Como elaborar um ótimo currículo em TI

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Apesar da crise, há boas oportunidades de atuação na área de TI no Brasil e no exterior. Para ser bem sucedido na hora de se candidatar à uma oportunidade, é imprescindível saber elaborar um bom currículo.

Um bom currículo deve ser claro, objetivo e conciso. Escolha uma fonte de boa leitura em corpo 12, Arial, por exemplo, e use negrito apenas nos tópicos. Comece informando o seu nome completo sem abreviações, nacionalidade, idade, estado civil e endereço completo (rua, número, complemento, CEP, cidade e estado).

Procure facilitar o contato por parte da empresa, fornecendo telefone residencial, celular e o endereço de e-mail que você costuma acessar com mais freqüência.

Não é necessário fornecer número de RG, CPF, carteira profissional, passaporte, título de eleitor, atestado de reservista e carteira de habilitação de motorista.

Deixe claro no campo Objetivo profissional o que você pretende fazer e em que área deseja atuar na empresa.

Em Qualificações, procure sintetizar, em poucas linhas, o que sabe fazer e como pode contribuir com o crescimento da empresa. Priorize os pré-requisitos para a vaga, levando em consideração, as tendências de mercado. Enfatize as tecnologias dominadas, bem como o conhecimento em melhores práticas de gestão e gerenciamento de projetos em TI desejados pelo mercado, como ITIL, PMI, entre outros, que possua.

Na seção Experiência, resuma seu histórico profissional informando as empresas para as quais trabalhou, ordenando-as da mais recente para a mais antiga, o período em que passou em cada uma, o cargo e a descrição da suas funções desempenhadas, as responsabilidades e principalmente, os resultados obtidos.

Procure utilizar declarações incisivas. Declarações incisivas são afirmações pautadas em ações e resultados, que informam ao selecionador o que você já fez e é capaz de fazer.

Em Formação, liste os cursos de graduação, pós-graduação e especialização, começando pelo mais recente. Caso ainda não tenha terminado um determinado curso, coloque apenas a palavra cursando. Não se esqueça das certificações, altamente valorizadas pelo mercado de TI ? principalmente certificações como Microsoft, Cisco, Oracle, Linux, Java, entre outras – bem como cursos de Pós-graduação, Mestrados e MBAs ? que contam muitos pontos a seu favor.

Caso domine algum outro idioma, como o inglês, por exemplo, não deixe de registrar em seu currículo. Experiências no exterior, participação em programas de intercâmbio ou mesmo viagens culturais são sempre muito benquistas e merecem destaque especial.

Informe na seção Atualização profissional cursos específicos, seminários ou congressos que tenha participado e que tenham pertinência com a área desejada. Procure informar, além dos cursos realizados, as escolas e os períodos, observando a ordem cronológica.

Por fim, vale lembrar que se deve evitar mencionar pretensões salariais, a não ser que o empregador exija. E procure ser preciso quanto à ortografia, pontuação e acentuação do texto do currículo. Boa sorte! [Webinsider]

.

<strong>Charles Niza</strong> (charlesniza@hotmail.com) é professor dos cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia da UNINOVE.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. Parabéns professor! Mais um ótimo tópico que se torna em verdadeiro manual para quem que montar um bom currículo. Pude extrair algumas informações que me ajudaram a melhorar meu curriculo que antes era bem básico. Ja admiro sua forma de esplicar a matéria na sala de aula, onde você faz de uma matéria teóricamente complicada se tornar bem mais facil e possibilita ao aluno um bom entendimento da matéria.

    Aluno da matéria de Ciências da Computação. Uninove Memorial

  2. ola professor achei muito interessante , sua materia sobre curriculo TI. gostaria que vc me mandasse uma materia sobre curriculo para area de ADM de Empresas e focalizado também para a area de RH.
    um baraço
    obrigada

  3. Muito bom, ótima dica pra quem esta tentando se posicionar no mercado, obrigado pela contribuição professor.

  4. Excelente este tópico e interessante também , pois uma boa irformçao leva a uma ótima formação,devido de muitos profissionais estarem na área e muitas das vezes uma iformação como esta é muito importante para todos ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *