacana o artigo! Dados interessantes.

    Mas sou mais radical, acho que qualquer mensagem não personalizada enviada por email, assim como marketing direto pelo correio são spam. E personalização não é Caro Senhor Diego.

    Hoje, uma coisa que vejo é que as pessoas sempre que caem em opt-in de emails é porquê leram correndo e marcaram. Quando já vem o checkbox marcado então, aí … Pior ainda é unsubscribe em botão minúsculo.

    É uma estratégia de baixo recall, se você considerar o custo de quem é incomodado. É 1 incomodado para um satisfeito. Não vale o esforço na minha opinião, honestamente.

  8. Realmente o Michel exauta a importância do envio responsável de e-mails. Não é porque uma empresa é pequena ou desconhecida, que deva se utilizar do SPAM. Cada dia precisamos separar as empresas sérias do setor das que usam emails como forma de somente espalhar informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *