Gerenciamento de projetos: organizações principais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Continuando nosso estudo, vamos agora abordar as duas principais organizações dedicadas ao gerenciamento de projetos e suas certificações e publicações.

Antes, é preciso esclarecer. As orientações fornecidas por estas organizações são frequente e erroneamente entendidas como metodologias, não pretendem enveredar por esta via. Os entusiastas do assunto, o público interessado, os profissionais certificados e os próprios membros criaram um mito.

Um bom exemplo prático do que é uma metodologia é aquela relação entre um mestre e um discípulo. O mestre diz ao seu discípulo exatamente o que deve ser feito e como deve ser feito. Não admite que o seu ensinamento seja alterado no momento de aplicá-lo e ao mesmo tempo garante que o objetivo seja atingido.

Nenhuma das duas organizações a seguir se propõe a isto e nem mesmo o poderia fazer através de publicações, uma vez que gerenciamento de projetos é algo essencialmente prático e vai além de orientações compiladas.

Tanto uma como outra representam a institucionalização do conhecimento. Neste caso, podemos considerar todo este movimento como gerador de normas, padrões, mas nunca regulamentos. Uma norma ou um padrão é algo gerado por uma organização reconhecida, que confere status, respeitabilidade a quem adere, mas não é obrigatório como os regulamentos que são impostos pelos governos ou agências reguladoras.

Também é raro, se não praticamente impossível, aplicar todas as orientações fornecidas por estas organizações em nosso dia-a-dia. De modo muito fácil chega-se à conclusão que aderir por completo pode se tornar contraproducente. Por isto que se costuma brincar fazendo uma alusão ao ano de fundação do PMI® (que publica o PMBoK® [1]) com a chegada do homem à Lua. Ou seja, se você quer ver o PMBoK® sendo aplicado em sua totalidade, só mesmo se você estiver pensando em enviar alguém para a Lua.

Passemos agora às organizações.

Project Management Institute – PMI®

Em 1969, nos EUA, um grupo de profissionais de gerenciamento de projetos estabelece o Project Management Institute ? PMI®.

Com o tempo e a evolução do gerenciamento de projetos, começa a ser esboçado no ano de 1983 através do PMI® aquilo que hoje conhecemos como PMBoK® (Project Management Book of Knowledge), uma tentativa de padronizar globalmente as melhores práticas em gerenciamento de projetos. Muito conhecido entre os profissionais da área, o PMBoK® é a grande sensação em termos de publicações; considerado por muitos a “Bíblia” do gerente de projetos, costuma fazer seguidores fiéis. Aqui cabe uma curiosidade: algo no PMI® mais se parece com uma irmandade detentora de conhecimentos “secretos”, o local onde seus membros se reúnem recebe o nome de Capítulo. Este nome também é utilizado por algumas organizações esotéricas para designar o local onde realizam suas reuniões. De fato, trata-se de uma grande confraria de gerentes de projetos.

O PMI® é centralizado, pedidos de filiação e certificação passam por sua sede. Atualmente conta com mais de 265.000 membros em mais de 170 países [2] e lançou no último trimestre de 2008 a tão esperada quarta edição do PMBoK®, neste momento que pode representar o auge da “moda” gerenciamento de projetos.

A certificação PMP® (Project Management Professional) fornecida pelo PMI® é a mais reconhecida, chegando a ser exigida em algumas empresas e também durante RFPs [3], sobretudo quando estamos falando de Américas. Para conquistar esta certificação é preciso submeter alguma documentação ao PMI® e realizar uma prova objetiva. Dizem alguns que para se tornar gerente de projetos em determinadas transnacionais, além da fluência no idioma inglês, basta ser um bom PMP®.

Como ocorre com tudo o que se torna popular, o PMI® é alvo de críticas, sendo considerado por alguns como uma organização tipicamente norte-americana, ou seja, comercial e com forte apelo em marketing, apesar de se apresentar como uma organização sem fins lucrativos. Contudo, a obra, os números e a influência do PMI® não deixam dúvidas da importância desta organização.

International Project Management Association ? IPMA

Fundado entre 1965-67, o International Project Management Association – IPMA [4], com o seu secretariado atualmente localizado na Holanda, é de certa maneira o “instituto europeu” de gerenciamento de projetos.

Sua estrutura consiste basicamente em congregar Associações Nacionais de Gerenciamento de Projetos ao redor do mundo; no entanto, a presença de nações europeias é marcante. Diferentemente do PMI®, que pretende padronizar em escala global orientações através de sua publicação quadrianual (PMBoK®), o IPMA considera que cada país tem sua própria idiossincrasia ao gerenciar projetos. Em outras palavras, a cultura local é considerada; assim o IPMA não se propõe a padronizar globalmente, mas a representar internacionalmente estas associações e criar um ambiente para a troca de conhecimento.

A certificação em gerenciamento de projetos oferecida pelo IPMA é bem versátil, possuindo quatro níveis (A, B, C e D) que variam de acordo com a experiência e o conhecimento do candidato. Seu método de certificação é dos mais exigentes e procura avaliar a experiência pessoal. Exame escrito, avaliação do curriculum vitae, auto-avaliação e até mesmo entrevista são meios que o IPMA utiliza para garantir a qualidade daqueles que certifica.

O IPMA é considerado por parte dos profissionais de gerenciamento de projetos como uma organização mais tradicional e discreta. Publica o IPMA Competence Baseline [5] e conta com mais de 40.000 membros em quase 40 países [6]. No Brasil, o IPMA é representando pela Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos ? ABGP [7] que publica o Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos [8].

Outras abordagens

Apesar da extensa influência representada pelo PMI® e pelo IPMA, o conhecimento institucionalizado em gerenciamento de projetos é mais amplo.

Na Austrália temos o Australian Institute of Project Management – AIPM [9], cujas raízes datam de 1976.

No Reino Unido há o PRojects IN Controlled Environments ? PRINCE2 [10] do Governo Britânico e que começou a ser desenvolvido em 1989. A história contada é que o PRINCE2 é extensivamente utilizado nos projetos do Governo Britânico, como também é amplamente reconhecido e utilizado no setor privado, tanto no Reino Unido quanto em outros países.

Finalmente, a Comissão Europeia, que é a instituição politicamente independente que representa e defende os interesses da União Europeia, ao patrocinar projetos recomenda o seu Project Cycle Management Guidelines [11] como referencial. Este começou a ser produzido em 1993 e desde então vem sendo atualizado.

Notas

[1] http://www.pmisp.org.br/pmbok.asp.

[2] http://www.pmi.org/aboutus/Pages/About-PMI.aspx.

[3] Request for Proposal.

[4] http://www.ipma.ch/.

[5] http://www.ipma.ch/publication/Pages/ICB-IPMACompetenceBaseline.aspx.

[6] http://www.ipma.ch/about/Pages/History.aspx.

[7] http://www.abgp.org.br/.

[8] http://www.abgp.org.br/novo/images/stories/docsdownloads/rbc_abgp_ipma_jan_2005.pdf.

[9] http://www.aipm.com.au/.

[10] http://www.ogc.gov.uk/methods_prince_2.asp.

[11] http://ec.europa.eu/europeaid/multimedia/publications/publications/manuals-tools/t101_en.htm.

[Webinsider]

.

André Luís Lima de Paula, PMP® é bacharel em administração e pós-graduado em gerenciamento de projetos em TI (abordagem PMI®).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Parabéns pelo artigo. Usamos aqui um dotproject para documentação e acompanhamento. O investimento foi muito bem aplicado, pois conseguimos otimizar a comunicação e tempo de desenvolvimento. Vale a pena e sou um evangelizador dos gerenciadores.

  2. Muito bom texto geral sobre o assunto.
    Cuidado apenas com uso indevido do galicismo abordagem.
    Grande abraço do amigo Norberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *