Do que os programadores gostam

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Alguns dias atrás, depois de um post relativamente grosseiro que eu fiz, eu me propus a conduzir uma pequena pesquisa para responder algumas perguntas:

  • Programadores inexperientes realmente tem uma tendência a escolher Java como linguagem de implementação?
  • Programadores tendem mesmo a rejeitar o BASIC (Visual Basic, VBScript, VB.Net etc)?
  • Quais programadores rejeitam o quê? Há algum padrão reconhecível por experiência ou escolha de linguagem?

Hoje, depois de minhas merecidas férias e de mais ou menos 300 respostas, eu acho que posso começar a comentar sobre alguns resultados interessantes.

Sobre a pesquisa

Como o formulário diz, a pesquisa é metodologicamente falha – de um questionário incompleto, potencialmente inconsistente a uma amostra viciada – e uma causa perdida do ponto de vista científico. Não tenho intenção alguma de traçar o perfil definitivo dos programadores lusófonos. Minha intenção era apenas lançar alguma luz sobre as questões que eu enumerei há pouco e confirmar ou refutar meu mal-criado post.

Um dia, talvez, eu faça algo sério. Hoje não.

A primeira coisa que eu notei é que as minhas preferências de listas de discussão impactaram significativamente as respostas. Previsivelmente, muita gente de Python respondeu desviando todas as leituras. Para chegar a dados mais significativos, eu preciso reduzir o peso das respostas em que Python é a primeira escolha para refletir melhor a realidade.

Java e os inexperientes

Java foi a linguagem de escolha de 19% dos novatos (com experiência de até três anos), praticamente empatada com C# (17%). Ambas ficaram atrás de PHP que é a escolha de 33% dos inexperientes.

O fato de Java e C# serem relativamente populares entre os novatos pode ser atribuído a vários fatores: das oportunidades de emprego aos excelentes IDEs disponíveis (sim, Visual Studio é um ótimo IDE, mas apenas se você nunca for desenvolver nada para qualquer outra plataforma que não Windows).

A parte importante é que meu mal-criado post está errado: os inexperientes preferem PHP.

Quanta gente odeia o BASIC?

Essa não foi surpresa. Falando friamente, VB (que é o único dialeto sobrevivente de BASIC) é uma porcaria. Foi legal nos baixos anos 90, principalmente porque permitia escrever programas para Windows quando a única alternativa seria o Microsoft C ou a família Turbo Pascal e seus descendentes.

Linguagens de terceiros para Windows sempre deixavam “cicatrizes” de interface e isso sempre me incomodou – é parecido com o efeito de se usar AWT em programas Java: eles simplesmente não parecem “certos” em nenhuma plataforma.

De qualquer modo, metade dos respondentes declarou que não usaria BASIC (o que inclui VB.net e VBScript) por nada nesse mundo. Eu acho isso um progresso significativo que enche meu coração de esperança.

O que os programadores mais detestam?

Essa é, no fundo, a pergunta mais interessante. Para respondê-la, precisamos separar nossos programadores em categorias. Para isso vou usar dois critérios: linguagem de escolha e tempo de janela.

Entre os novatos, a linguagem mais detestada continua sendo o BASIC (e seus descendentes).

Surpreendentemente, o segundo lugar nessa categoria é o Java. Aparentemente os novatos que não gostam de Java têm opiniões fortes a respeito da linguagem.

Entre os veteranos, com dez ou mais anos de experiência, o BASIC é o mais detestado. O segundo lugar é do Perl (o que me surpreende um pouco), seguido de Java e C# bem de perto.

Entre os três que preferiram BASIC, a linguagem mais detestada por dois deles é o próprio BASIC. Eu imagino que esses dois ou não entenderam o formulário ou não quiseram colaborar. O outro dos três respondentes que preferem BASIC, escolheu quase todas as outras linguagens como as que ele nunca jamais usaria. Como eu o conheço de muito longa data (ele preencheu o nome), eu acredito que ele conheça a lista toda. Ou que tenha me pregado uma peça.

Entre os PHPistas, BASIC é, de novo, a linguagem mais detestada. Interessantemente, o segundo e terceiro lugares pertencem a Erlang e Lisp, respectivamente. Eu achei esse resultado confuso – nunca vi um PHPista que conhecesse qualquer uma dessas duas linguagens o suficiente para detestá-la. Java também é bastante detestado entre os PHPistas, mas não sei se posso levar muito a sério esses resultados considerando a posição do Erlang e do Lisp. Vai entender…

Os Javistas detestam BASIC acima de todas as outras linguagens, mas, em seguida, detestam Smalltalk, Perl e C# igualmente. Interessante, porque pouquíssimas pessoas usam ou usaram Smalltalk (que eu considero uma das linguagens mais interessantes que existem por aí). Eu brinco que o Smalltalk/80 faz o Java/2009 parecer primitivo. E no fundo parece mesmo.

Os amantes do C# também detestam BASIC, o que pode surpreender, uma vez que BASIC é uma linguagem importante no portfolio de linguagens da Microsoft e que Windows é o único ambiente em que C# faz algum sentido. Ainda assim, os C#-istas detestam BASIC com menos energia do que os demais. Em termos de linguagens detestadas, aliás, eles são os que menos detestam.

A turma do Ruby é interessante: detesta BASIC como todo mundo, mas não polariza sua seletividade em nenhuma outra linguagem. Eles detestam muitas linguagens (praticamente todas estão representadas), mas parecem detestá-las igualmente.

Finalmente, o pessoal do Python, que ficou um pouco super-representado nessa pesquisa por conta das listas em que ela foi divulgada, detesta BASIC, como todo mundo, mas detesta Java mais do que qualquer outro grupo – um pouco mais até do que detestam BASIC – coisa única nessa pesquisa. Depois de Java e BASIC, detestam Perl. C# e PHP ficam com distantes quarto e quinto lugares.

O que quer dizer tudo isso?

Muito pouco.

A natureza falha dessa pesquisa não nos deixa tirar conclusões e ter falsas ilusões a respeito de sua validade, mas pode nos apontar em direções interessantes e para outras pesquisas mais elaboradas.

Seria interessante saber que outras linguagens os programadores conhecem. Seria bom também relacionar isso com para que plataforma eles desenvolvem. Seria bom também ter mais amostras, mesmo como está – para isso ela vai continuar disponível para preenchimento aqui. Quem quiser respondê-la, sinta-se à vontade.

A pesquisa, assim como está, é um retrato divertido de se olhar e, quanto muito, material para discussões nos botecos próximos aos nossos escritórios. Mas nada muito mais sério do que isso.

E, claro, eu estaria mentindo se dissesse que eu não me diverti muito com ela. O que, no fim, é o que conta.

Pelo menos pra mim. [Webinsider]

.

Ricardo Bánffy (ricardo@dieblinkenlights.com) é engenheiro, desenvolvedor, palestrante e consultor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

64 respostas

  1. O problema é que as pessoas não pensam, elas seguem modas. Que por exemplo, qual a razão para se “odiar” uma linguagem como o Visual Basic, aonde é a coisa mais fácil, rápida e _produtiva_ criar uma interface USÁVEL com o usuário? Já tentaram fazer o mesmo com Java? Aviso que é uma experiência traumática.

    Já tentaram usar a Ruby em um ambiente onde desempenho é mais importante do que modismos?

    Já tentaram usar Perl para fazer um sistema operacional que converse com o hardware?

    O negócio é a ferramenta certa para o trabalho certo, usar um prego onde você deveria usar um grampo de roupa só por causa de “modas” é estúpido. E é AINDA MAIS ESTÚPIDO achar que desenvolvedor X é “incompetente” por usar essa ou aquela linguagem “que não está na moda”.

  2. Basic teve a sua relevância nos anos 80 em computadores de 8 bits então não tem sentido nos dias atuais, principalmente em aplicações web
    ou de uso intensivo de rede.
    Deve ter sido piada ter incluido Basic.

    Nos anos 90, o Visual Basic apesar de utilizar uma linguagem medíocre, era uma ferramenta muito mais avançada que as IDE´s java que demoraram uma década para chegar ao mesmo patamar.

    Na plataforma Microsoft Windows tem C#,
    praticamente um clone melhorado do Java visando
    substituir Visual Basic a muitos anos.

    PHP sem comentários não dá pra levar a sério.
    Nem todo programador que sabe PHP é ruim,
    mas quase todo programador que “só sabe PHP”
    geralmente é péssimo.

    Perl é superestimado e gera códigos horriveis
    mas faz parte da cultura unix, aonde tem
    um histórico e muitas aplicações.

    Java é tão superestimado que em 90% dos casos só serve pra gastar tempo em dinheiro, tanto que
    muitas pessoas migraram para Python e Ruby
    e se beneficiaram com essa troca.

    Pascal é careta mas é uma otima linguagem
    inclusive com destaque para o Object Pascal
    que era acima da média para sua época.

    Hoje em dia é incrível a diversidade de linguagens de programação disponíveis, principalmente na plataforma GNU/Linux, cada um usa o que quiser.

    Smalltalk ,Lisp, Fortran ficam muito restritas ao meio acadêmico.

    Esse artigo é meio inútil.

    O que importa é o resultado final (aplicativo) e
    as vezes nem tanto o meio(linguagem de programação).

    Cade as migrações em massa de Cobol para Java.
    Na teoria é o maximo, na prática tem
    muita velharia aí rodando, imagina em Clipper
    que nem foi citado e tá em cada aplicativo
    de farmácia e mercadinho aehaue.

    Sobre C/C++, quase todos compiladores são escritos nessa linguagem… só morrem o dia que matar os “Unixes” e o Microsoft Windows.

  3. Fez muito sentido a pesquisa, os resultados foram dentro do que tenho visto nos últimos anos.

    Minha preferência é Python, e pra desenvolvimento mais pesado C++. Trabalhei no passado com VB e Java.

    Dificilmente programadores de Python vão se sentir atraídos pelo Java… são paradigmas de programação muito diferentes.

  4. Bom Dia !
    Gostava de saber se alguém me pode ajudar acabar o meum motor de busca !
    Já fiz o design, agora falta a pior parte, que é uma base de dados que consiga pesquisar todos os links relacionados com a palavra que eu escreva para pesquisar.

    Será que me podiam ajudar ?

  5. Detestar liguagem de programação é besteira, vc tem que dar solução e pronto, já usei VB e seus derivados, C# e Java (hj em dia por causa do UNIX) e todas elas me sustentaram, o que tem que permanecer com o profissional é o bom senso em aplicar as tecnicas e boas práticas necessaria de programação que idepende de liguagem.

  6. Trabalho a 5 anos com c# e a 1 com VB.net e estou gostando muito. Não conheço muito bem o VB puro mas o vb.net e muito bom… Na minha opinião

  7. Pesquisa interessante, Obrigado por faze-la.

    Porém fico triste com o resultado obitido pelo BASIC, minha primeira linguagem foi C++, na faculdade e adorava e adoro até hoje, porém o destino me reservou um presente, meu primeiro emprego foi para trabalhar com VB6, não recusei a proposta e pedi 2 semanas para entrar no emprego( movito: ganhar tempo para aprender o máximo possível da linguagem) e não é que deu certo, consegui aprender em um pequeno espaço de tempo, todo o básico que é preciso saber de uma linguagem para poder desenvolver ( sintaxe, manipular bem a IDE, tipos de dados, principais funções e bibliotecas )… Apeser de achar a linguagem C, mais clássica e bonita e respeitar sua hegemonia entre as linguagens, não podemos nunca deixar de perceber que na simplicidade (BASIC) também moram coisas muito bonitas e que podemos contruir grandes coisas nela…

    Abraços.. viva o VB

  8. Eu achei esta pesquisa pifia como um todo, como disse um amigo em um post acima, a melhor linguagem é aquela que dominamos..
    Eu por exemplo para desenvolvimento em plataforma windows creio ser o delphi/object pascal a melhor plataforma de desenvolvimento.
    Sou programador a 15 anos, comecei com clipper, passei pelo cobol em ambientes unix(hpux), depois para o quicksilver, um hibrido de clipper para ambientes unix, hoje na minha empresa, temos o delphi como nossa ferramenta principal, mas para palms e pockets cheguei a utilizar o c#, mas depois migramos para java.
    O que tem que se levar em conta é o seguinte,o que paga suas contas??
    Para ambiente linux, escrevemos um servidor de aplicação baseado no free pascal.. creio que uma coisa é ficar palestrando sobre isso ou aquilo, outra é colocar a mão na massa..ai a coisa pega.
    Fausto

  9. Olá.

    Li que a linguagem de iniciantes é o PHP, mas aqui em Porto Alegre a maioria de currículos de novatos chega com cursos de .NET(talvez seja um pouco de pressão do mercado…).
    Comecei com Perl e depois fui para C, acredito ter feito o caminhgo natural dos programadores de C que quase sempre também aprendem C++, Java, PHP e C#, até pela sintaxe ser mais familiar. Uma vez precisei trabalhar com VB.NET, mas somente por necessidade mesmo pois assim como muitos tenho sérias restrições à BASIC.
    O que queria relatar mesmo é que qualquer linguagem é de iniciante, tanto faz C e derivações, BASIC ou outra linha.
    Estamos vivendo uma época de convergência quase total(prestem atenção ao quase) de sistemas para a web e nisso você encontra um mercado focado em Java, PHP e .NET.
    Para qualquer aplicação você consegue fazer algo muito robusto com essas linguagem, mas a qualidade do software depende não só do programador, mas do engenheiro e do analista.
    Saudação à todos e boa discussão.

  10. Bom dia a todos. Sou iniciante na area de programação, tenho apenas 8 meses de estrada e ttrabalho com a linguagem de programação delphi, no caso a versao 6. Gostaria de saber também a respeito dela, a opiniao dos programadores. Talvez quem sabe na sua próxima pesquisa você a coloque.
    Muito obrigado pela atenção. Abraço a todos

  11. Sou professor de linguagens de programação.
    Existem conceitos para se avaliar uma linguagem de programação.

    Essa pesquisa, no entanto, não avalia linguagens de programação, apenas a preferência dos programadores por uma ou outra.

    Acho que se você vai escolher uma linguagem de programação deve estudar os conceitos básicos.

    Sugiro uma literatura:
    SEBESTA, Robert W. Conceitos de Linguagens de Programação, 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2003.

  12. Entre os três que preferiram BASIC, a linguagem mais detestada por dois deles é o próprio BASIC. Eu imagino que esses dois ou não entenderam o formulário ou não quiseram colaborar

    Pesquisa totalmente contaminada.

  13. Na boa linguagem não é tudo igual. Cada projeto deve ser analisado a fundo para definir qual linguagem é melhor, estou falando tambem de grana (suporte, programadores etc…)

    Sobre a materia na boa, achei que foi um passa tempo do nosso amigo Ricardo Bánffy, não prova nada.

    O que existe é que todo programador defende o seu lado, e sempre vai ser assim.

  14. Obrigado pela pesquisa, só confirmou minhas suspeitas…
    O que mais existe no mercado hoje é montador de Lego.
    Sem um IDE ou Frameworks prontos ninguém faz nada.
    Programador de verdade sabe no mínimo produzir um bom algorítmo em C/C++.
    Não estou nem levando em consideração ter noções de Assembler.
    Ninguém sabe mais como uma máquina funciona ou como o S.O. gerencia memória.
    Por isso toda linguagem nova tem que vir com trecos estranhos como G.C. (Garbage Collector).
    Podem me xingar de antiquado, mas já vi cada coisa escrita por ai que dá até medo. E feito por pessoas que se dizem experts em Java/C##/Python e outras coisas assim.
    Ah. Pra não esquecer, todos esses cararecos foram escritos em C/C++ com uma pitada de Assembler para que os newbies possam brincar de programação.
    Creio que é um legado para os jovens que parecem ter cada vez mais preguiça de pensar.
    Desculpem meu desabafo… Tô pilhado com tanto lixo que leio por ai.

  15. Como você mesmo disse, não é científico.
    O que me impressionou é que o BASIC o qual é uma das linguagens mais faceis e mais intuitivas que ainda existe no mercado. Para mim esses fatores o tornaria popular entre os menos experientes.

    Sou a favor de que a melhor ferramenta é a que você conhece mais. Trabalho ou já trabalhei com C, VB, Pascal, PHP, Java (J2ME, SE, EE), VB.NET, C#, ASP(.NET) e gosto de todas, cada qual com suas vantagens e desvantagens.

    Acho que VB é passado, mas para os que o criticam segue um pequeno teste que fiz. Carregar 100Mil Produtos (uma tabela com muitos campo) Da forma mais performatica (Usei somente leitura e somente para frente em todos os casos).
    O resutado foi: VB 4 Segundos, C# 5 Segundos, C 6 Segundos e Java 55 Segundos.

    Como disse bom é o que conhecemos.

    Parabéns pelo Post, sucesso!

  16. A melhor linguagem é aquele que atende ao seu cliente da melhor forma possivel. Pouco importa a linguagem, o que define um bom sistema é sua Arquitetura, metologia e documentação. Do que adianta fazer um sistema em Java e ser uma zona, tal como em c#, php ou seja lá o raio que o parta!

    O que importa é o que o cliente realmente quer e o que ele tem para desenvolver uma melhor solução!

  17. Bom, discordo plenamente dos resultados.
    Comecei a desenvolver em BASIC (VB), estudei C++ e parti para C#. Mesmo sendo uma linguagem muito rica, percebi que para o meu foco foi a pior decisão que havia tomado, e hoje orgulho-me de dizer que novamente programo em VB.NET.

  18. Bem, não vi nada sobre o C++ que pra mim, é mais poderosa (apesar complexa) do que todas as moderninhas. Puxo sim a sardinha hehehe, afinal vivo de C++. Fora ela, o java é muito bom também…

  19. Douglas (#23), decida-se.

    Quanto à lenda do C# ser para Windows, você afirma que C# não é Windows-only porque existe o Mono. Risco de processos à parte (o Mono deve violar um zilhão de patentes da MS, daí o acordo Novell-Microsoft que só protege quem compra SuSe Enterprise), ele é e sempre vai ser um subconjunto desatualizado da API .Net mais recente. Dito isso, você menciona o Sharpdevelop, que é Windows-only.

    Mono não é um cidadão de primeira classe fora do Windows.

    E, por conta dos riscos, nem deveria ser.

  20. Carlos (#29): Usei Object Pascal (esse é o nome da linguage – Delphi é o IDE), mas não guardo grandes lembranças. Era difícil deixar os programas com a cara que eu queria – todos ficavam com cara de Borland. A OWL era muito legal, no entanto (eu conheci a biblioteca com o Actor)

    Carlos (#37): Também sou das antigas (inclusive, usei Mantis em um IBM 4341). No formulário existe um campo de outros em que dá pra colocar. Muita gente usou o campo para colocar outras linguagens.

  21. Ricardo, onde estão os programadores com mais de 40 anos de idade na sua pesquisa? Sei que a grande parte da meninada recem saida da faculdade, só tem olhos para o mercado e para as novidades, mas estranho a ausência da galera do grande porte, COBOL, CSP, MUMPS, MANTIS, FORTRAN, etc, no teu censo(?). Outro dado interessante seria notar que, em um momento de crise como o atual, os programadores destas linguagens mais badaladas, estão sendo demitidos nos EUA, mandados para a rua aos montes. Enquanto que o pessoal que carrega piano, os dinossauros, como se costuma falar, estão tranquilos (ou quase) com seus empregos garantidos. Abraço!

  22. Isso só prova que java é pra quem gosta de sofrer,

    quase ninguem odeia o php, a linguagem mais facil do mundo,

    não sou contra o basic, tem umas chatices mas qualquer um que consiga traduzir um texto para o ingles consegue programar em basic, muito simples, (nem tanto quanto php).

    e que daqui a pouco tempo só teremos linguagens derivadas do C.

    java, c#, c++, php,….

    1. O seu foi o melhor comentário. Confesso que quanto mais estudo e tento usar java, mais raiva passo, e mais odeio. Ódio com conhecimento de causa. Não sou masoquista. Tirando algum problema muito especializado para o qual já exista uma biblioteca java pronta, feita por algum masoquista, nada justifica escolher java para fazer qualquer coisa do zero, a não ser que você seja masoquista e queira fazer uma biblioteca que todos possam usar, mas poderia fazer em c/c++/c#/go. Para web em geral o PHP basta e se você precisa de desempenho máximo, faz uma biblioteca em c, e chama php, ou compila o php pro código rodar nativo. E se precisar de algo super especializado, feito pelos masoquistas, usa uma biblioteca em java e chama no php… Pronto. Windows idem. Pra mim ele é uma porcaria mas é um mal necessário. Ele só serve no desktop por facilidade de drivers de tudo quanto é periférico que se invente. Inventaram um novo leitor biométrico pela captura da íris numa webcam que faz leitura térmica? Um novo kinetic que funciona com gestos e até lê libras? Vai ter driver para o windows. Nova placa de vídeo da nvídia? windows. Se quer usar no ubuntu espere 6 meses ou faça o driver você mesmo… em c.. Agora em PHP você faz a parte web rodar lá no servidor linux feito em c/c+= acessando todo tipo de banco de dados feito em c/c++. Quem vai fazer SO ou BD em Java? A maior novidade do momento que é o Docker foi feita em GO que é baseada em C. E no final das contas a integração dos novos periféricos com os navegadores vai ser via windows. No smartphone? Não costumam usar periféricos, vem tudo integrado, raramente há algo que você plugue OTG. Vai depender do android ou iOS. Paciência.

  23. Um programador PHP que trabalha comigo falava muito mal de c#, não queria aprender de jeito nenhum.
    Falei para ele que tínhamos um projeto que precisava ser programado em C#, e a empresa o pagaria um bom curso.
    No final, depois de 10 dias o cara voltou cheio das idéias e adorando a linguagem.

  24. AS PESSOAS DETESTAM AQUILO QUE NÃO CONHECEM

    Eu até concordo com o colega, isso acontece muito mesmo, mas existem sim situações em que quanto mais você conhece uma coisa, mais detesta.

    No meu caso, tem duas coisas que entram nesta categoria. Quanto mais tempo eu uso e estudo o Java, e quanto mais eu tenho que usar o Windows ou programas Office mais eu os detesto

    O java mesmo é um mar de complicações, onde é impossível desenvolver nele sem usar uma IDE muito boa, para automatizar todo aquele processo burocrático que os frameworks Java insistem em criar. Compare o Hibernate com o ActiveRecord do ruby por exemplo. Enquanto eu fiquei dois dias só para configurar e fazer funcionar o primeiro, eu desenvolvo o projeto inteiro em um dia no segundo

  25. As pessoas tendem a rejeitar aquilo que não entendem bem . Sendo assim a maioria detesta Basic , VB e outras que por total falta de interesse não podem ou se quer entende-las .
    Basic(VB, e outras ) , java , C ( C++, C# ) , são linguagem ótimas para iniciantes e podem dar uma boa base para futuros desenvolvedores.

    eu acredito que não se deve detestar ou amar linguagem nenhuma , visto que cada uma tem algo de bom para oferecer . Assim viva a pluralidade de linguagens .

    um abraço à todos.

  26. Opa, você se divertiu e eu perdi o meu tempo lendo
    uma asneira. Enfim, você realmente ganhou.

    Abraço. Não Continue assim, escrever por escrever é encher linguiça, Lembre-te disso.

    Feliz 2009

  27. Acho que linguagem é apenas uma ferramenta no processo de desenvolvimento de software, e que para cada tipo de sistema existe a plataforma correta para o desenvolvimento.
    Discordo sobre o comentário do C# só ter sentido no windows existe o projeto Mono que é a implementação do .net inclusive do C# para Linux, Mac e outros.

  28. Só gostaria de salientar um ponto muito importante, essa história que o C# só serve para a plataforma windows é lenda, hoje temos um projeto chamado MONO que nada mas é que uma máquina virtual que roda aplicações, tanto ASP.NET quando WINDOWS APPLICATION, em linux, mac, windows… com poucas alterações e usando todo o conceito de orientação a objetos você consegue desenvolver um aplicativo que rode perfeitamente com o MONO.
    Também temos uma IDE de desenvolvimento chamada ShapDeveloper que é totalmente free e muito boa, da todos os suportes para o desenvolvedor.

    Sobre as brigas e discussões sobre a linguagem, eu creio muito que é gosto e projeto, eu prefiro o C# porque é mais comercial, todo o suporte de componentes prontos e documentação que a microsoft te oferece é bom para sistema comerciais, além de ser uma ferramenta robusta e que vem crescendo e se desenvolvendo demais, já o java e outras linguagens são ótimas desde que usadas de maneira correta, com a máxima otimização, mas com os prazos malucos de desenvolvimento linguagens que são comerciais saem na frente, o desenvolvimento é mais rápido.

  29. Entre os três que preferiram BASIC, a linguagem mais detestada por dois deles é o próprio BASIC. Eu imagino que esses dois ou não entenderam o formulário ou não quiseram colaborar. (…)

    Há uma outra interpretação: a pessoa é pouco experiente e conhece apenas o Basic, por isso é a linguagem preferida e a mais odiada. Quando eu não conhecia o Scheme, o Java era pra mim a minha linguagem preferida e a mais odiada, justamente porque conheço bem as limitações dela.

    Muito boa a pesquisa, não tem como fazer alguns gráficos com os resultados para a livre interpretação?

    abraço!

  30. Olá Adam #6, trolls existem em toda parte e enchem o saco, mas não é com grosserias que se resolve o problema. Ademais, não foi disto que eu falei, mas de discussões iniciadas legitimamente na lista e com participação de moderadores.

  31. Um ponto bem falho nessa pesquisa a qual o próprio autor diz ter, e na minha opinião chega a ser uma falha grosseira, é a falta da linguagem Pascal, ou até mesmo Delphi.
    Foi apenas uma crítica construtiva.

  32. gostaria de mostrar o meu repudio sobre o que se fala mal da liguagem PHP – restrita aos iniciantes, como voces dizem – sempre é lembrada como a liguagem de programação do sobrinho (aquele maldito que faz o sisteminha da lujinha e voce é chamado a consertar). Gostaria tambem de ressaltar que apos 38 anos de programação e após programar em quase tudo que existe (desde foltran e cobol até lua e perl) escolhi PHP como minha linguagem favorita. Possuimos em nossa consultoria exemplos de varios sistemas 24/7 inclusive de missão crítica feitos nessa linguagem que se fossem feitas em java ou outras provavelmente já teriam que ter sido redesenvolvidas como alguns exemplos de minha corporação que tiveram que pasar por esse processo. Mas aliviado pelo desabafo agradeço a compreensão…

  33. No geral, a pesquisa foi:

    1 – Desconhecida (quem aqui participou dela?)
    2 – Inválida pela metodologia

    Enfim… com mais de 15 anos de programação (primeiro programa escrito aos 8 anos com… BASIC! Mas era em um Apple II Plus – aquele personagem místico da primeira temporada do Lost… o computador, alguém se lembra?), digo-lhes que cada linguagem tem seu nicho, e cada programador também. Então, não dá para você querer que um programador Web PHP goste de uma coisa como Java ou ASP.Net (onde a maioria ainda programa com VB). Ou que um programador MainFrame Coboleiro, respeite PHP Java ou ASP. Ou que um programador Windows Desktop C# vá respeitar uma linguagem basicamente UNIX como LISP ou TK/TCL (funciona em Windows tb, mas ninguém usa em Windows, né?).

    Enfim, acho que o que faltou à pesquisa foi não apenas perguntar o que a pessoa prefere, mas contextualizar tais decisões com base no ambiente para o qual programam ou no qual programam (muito programador PHP trabalha em ambiente Windows para desenvolvimento, e Linux para produção).

    Não vi a pesquisa, apenas o resultado comentado no post (e nem tive saco de ler tudo :-P), mas pelo que vi do resultado, imagino que não houve essa contextualização, ou não houve massa o suficiente em certo ambientes que permitisse essa separação.

  34. Na minha opinião o ódio em relação ao BASIC e seus decendentes, principalmente ao filho atual VB.NET, é uma questão digamos cultural, explico: Antigamente, quando os principais softwares comerciais eram desenvolvidos em linguagens como cobol, clipper, C e C++ os
    desenvolvedores eram vistos como senhores da situação, pois aprender aquilo era coisa
    para poucos, ou seja, a curva de aprendizagem das linguagens era alta.

    Com o passar do tempo e com o aumento da popularidade do BASIC, que tem uma curva de
    aprendizagem bem menor que as outras linguagens (lembrem-se é apenas minha opinião!) a situação dos programadores que dificilmente eram questionados sobre a qualidade de seu serviço foi mudada: Agora, em alguns momentos, o programador era questionado sobre um determinado algoritmo, o que deixou muitos profissionais incomodados com a nova situação.

    Só como exemplo até em curso de Engenharia Civil o VB é ensinado.

    Outro fator que leva o ódio ao BASIC é a sua mãe: Microsoft. Todos os programadores que
    seguem a filosofia do código livre odeiam a Microsoft e por consequência o BASIC.

    Agora, não concordo com os comentários de que o BASIC e seu legado não presta, apesar de
    rodar apenas no ambiente Windows (claro).

    A Microsoft conseguiu um tremendo pulo de qualidade com o desenvolvimento da plataforma
    .NET, seu IDE, o Visual Studio, é o melhor IDE que já vi!.
    Para quem nao sabe o criador da plataforma .NET foi Anders Hejlsberg (e sua equipe),o mesmo criador do Turbo Pascal e Delphi.

    Acredito que o .NET veio para ficar, principalmente com o aumento das aplicações web, pois a utilização de web services no asp.net é muito simples, o que facilita a aplicação da arquitetura de aplicações distribuidas.

    Só vale lembrar que tanto C# quanto VB.NET ao serem compiladas são transformadas na linguagem intermediária da Microsoft (MSIL), portanto não existe linguagem mais rápida que a outra.

  35. Eu nunca gostei do Basic e seus sucessores.

    O Java é uma linguagem super organizada. Acho que o ponto mais forte é que roda na maioria dos sitemas operacionais. Porém, concordo com uma das opiniões acima. É improdutiva se compararmos com outras soluções do mercado.

    A minha preferência pessoal é o PHP. Uma linguagem clara, fácil de entender, tem uma comunidade grande. Agrada tanto aos inexperientes quanto aos experientes.

  36. Boa pesquisa, mas isso mostra o gosto dessas pessoas, conheço programadores que gostam de VB.net e odeiam C, eu pessoalmente não gosto do VB.net e nem de usar ASP.net e gosto do java(e jsp), C# e C++. Lembrando:
    O fato de Java e C# serem relativamente populares entre os novatos pode ser atribuído a vários fatores: das oportunidades de emprego aos excelentes IDEs disponíveis (sim, Visual Studio é um ótimo IDE, mas apenas se você nunca for desenvolver nada para qualquer outra plataforma que não Windows).

    C# é a linguagem que foi desenvolvida para .NET, então, ele pode ser portado para Linux ou Mac usando o Mono.

  37. Charles,

    Achei sua resposta. Devo ter cortado por engano na hora da análise dos dados. Onde se lê Entre os três que preferiram BASIC leia-se Entre os 4 que preferiram BASIC. E não, o último BASIC-ista, que eu também conheço há mais de década (mais de duas, se a memória não me falha), é quem marcou quase todas as outras.

    Mas eu acreditaria se você marcasse todas também 😉 Tempo de carreira para aprender uma longa lista não nos faltou.

  38. Começo a desconfiar que minha resposta à pesquisa não chegou. 🙁 Pois você sabe de longa data que eu ainda continuo preferindo BASIC, ainda que não seja minha linguagem principal de trabalho hoje (por demanda do mercado, não preferência).

    Como eu não respondi que odeio BASIC, pensei que fosse o terceiro, mas como eu também não marquei quase todas as outras, acho que não chegou minha resposta.

    Uma outra possibilidade é que eu estivesse com sono na hora e não esteja lembrando de ter marcado todo o resto, uma grande chance, por sinal. #8-D

    E viva o BASIC, e vivam todas as linguagens preferidas de cada um. Cada um no seu quadrado (não, não foi um trocadilho com # – um sustenido, contrariando a crença popular).

  39. Eu sinceramente não gosto de basic tbm , de resto , java , python , ruby , php até que gosto , mais minha paixão é LSL 😀

  40. Rodrigo, #2, eu participo muito da python-brasil e entendo o que você diz. Trabalho com Java (que gosto) e Python (que prefiro), e sei porque o pessoal é tão ácido quanto a Java: nos quatro anos que participo, é inevitável que chegue algum troll provocando. Antigamente, a trollagem era dizer que Java é melhor, Python não serve para projeto grande etc etc. Hoje, a trollagem é o imbecil querer começar alguma discussão nonsense e sem valor que já tem aos montes no histórico (Gente, java é melhor que Python? Dá para usar Python no lugar de java? Respondam aê!) e, depois de ver que ninguém tem tempo e paciência para responder isso, o cara diz que programador Python é fanático.

    Eu não gosto da respostas que dão a esses trolls (não raro quem responde são outros trolls imbecis que, esses sim, são obcecados contra Java), acho que troll tem de ser ignorado, mas entendo como chegamos a essa situação. O ideal é simpesmente não ficar perguntando esse tipo de pergunta vazia. É bem verdade qua as respostas podem sem muito mais mal-educadas do que seria aceitável, mas a própria pergunta é falta de educação.

  41. Caro Bánffy,

    Muito boa sua pesquisa! Gostei bastante do artigo.

    Mas gostaria de discordar de sua conclusão final: é possível concluir algo dessa pesquisa sim!

    Baseado em suas observações sobre os resultados, acho que é seguro dizer que AS PESSOAS DETESTAM AQUILO QUE NÃO CONHECEM ou que conhecem superficialmente.

    Isso me lembra um episódio de «Família Dinossauro», onde eles diziam «vamos destruir aquilo que não entendemos». =)

    Acho que é bem por aí.

    []s
    Cacilhas, La Batalema

  42. Mesmo que esta pesquisa se tornasse científica, os resultados não seriam muito diferentes a não ser a ordem em que as pessoas odeiam as linguagens.
    As empresas contratam Java por puro medo, pela marca que a apóia e isso da um força muito grande para linguagem.

    Eu como programador, afirmo, as empresas perdem muito dinheiro adotando o Java como sua linguagem principal.

    Criar aplicações em Java, é improdutivo e desnecessário (falando-se de web).

  43. Bom eu ganho a vida com COBOL e amo essa linguagem, e diziam que era uma linguagem morta assim que nasceu, gosto muito de java acho dinâmica, eficiente, sem custo e com ótimas bibliotecas q se atualizam todos os dias, e concordo com a questão do BASIC eu particularmente nunca gostei.

  44. A pesquisa – como você disse – é metodologicamente falha mas rende uma boa discussão.

    Desenvolvo software há 12 anos e programo em Java há pouco mais de quatro e gosto bastante da linguagem e do ecossistema.

    Também sou membro recente da comunidade Python (cerca de 8 meses) mas continuo também com Java, utilizando as duas linguagens no dia-a-dia (e provavelmente farei algo com Ruby/Rails em 2009). Tenho gostado bastante da falta de cerimônia e da agilidade do Python, o que ampliou meu interesse em linguagens dinâmicas (por isto o Ruby – e também o Groovy – estarem em meus objetivos para 2009).

    Como o golden hammer que resolve todos os problemas não existe, procuro me afastar de fanatismos tecnológicos. A comunidade Python, porém, tem me parecido excessivamente zelosa a respeito do Python, a ponto de às vezes parecer mais uma seita do que uma comunidade em torno de uma LP. Pelo menos foi a impressão que tive em uma discussão na python-brasil (depois disto passei a assinar só os digests). Não consigo entender o motivo pelo qual se odeia tanto o Java e qualquer elogio à linguagem – em uma discussão sobre comparação entre linguagens, ou seja, não era off-topic – toma ares de uma ofensa à mãe. Foi um choque cultural para alguém acostumado ao tolerante ambiente do GUJ.

    Assim, não me espanta Java ser mais odiada entre os pythonistas que BASIC. Só não entendo bem o motivo. Dizem que é por causa da arrogância do povo do Java e tal. Bom, o contato que tenho com esse tal povo é o GUJ e os blogs e não vejo nada disto. Pelo contrário, o tal povo tem recebido muito bem Ruby, Erlang, Haskell (e outras funcionais) e, veja só, até o Python.

    Pode ser apenas uma má impressão específica que tive em uma lista, mas que foi marcante, isto foi. E ai de quem entrar num tópico, por exemplo, de Ruby x Python pra questionar o parâmetro fantasma self, o private mais-ou-menos e outros… 😉

  45. Não li sua matéria inicial, apenas esta.
    Linguagens são como editores de texto…
    e tudo o mais…
    a melhor é aquela que você conhece…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *