Proibição de celulares nas escolas: você concorda?

30 de abril de 2009, 09:27

Celulares devem ser proibidos em salas de aula? Em toda a escola, mesmo em intervalos? Se eles podem atrapalhar as aulas, podem também ser uma ferramenta útil. Veja argumentos dos dois lados e opine você também.

Por José Antonio Milagre

Vamos a um caso fictício: em uma sala de aula em escola particular no estado de São Paulo duas alunas começam uma briga. A roda se forma, as meninas caem no chão e em alguns minutos o professor que estava fora da sala intervém e as alunas, machucadas, são levadas à enfermaria, uma claramente mais ferida, com cortes no rosto e o nariz sangrando.

Esta cena, apesar de lamentável, não seria tão incomum assim, não fosse o fato de um aluno ter filmado todo o ocorrido com seu ultra celular, em altíssima resolução. Publicar na internet? Ele vai além e exige sexo com a adolescente para que o vídeo não seja divulgado.

A chantagem é aceita e mesmo assim o vídeo é divulgado entre os alunos do colégio por meio de comunicação bluetooth, até que um dia aparece na web. A garota, deprimida e não aguentando mais toda a pressão, abre o jogo e conta tudo aos pais, que processam os pais do adolescente e também o colégio, por permitir celulares em sala de aula.

Tal caso ?fictício?, mais que chocar pela frieza do adolescente, nos faz pensar sobre um ponto fundamental que é discutido hoje no planeta: o uso de celulares em escolas deve ser proibido?

É mais um debate cujos dois lados têm seus fundamentos consideráveis e convincentes. Por um lado, o uso de celulares com televisores embutidos, câmeras, mp3 e pacote de dados vem ?acabando? com as aulas, ao potencializar a distração dos adolescentes.

Há professores que acreditam que ?celular prejudica o aprendizado e a socialização? e por vezes é utilizado com ?má-fé?, onde é comum encontrarmos na internet professores ?tirando caca do nariz?, ?closes no bumbum da pobre docente que escrevia no quadro? ou ?professores fazendo dancinhas estranhas?, que certamente não fariam se soubessem que um aluno esperto lhe filmara pari passu. Fora as famosas ?colas nas provas? que ficaram mais fáceis de serem feitas com estes dispositivos. Games em sala de aula então?

Por outro lado, uma outra corrente defende que proibir celulares com alunos em sala de aula é ?inconstitucional?, viola o direito de ?ir e vir com seus bens?, a dignidade da pessoa humana e o direito pétreo à segurança, considerando que o equipamento pode ser utilizado em muitos casos para afastar riscos ou danos às pessoas ou terceiros.

E quando digo segurança, podemos pensar ?no professor que manda o aluno tomar naquele lugar? em ato completamente descontrolado, ou ?no professor que impõe um castigo que mais se assemelha à tortura?, dentre outros. Com todo respeito à nobre classe dos professores, a qual faço parte, sabemos que exceções existem.

Como se verifica, a disputa é boa e as teses bem amparadas! Mas, vejamos como o mundo pensa.

Nos Estados Unidos, a Suprema Corte do Estado de Nova York proibiu que alunos levassem seus celulares a escolas públicas. A medida foi aprovada pelo Departamento de Instrução do Estado. Os pais protestaram junto à corte, alegando que filhos com celulares é igual a tranquilidade para os pais.

É possível encontrar na web até opiniões mais ortodoxas, tachando a proibição de celulares nas escolas de uma ?prática fascista? [1].

O Governo do Peru também já intenta medida restritiva semelhante [2]. Na Europa, a França discute a proibição de celulares para menores de 12 (doze anos) [3]. A Itália, em 2007, proibiu que crianças usassem celulares em classes após a publicação em novembro de 2006 de um vídeo onde um aluno deficiente era espancado em sala por colegas [4].

Prestem atenção, crianças!

Já no Brasil, São Paulo foi o primeiro estado a proibir os equipamentos, com a rápida aprovação da Lei Estadual 12.730/2007, prescrevendo que ?Ficam os alunos proibidos de utilizar telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário das aulas?.

A lei foi regulamentada pelo Decreto número 52.625 de janeiro de 2008, que prevê que:

Artigo 2º – Caberá à direção da unidade escolar:

I – adotar medidas que visem à conscientização dos alunos sobre a interferência do telefone celular nas práticas educativas, prejudicando seu aprendizado e sua socialização;

II – disciplinar o uso do telefone celular fora do horário das aulas;

III – garantir que os alunos tenham conhecimento da proibição.

Em seguida, a Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2008, promulgou a Lei 4.734, válida apenas para a cidade.[5] No Ceará, a Lei 14.146/2008, vetou o uso de celulares e tocadores MP3 nas salas de aula das escolas estaduais. Rondônia também já apresenta legislação promulgada sobre o assunto [6]

Cidades do interior de São Paulo já adotam a iniciativa, como Piracicaba, que discute o projeto 226/2007 [7]. Outros projetos de nível estadual e municipal sobre o assunto são discutidos em outros estados.

Alguns pontos merecem destaque na lei paulista: a lei só se preocupa com escolas estaduais, o que de certa forma trata iguais de forma desigual. Aliás, se formos pensar bem, é amplamente mais provável que uma escola particular tenha maiores índices de alunos com celulares. Outro ponto, é que a lei proíbe alunos, repita-se, alunos, de usarem celulares, sendo que o mesmo não vale para professores. Ora, educação não é um ?aprendizado mútuo, ou uma ?sinergia de valores??

A lei já é inclusive atacada judicialmente por Associações de Pais e Alunos Paulistas, como a NAPA [8].

Não bastasse a estranha iniciativa paulista, no âmbito federal, temos o adiantado Projeto de Lei 2246/2007 [9] que tramita na Câmara dos Deputados, de autoria do Deputado Pompeu de Mattos (PDT-RS). Em breve, se aprovado, todo o país deverá cumpri-la.

Ao que se conclui de uma interpretação literal, a lei federal veda o uso de celulares em escolas públicas não só por alunos, mas a princípio por todos, o que é por demais truanesco. Segundo sua justificativa, o objetivo é assegurar ?a essência do ambiente escolar?. Lindo não? Outro ponto engraçado: ?Muitos deixam o celular no modo silencioso e às vezes não resistem quando recebem uma ligação atendem sussurrando em voz baixa.?

A lei rebate a questão do celular como segurança para alunos se comunicarem com seus pais, alegando que todas as escolas possuem telefones fixos à disposição do aluno. Nossa, quais escolas são estas?

Cita também o caso da Alemanha, onde no estado da Baviera o celular foi proibido, justificando o caso de alunos que levavam pornografia aos bancos escolares. A lei não limita a idade da proibição, conquanto somos obrigados a deduzir que o aluno até 17 (dezessete) anos estará proibido, por ser menor, pois seria incrível deduzir que a lei deve ser aplicada à ambientes acadêmicos, cursinhos, mestrados, etc.

Igualmente, não regulamenta o processo de verificação ou punição, e não se pode deixar de cogitar que cada escola poderá estabelecer um ?processo? de retenção, punição e devolução dos equipamentos, sempre observando as regras traçadas pelo Poder executivo.

Agora, já pararam para pensar se aquele diretor ou professor revolve ?fuçar? nos equipamentos retidos? Caso nítido de violação de privacidade e em alguns casos violação telemática não autorizada! Não precisa nem ?fuçar?, mas ter acesso no display a conteúdos privados do aluno. Como custodiar corretamente estes equipamentos? Lamentavelmente, nosso legislador às pressas, nem sempre pensa nos ?dois lados da moeda?.

Minha opinião sobre o assunto?

Restringir totalmente os celulares aos adolescentes em quase um terço do tempo de suas vidas é descaracterizar-lhes, agredindo fortemente as premissas que embasam sua geração, a geração do hypertexto, wiki, a geração digital. É hora de pensar as novas tecnologias na escola não como inimigos, mas como ferramentas pedagógicas. [10]

Experimente mandar um ?Silêncio?, via SMS, para seu aluno, mostre que você está lá e sabe o que lá se passa.

Evidentemente, entendo ser mais que absurdo o discente que ?atende celular em sala de aula?, o ?aluno que assiste TV em sala de aula?, ou ?que fica ouvindo mp3 enquanto o professor está laborando arduamente explicando os conteúdos?. Agora, de tais condutas à restringir o uso por completo dos equipamentos, não vejo proporcionalidade.

Ora, talvez o legislador tenha esquecido que os celulares têm um botão desliga! Ou que existe algo chamado ?vibracall?! Pronto, não está ?em uso!?. Diga-se, se o conteúdo da aula lhe envolve emocionalmente, não há toque, ringtone ou vibração que faça o aluno desviar sua atenção.

Medida ?sem sal? e que não vai ser a grande responsável pelo melhor desempenho dos alunos em sala. E quando aquele professor quiser demonstrar que sabe das leis, e dirigindo-se imponentemente ao aluno pedindo que lhe entregue o celular, vai ouvir em tons garrafais: ?Isto não é um celular, mas um computador de mão e tenho direito de acessar informações na internet?, ?Isto não é um celular, mas uma ?corneta paralisadora do Chapolin?, ?Eu estou somente portando um celular, e não usando, logo, não estou infringindo lei alguma!? ou ?Prove que meu celular está ligado!?

Alguém duvida?

Em síntese, entendo que ambas as correntes tem seus prós e contras, penso sim que determinadas condutas de alunos são altamente reprováveis, mas convenhamos, o Estado tem assuntos mais importantes para fazer do que ficar expedindo leis com 3 (três) artigos. Tal tema bem que poderia ficar à cargo do Regimento Interno das Escolas, como assevera a Lei de Diretrizes e Bases [11]. Assim, as escolas deverão revisar seus regimentos a respeito das novas tecnologias, com bom senso, e não impondo processos de retenção ou vexatórios (lembrando-se sempre que o celular tem um botão ?Power?).

Sou contra sim em relação a promulgação de leis que envolvem tecnologia às pressas, sem aprofundados estudos sobre os temas, com oitiva não só de psicólogos, mas dos pais de alunos e demais envolvidos. Tomar por base países de Primeiro Mundo como Alemanha não me parece uma medida mais sensata, eis que é pouco provável que um aluno de lá tenha que fazer um contato às pressas com seus pais, pois a escola está no meio de um tiroteio entre traficantes?

Enfim, preparemo-nos para as ?revistas pessoais? antes de ingressarmos nas escolas. Hoje, são os celulares e MP3 que serão proibidos, amanhã serão os DS Wireless [12] e a cada novo dispositivo móvel, mais uma lei restritiva.

Hoje começam as restrições nas escolas, depois nos cinemas, amanhã em lugares públicos [13], até um dia em que usar celular ou dispositivo móvel será permitido apenas entre quatro paredes, em demonstração nítida da ?era da intolerância?, onde ?o ringtone do vizinho me causa ira e náuseas?! Pronto, regrediremos à ?telefonia fixa-celular?.

É preciso que se aprenda. Não se pode lutar contra as características de uma geração, não se pode lutar contra a tecnologia. A conversação está apenas começando e gostaria de ouvir a responsável e inteligente opinião dos leitores. [Webinsider]

Notas

[1] http://www.geocities.com/coepdeolho/coep_311007.htm
[2] http://band.com.br/conteudo.asp?ID=137402
[3] http://allgsm.blogspot.com/2008/07/frana-pode-proibir-celulares-nas.html
[4] http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuters/2007/03/16/ult3949u1199.jhtm
[5] http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro0711.nsf/c05c267b7adc845183257258006ec1fc/f99f5553009b95b6832572dc005f0010?OpenDocument&Start=2.1.1.1.2
[6] http://www.seduc.ro.gov.br/2007/noticias.php?prog=1123
[7] http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/camara07/index1.asp?id=5215
[8] http://www.geocities.com/napa_org/representacao_celular_revisada.htm
[9] http://www.camara.gov.br/sileg/integras/514266.pdf
[10] http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT16-2668?Int.pdf
[11] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm
[12] Japão Proíbe DS nas escolas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nintendo_DS http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=5868
[13] http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032001/07032001-23.shl

.

Avalie o artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votes, average: 4.00 out of 5)
Loading ... Loading ...
Sobre o Autor:

José Antonio Milagre (@periciadigital) é Perito e Advogado especializado em Tecnologia da Informação. Site: www.legaltech.com.br.

Palavras-chave relacionadas a este texto: [celular] [direito] [Educação e ensino]

Deixe um Comentário

Abrir Formulário









Comentários

72 comentário(s)


[ 1º ]
fabianna

Data : 06/03/2013 às 17:47
Cidade: cachoeirinha
Atividade:

eu concordo
celulares na prática educativa, prejudicam seu aprendizado e sua educação...
pois cada coisa tem sua hora para funciana

[ 2º ]
silvia

Data : 03/03/2013 às 10:33
Cidade:
Atividade: professora

Sou professora da rede estadual e conheço na pele os dois lados. Os nossos adolescentes ainda não sabem usar de forma inteligente todas essas tecnologias disponíveis, infelizmente. Assim como não sabemos o que fazer com o lixo, com a água... É preciso muita cautela, pois os celulares viraram "armas" nas mãos de muitos.
Também infelizmente, nunca tive aluno que quisesse usar o celular em sala para uma pesquisa, consulta a um dicionario, ou qualquer coisa acadêmica. É sempre para videos eróticos, flagrar o colega em situação humilhante, ou algo do gênero e principalmente para expor o professor ao ridículo. Deve existir, o que eu ainda não descobri, um meio de resolver esse problema. Gostaria muito de alcançar o tempo, dentro da sala de aula, em que todos estejam focados num mesmo objetivo: crescer, aprender, estudar, usando o melhor da tecnologia, pois o "quadro e giz' é mesmo muito chato!!!

[ 3º ]
michelly

Data : 13/06/2012 às 20:23
Cidade: mutunopolis
Atividade: estudante

gostei muito deste artigo
penso q dentro da sala de aula deveria sim coibir o uso de celular, mas acho q poderia ser liberado uso dele fora da sala de aula..

[ 4º ]
lilica

Data : 05/06/2012 às 13:37
Cidade:
Atividade:

concordo plenamente

[ 5º ]
igor

Data : 04/06/2012 às 14:10
Cidade: ibiraçu
Atividade:

eu concordo plenamente !!

Data : 29/05/2012 às 20:10
Cidade: Maripá PR
Atividade: Estudante

Sou contra o uso de celulares em estabelecimentos de ensino. Tendo em mente que o conteúdo escolar é passado oralmente pelo professor, ou então, de forma escrita pelos livros, para que o aluno usaria o celular? Para se entreter(distrair-se), o que acaba atrapalhando o rendimento escolar da turma. Eo pior de tudo é que se o aluno não aprender o que deveria aprender na escola os pais culpam os professores pelo mal ensino.
Se não é necessario para estudar, para que liberar seu uso em locais onde deveria se estudar? Só para atrapalhar as aulas mesmo.

[ 7º ]
keyla

Data : 29/05/2012 às 15:58
Cidade: são paulo
Atividade: *-----------------*

ai eu acho horrivel a proibição do celular na escola, pois se nossos pais quizerem falar com nós concerteza eles não iam ligar na escola enttão é isso ;*

[ 8º ]
Maria

Data : 08/05/2012 às 20:09
Cidade: Ceará
Atividade: Estudante

Bom sou aluna de uma escola estadual sou contra o uso de celular ou aparelhos eletrônicos tais como mp3 mp4 e etc NA HORA DA AULA quando o professor estiver lá explicando sua matéria,no intervalo não tem nada a ver,como aluna reconheço que o celular quando toca na aula atrapalha pois muitos não colocam no silencioso atrapalha a concentração dos que querem aprender,mas na hora do intervalo não tem nada a ver sempre levei meu celular e mp4 para a escola nunca utilizei durante a aula quando os professores estão explicando a matéria ,costumo ouvir somente nos intervalos e as ligações que recebo durante a aula retorno durante o intervalo,ontem na hora do intervalo começaram a tomar os celulares de alunos e aparelhos eletrônicos e só devolveram para o responsável isso é muito errado.Acho que o aluno tem que ir para a escola estudar,aprender ele mesmo tem que ter a consciência de que na hora que o professor está explicando a matéria ele não deve ficar ouvindo musica porque ele está achando a aula chata, ou atendendo o celular na sala(que eu acho uma falta de respeito)se todos os alunos fossem assim não teria problemas acredito eu,mas como tem muito aluno mal educado e desinteressado principalmente em escolas públicas fazer o que né..

[ 9º ]
Jeane Martins

Data : 05/05/2012 às 12:23
Cidade: carius
Atividade: professora

Gostei muito desse artigo, o que me levou a pesquisar esse assunto foi porque questionei em uma escola particular onde tenho uma filha de 14 anos, se os professores usavam o celular em sala de aula, já que havia essa proibição para os alunos. A resposta foi a seguinte:"O professor pode usar, porquê ele é SUPERIOR", fiquei surpresa com a atitude, pois nunca considerei meus alunos inferiores a mim, acho que isso não atitude de educador.

Data : 30/11/2011 às 20:40
Cidade:
Atividade:

Acho que ao invés de proibir, deveriam incentivar a usar as funções "úteis" na sala de aula. Como a agenda eletrônica para fazer anotações, a internet para fazer pesquisas e ver dicionários online, etc. Também acho que ficar proibindo os alunos a fazer algo que atrapalhe seu desempenho escolar é errado, pois acho que ele deve estar consciente de que os atos dele atrapalham os estudos dele, e que ele vai arcar com as consequências. Ficar proibindo de certo modo faz com que ele pense que é apenas é uma regra estúpida para estragar com o dia dele. Nada deve ser proibido, a liberdade é o bem mais importante que qualquer ser nesse universo deve ter, não importando se seja feito de carbono ou silício, uma bactéria ou um animal, orgânico ou mecânico, físico ou energético. A proibição apenas provoca revoltas e não acaba com o problema. Por exemplo, já tentaram proibir o álcool, mas as pessoas continuaram consumindo bebidas alcoólicas, mas ao invés de comprar legalmente elas passaram a comprar das máfias, ou seja a proibição não adiantou em nada, só agravou a situação.

[ 11º ]
amanda

Data : 29/10/2011 às 17:17
Cidade:
Atividade:

meu professor usa celular dentro da sala e mostra para alunos video no celular e quero saber posso levar a justica esse caso ?

[ 12º ]
bruna

Data : 17/10/2011 às 11:27
Cidade:
Atividade:

isso é ridiculo proibir celula

Data : 15/10/2011 às 17:45
Cidade:
Atividade:

gostaria de saber se a diretora noemia novaes da escola do ensino medio professor joaquim fonseca 6 adolecentes de 15 anos que estudar nessa escola ao ouvir que o conselho tutelar ia passar na escolas as seis adolescente resolveram esconder os celulares em uma sacola so que acharam os celulares e entregaram a diretora noemia novaes ela em vez de fazer uma reuniao com os pais para entregar os celulares não,achou melhor entregar ao conselho tutelar,e agora os pais e os alunos tem que comparecer no conselho com o aluno e uma xerox da certidão para pegar o celular tem que ficar uma ficha do aluno la aquivada eu achei um absudo tweem mais coisa pra eles resolver e não resolver e se uma diretora não tem capacidade pra resolver um problema nunma escola eu acho que ela não tem capacidade para se diretora de uma escola.mim mande alguma resposta como devo agir.

[ 14º ]
yadgho

Data : 10/10/2011 às 13:34
Cidade:
Atividade:

eu não acho essa lei nada correta porque ela fala que e proibido uso de celularaes em sala de aula ela não dis que os alunos não podem e os professores podem mas que proibido a utilizçao de paarelhos eletronicos na sala de aula mas me ajude a entender se estiver errado

[ 15º ]
Rodrigo

Data : 06/10/2011 às 15:09
Cidade:
Atividade:

Todos os alunos tem redes sociais mas nem sempre a internet, são pra poucos q tm no celular ainda
O celular eh invitavel no mundo contemporaneo.
Ele tem varias utilidades ouvi musc ver video gravar etc.

[ 16º ]
patricia

Data : 23/09/2011 às 13:07
Cidade:
Atividade:

acho q nao deveria proibir o uso de celulares nao pois os alunos tem o mesmo direito q funcionarios e professores claro q dentro di salas di aula nao mais nos intervalos ou aulas vagas acho q nao tem nada ver .

[ 17º ]
Margô

Data : 14/09/2011 às 00:06
Cidade:
Atividade:

É muito fácil falar sobre gerações atuais e a importância da tecnologia em sua total globalização.
Mas, seria interessante que cada cidadão que defende a tese do aluno ter um celular em sala de aula, fosse assistir a uma; somente "uma" aula com 30 alunos , sendo que 20 tem acesso ao aparelho móvel citado e pelo menos 10 interagindo. Quando se lê ou ouve alguém defendendo esta tese, mostra o quanto a sociedade está desrepeitando a "profissão professor". Ah, o aluno precisa do celular para gravar os erros comportamentais do educador? Vamos estimulá-los a redigir uma notificação à Diretoria, vamos prepará-los para falar, resolver aos problemas. Não atrapalhar concentração do educador que também é um ser humano.
Não sou contra o uso do celular.Mas, é raro ver um aluno-adolescente, na verdade eu nunca vi, dizer que "esta fazendo uma ligação por necessidade", vemos eles desconcentrados mandando sms, entre outros. Na sala de aula celular DEVE ficar desligado, e somente em casos especiais de necessidade de seu uso, pedir licença e retirar-se do recinto para tais comunicações.

[ 18º ]
luana

Data : 19/08/2011 às 12:04
Cidade:
Atividade:

eu não sou contra o celular na escola é so deixar para mexer no intervalo

[ 19º ]
Renata

Data : 14/08/2011 às 11:10
Cidade:
Atividade:

tem q ser totlamente proibido o uso de celular

[ 20º ]
mary

Data : 03/08/2011 às 23:45
Cidade:
Atividade:

TENHO CERTEZA E ESTOU DE PLENO ACORDO COM O QUE O SR. RICARDO FALOU Nº16 A ESCOLA É RESPONSÁVEL E LIGA SE ESTAR ACONTECENDO ALGO COM O FILHO E SE FOR PRECISO A FAMÍLIA SERÁ AVISADA. CELULAR EM SALA DE AULA SÓ FAZ ATRAPALHAR PORQUE O JOVEM ESTAR DEPENDENTE DO CELUAR SU 100 POR CENTO CONTRA O USO DEO CELULAR EM SALA DE AULA A NÃO SER QUE O ALUNO MANTENHA NO SILENCIOSO E ATENDA AO TERMINO DA AULA

[ 21º ]
guilherme

Data : 25/07/2011 às 15:02
Cidade:
Atividade:

vcs sao um bando de baba ovo das escolas fiquem quetos q deichem q os alunos se virem!!!!!!!!!!porra.

[ 22º ]
guilherme

Data : 25/07/2011 às 14:59
Cidade:
Atividade:

esse jogo e bom

[ 23º ]
guilherme

Data : 20/06/2011 às 14:21
Cidade:
Atividade:

A CALA A BOCA AE E JOGUEM http://game.magiccampus.com.br/s/s1/index.php

[ 24º ]
guilherme

Data : 20/06/2011 às 14:19
Cidade:
Atividade:

querendo ou nao todos nos sabemos q os alunos secretamente usam o celular dentro da sala de aula e ninguem pode impedir!

[ 25º ]
guilherme

Data : 20/06/2011 às 14:16
Cidade:
Atividade:

a deve deichar com certeza

[ 26º ]
Esther Naara

Data : 14/06/2011 às 09:51
Cidade:
Atividade:

Em primeiro lugar, ótimo texto! Sou estudante, e concordo plenamente com tudo que neste texto foi dito. A proibição é sim injusta, um aparelho celular nunca influenciará um bom aluno, NUNCA. Pelo contrário... De outro lado, tenho em vista também o que foi dito, o mau uso desses aparelhos em sala de aula, visando assim, é correto tal proibição. Porém, o governo poderia usar o avanço tecnológico como ferramentas pedagógicas, isso ajudaria e transmitiria alunos as escolas. O que o Brasil precisa é de educação ! Muitos jovens estão nas ruas, até mesmo usando drogas... que aluno não se interessaria em estudar em um lugar onde usa-se tecnologia como prioridade? As aulas iriam ser mais agradáveis do que cansativas.

Data : 12/05/2011 às 21:35
Cidade:
Atividade:

A Lei é muito reducionista como se os jovens do Séc. XXI utilizassem o celular exclusivamente para telefonar. É o que eles fazem menos ( telefonar), o utilizam para: trocar torpedos, tirar fotos, fazer filmagens e acessar a internet ( redes sociais), blogs etc.


Deveriam fazer uma Lei que proibisse o uso em demasia ou exclusivo do quadro de giz pelos professores. Que com o passar do tempo apenas modificou a tecnologia de construção e de nome: quadro negro, quadro verde, quadro magnético e atualmente lousa digital ou eletrônica. Para alguns professores “perdidos no espaço e no tempo”, o quadro enquadra ( a verdade está escrita ali), reforça a aula instrucionista e a centralidade do saber apenas no professor, deixando a aula maçante.


Que tal possibilitarmos nas escolas: autonomia, proatividade, liderança, criatividade, senso crítico. Ai, quem sabe o telefone celular deixará de incomodar os “dinossauros que sobrevivem em nosso tempo”.

[ 28º ]
nathy

Data : 09/05/2011 às 15:47
Cidade:
Atividade:

nossa nem pode deixar nos usar nossos aparelos celulares nem na hora do intervalo qui abisurdo isso.

[ 29º ]
Ana Paula

Data : 03/05/2011 às 17:31
Cidade:
Atividade:

Com essa lei, e sem essa lei os alunos não iram deichar de usar a tecnologia dentro da sala de aula...Então podem dar a opiniõa que quiserem , porque quem tem que tomar essa atitude são os alunos

[ 30º ]
Mary

Data : 02/11/2010 às 19:04
Cidade:
Atividade:

Acho um absurdo essa proibição.Não vejo nada demais um aluno portando um celular, contudo que não atenda sem a permissão do professor e se for caso de urgência. Sou a favor de proibição de celulares nos presídios, isso sim eles deveriam se preocupar,.
Eu acho que o uso de celulares em sala de aula deveria ser proibido,mas de leva-lo à escola não.Porque o celular é muito útil em caso de urgência.

[ 31º ]
chirlei

Data : 08/10/2010 às 15:04
Cidade:
Atividade:

Eu acho que o uso de celulares em sala de aula deveria ser proibido,mas de leva-lo à escola não.Porque o celular é muito útil em caso de urgência.

[ 32º ]
bruno

Data : 06/10/2010 às 22:02
Cidade:
Atividade:

imagine como seria interessante,daqui alguns anos,o professor(a)pedir uma pesquisa,para os alunos fazerem na hora,em seus celulares e noteooks.
O problema ñ está no celular,está na educação.Se os pais ,de repente,dessem um celular na mão de seu filho de 7 anos,e ñ lhes falassem nada,a criança ñ vai adivinhar como e quando deve usar aquilo.

[ 33º ]
mael

Data : 20/09/2010 às 13:47
Cidade:
Atividade:

querreno ou nao todos usa em todas escolas
fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

[ 34º ]
Jassane Tavares

Data : 27/08/2010 às 14:51
Cidade:
Atividade:

Eu acho que o uso de celulares em sala de aula deveria ser proibido,mas de leva-lo à escola não.Porque o celular é muito útil em caso de urgência.

[ 35º ]
Robson

Data : 01/07/2010 às 22:00
Cidade:
Atividade:

Acho um absurdo essa proibição.Não vejo nada demais um aluno meu portando um celular, contudo que não atenda sem minha permissão e se for caso de urgência. Sou a favor de proibição de celulares nos presídios, isso sim eles deveriam se preocupar, como é possível os presos controlar os crimes de dentro da prisão? Pq não se preocupam isso? Pq ainda continua entrando celulares nos presidios? Pq não usam bloqueadores?

[ 36º ]
eula

Data : 28/06/2010 às 17:57
Cidade:
Atividade:

eu achu q naum deve proibir naum
xaw

[ 37º ]
Ithayane

Data : 24/05/2010 às 09:15
Cidade:
Atividade:

Durante o período de aulas os alunos nao podem utilizar o celular mais em períodos como no intervalo e hora do recreio os alunos deveriam ter liberdade quanto a isso mais nem assim os funcionários da escola deixam os alunos ultilizarem o aparelho!Claro q ligaçoes nao é uma boa atividade para se fazer na escola mais que mal há em usar para escutar uma musica ?

[ 38º ]
Marcos Moraes

Data : 08/02/2010 às 23:44
Cidade:
Atividade:

Querem proibir o celular nas escolas enquanto o uso do celular nos presídios corre solto.
Toda hora é ligação de falso sequestro.
Deveriam se preocupar de impedir os presos de usar celular e não estudantes.
Os golpes e falsos sequestros é que causam prejuízo à sociedade e não fofoquinhas de colegiais enviadas por SMS!

[ 39º ]
Welington

Data : 18/12/2009 às 00:32
Cidade:
Atividade:

Proibir o uso não só de celular mas de qualquer equipamento que possa distrair um aluno ou mais na sala de aula, é sensato.
Proibir o aluno a usar celular nos intervalos ou fora da sala de aula é um absurdo! um desrespeito, falta de bom senso!
Consertar o adolescente? sim, ótima idéia e é responsabilidade dos pais.
Quanto aos vídeos maliciosos ou maldosos, existem leis que protegem o cidadão nos casos de difamação e calúnia, basta aplicá-las. como bem colocado pelo responsável do blog, não devemos esquecer que existe o incrível recurso do botão Liga/Desliga, que resolve todo problema do uso do equipamento.
Até bem pouco tempo atrás qualquer cidadão poderia até ter porte de arma de fogo.
Agora estão querendo proibir até uso de celular?
Conheço uma escola onde querem proibir uso de celular até mesmo no intervalo das aulas, um grande absurdo, acho isso uma tremenda falta de competência, como educadores estão se mostrando incompetentes, pela sua falta de ética, pois vivemos numa democracia e não numa ditadura onde todos acostumaram-se a aceitar o que lhes era imposto, deveriam sim, era trabalhar junto aos pais, a concientização e o convívio social do adolescente.
Ora, eu como pai, tenho todo direito de falar com minha filha quando eu quiser e ela também tem todo direito de falar comigo quando quiser, esse é um direito que temos e ninguém pode tirar, a escola é um local onde o aluno vai estudar, aprender, adquirir conhecimento, desenvolver seu lado social, a escola não é um presídio!
Ao meu ver, quem proibe completamente o uso de celular nas escolas inclusive nos intervalos, está confundindo as instituições:
Escola é escola, e presídio é presídio, são coisas diferentes.

Data : 18/10/2009 às 22:51
Cidade:
Atividade:

Acho que lei de proibição do celular na escola é fugir da realidade, um dos nossos amigos acima falou sobre colas através do celular acho q se o aluno quer colar ele cola com celular, escreve na parede, na banca, nos braços, no peito heheh, deveriamos abrir um pouco a cabeça e entender um pouco o potencial dessa maquina, já pensaram em um professor de física através do seu proprio celular,durante a aula, dispontilizar pelo Bluetooth alguns vídeos de simulações a medida que dá aula os alunos assistem aos videos? imagine aquela figura estática e feia de uma membrana desenhada pelo professor de biologia ser substituida por um bom video explicativo através do celular durante a aula! ou que tal um bom jogo onde os alunos aprendem operações matemáticas de uma forma divertida? se isso atrae tanto os jovens porque não utilizar a beneficio deles?

[ 41º ]
felipe

Data : 22/09/2009 às 19:26
Cidade:
Atividade:

eu acho q deviam proibir só duranteee a aula mais nos intervalos e recreios deviam deixar avontadee ele é mto util en varios momentos !!! :)

[ 42º ]
Wagner Merije

Data : 05/08/2009 às 19:48
Cidade:
Atividade:

Olá José,

Boa noite.

Li seu artigo - http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/04/30/sobre-a-proibicao-de-celulares-nas-escolas/

Esse tema é bastante polêmico, mas também cativante, instigante.

Da nossa parte, estamos trabalhando a proposta de uso do celular como ferramenta cultural e pedagógica.

Convidamos vc a conhecer o nosso projeto em www.mvmob.com.br



Segue link de matéria sobre o tema no portal EducaRede, que cita o MVMOB como referência de uso criativo do celular - http://www.mvmob.com.br/noticia.aspx?id=884

[ 43º ]
Luiz Gonçalves

Data : 05/08/2009 às 19:12
Cidade:
Atividade:

Houve época que queria proibir revistas em quadrinhos para as criaçãs, justificativa: desaprendiam a ler! calculadoras: não aprendiam a somar... Enfim, é uma miopia muito grande a questão da tentativa (falácia) de proibição dos celulares nas escolas (mesmo durante as aulas)pelo contrário o celular pode sim ser uma ferramenta pedagógica (acessem um site: www.mvmob.com.br)em tempo: não se pode esquecer da convergência da web no celular, na verdade o smartphone que possui navegador embarcado dentre as funcionalidades do celular (e que já será predominante em dois anos no mercado do Brasil) é o meio mais barato e democrático para acessar a web independente de classe social, porte da escola/cidade etc.) e será que algum político vai querer proibir a navegação na web nas escolas?

[ 44º ]
lorrayne

Data : 16/06/2009 às 18:45
Cidade:
Atividade:

Bom eu acho que celular deveria ser deixado usar na escola...porque se algoacontece ta la o celular que e um meio de comunicaçao e é através dele que sabemos das noticias quanto boas ou ruins...Por isso acho que deveria ser liberado o uso do aparelho celular a escola....

[ 45º ]
Siloé

Data : 30/05/2009 às 09:50
Cidade:
Atividade:

Olá a todos,

Primeiro quero parabenizar pelo texto presente e pelas opiniões dadas, afinal, todos tem o direito de dar sua opinião, desde que a mesma não interfira de uma manera grotesca ou ignorante.
Na minha opinião, deve sim ser retirado o celular do ambiente de ensino tanto dos educandos como dos educadores, para os educadores não se deve usar a justificativa muitas vezes por ter um segundo emprego: advogado, comerciante...e querer justificar queu é necessário por tal outra função. Advogados, comerciantes...já há muito tempo davam aulas também e não havia celular e o meio de se comunicar era o telefone da escola e nunca ninguém morreu ou deixou de ser atendido em nenhum aspecto por isso. A verdade é que a tecnologia está aí, no entanto deve existir os limites para o uso da mesma. Será então devemos levar o computador para sala de aula para fazer pesquisas, no caso de encontrar significados de palavras ou tradução de textos? Se está na Lei é o direito de ir e de vir, isso quer dizer que tudo pode? Quando se fala em Direitos humanos, isso quer dizer que o homem pode fazer tudo o que quer e quando quer? Será que tem que esquecer que somos limitados? E para tudo na vida não existie um ponto? Na verdade sobre o celular, a maioria dos adolescentes, principalmente estudantes os tem simplesmente como uma diversão e essa diversão está sendo muito perigosa por achar que a deve ser usada da maneira que quer.`Finalizando quero dizer que é muito interessante hoje você ver um adolescente com um celular na mão e muitas vezes não ter uma pão para comer antes de ir para a aula, porém o celular ele o leva.

[ 46º ]
Hikari

Data : 22/05/2009 às 22:53
Cidade:
Atividade:

Interessante, um video dum aluno deficiente sendo espancado é divulgado, e a culpa é do celular...

Isso mostra a ignorância e arrogância das pessoas, sem falar na hipocrisia. Será q eles acreditam mesmo q sem o celular filmando e a net espalhando a agressão naum teria acontecido, ou sabem perfeitamente q aconteceria da mesma forma mas sem essas tecnologias eles poderiam dormir tranquilos por nunca terem tido conhecimento?

Nesse caso o celular é o herói, por ter sido a ferramenta q permitiu o flagrante.

Isso me lembra akela cena da história da dama e o vagabundo, onde ele mata o rato q keria atacar o bebê e os adultos expulsam ele de casa por ter tentado (e conseguido) ajudar.

[ 47º ]
Danilo

Data : 22/05/2009 às 11:31
Cidade:
Atividade:

Eu acho que o celular dive ser liberado nas escola por causas graves por exemplo:eu quebro o joelho e a escola não tem o numero do trabalho da minha mãe e minha mãe esta no trabalho so que no meu celular eu tenho o numero na agenda e não sei o numero de cor então como fika. Por isso eu qro que o celular fike nas escolas

Data : 07/05/2009 às 15:51
Cidade:
Atividade:

Na minha opinião, não deveria proibir porque essa proibição só visam os malefícios do uso do celular, não podemos generalizar. Eu sei que o uso incorreto pode atrapalhar a aprendizagem mas cabe a cada um direito de usar ou não

[ 49º ]
Sylvio R.

Data : 05/05/2009 às 18:28
Cidade:
Atividade:

Haja coração pra debater esse polêmico assunto. Lembrei de uma notícia que li há uns 2 anos atrás que as escolas japonesas estavam começando a utilizar os celulares para guardar informações do aluno, algo como uma carteirinha do estudante. Claro que é difícil comparar uma sociedade tão disciplinada como a deles com uma tão sapeca como a nossa.

[ 50º ]
Felipe Eiras

Data : 05/05/2009 às 14:27
Cidade:
Atividade:

Eu nunca desligo o celular quando vou ao cinema. Por quê? Sei lá, não tem porque desligar. Se alguém ligar e precisar falar comigo, ou eu falo baixinho ou saio da sala. Lógico que em qualquer uma dessas situações, não posso atrapalhar o entretenimento das outras pessoas. Mas a questão é que eu escolhi ir assistir ao filme pois gosto de fazer isso. É muito melhor do que falar ao celular, responder um SMS ou checar meus e-mails. Talvez ai esteja o problema. Lembro de pouquíssimos professores que foram capazes de criar um ambiente atrativo a ponto de os minutos não parecerem uma eternidade dentro das quatro paredes de uma sala de aula. Proibir o uso do celular na sala de aula é quase como falar no meu tempo as coisas eram diferentes. Claro que eram e sempre serão. Pensem daqui há 20 anos. Se vocês conseguem enxergar uma sala de aula sem o uso de celular, beleza, boa sorte. Mas acho que é muito mais fácil pensarmos que temos que nos adaptar a isso do que simplesmente querer cortar o mal antes que ganhe mais força.

[ 51º ]
Guilherme

Data : 04/05/2009 às 10:43
Cidade:
Atividade:

Não sou contra celulares em sala de aula.
Mas concordo que adolecentes abusam com esse aparelhinhos em mãos com isso não permitidno que os professores não deem suas aulas (sendo muito boas ou muito ruins)
Não entendo porque hoje uam criança de 7 anos (sim muitas crianças de 7 anos tem celulares) pois se os pasi deixam elas na escola e so podem sair de la acompanhada dos pais ou um responsaval.
No meu ponto de vista, ao inves de proibir e ficar discutindo se deve ou não proibir o uso de celulares em salas de aula, não seria asi interessante discutir como anda a educação nas salas de aula, adolecentes todos fomos um dia, e todos fizemso alguma coisa que não podia ou que alguem dizia ser proibido.

[ 52º ]
Vinicius Silvano

Data : 03/05/2009 às 22:56
Cidade:
Atividade:

Deve-se PROIBIR SIMMMMM !!!
Escola é lugar de aprendizado e não de ficar atendendo celular dentro de sala, atrapalhando as aulas e os colegas que querem ser alguém na vida.

[ 53º ]
rafael

Data : 03/05/2009 às 22:40
Cidade:
Atividade:

O problema não são os celulares, é a adolescência, ela deveria ser banida.

[ 54º ]
Erich

Data : 03/05/2009 às 08:30
Cidade:
Atividade:

Deve ser feita proibição do celular em sala de aula, não na escola em si. Isto pois o celular realmente torna-se uma distração em sala. Porém, não considero necessária uma lei para isso. Afinal, bastaria o professor considerar o uso incorreto do celular em sala de aula tal como um ponto negativo no qualitativo do aluno. Assim como muitos professores já consideram o fofocar em sala de aula, o jogar bolinha de papel e o falar palavrões como pontos negativos no qualitativo do aluno por causarem distúrbios à continuidade da aula.

O uso do celular já é proibido em vários locais (como cinemas e durante as provas de vestibular), e todos concordam o a sensatez destas medidas.

Data : 03/05/2009 às 00:36
Cidade:
Atividade:

Sou aluno do 3º ano do ensino médio do CTIG-UNESP onde participo de um projeto voluntário para alunos de escola pública, dando aulas de reforço para que eles consigam passar no vestibulinho de minha escola. Vejo a questão do uso do celular como uma coisa inevitável. A MODERNIDADE ESTÁ AÍ! Basta que nos adaptemos a ela. Em sala de aula basta que os professores forneçam uma aula interativa e agradável, que não há toque em qualquer ritmo que desvie o foco do aluno. Por experiência própria (com apenas 16 anos), um celular tocou enquanto eu dava aula de Física. Eu o peguei! E dei um exemplo de movimento retilíneo uniforme com o celular. E devolvi! Nunca mais eles esqueceram. Basta vocês professores serem flexíveis e entenderem que de nada adianta barrarem um celular. Não é ele o foco da aula. São vocês. Deem o melhor e parem de jogar a culpa de uma aula irregular em aparelhos eletrônicos.

[ 56º ]
Victor Gomes

Data : 02/05/2009 às 22:45
Cidade:
Atividade:

Leitores, sinto dizer mais a informação, nesse caso foi muito constragendora, pessoas que comentaram no blog aqui falaram absurdos sem fins.

O uso de celulares desde 2003 é proibido nas escolas, no entanto no ano de 2003 mesmo ficou acertado que o uso de celulares e proibido durante as aulas.

Se o aluno uso o problema é dele...

me desculpem ... mas se é assim partindo para ignorancia fica a mensagem.

Aprendam a interpretar porque são pessoas que comentam essas barbaridades, com pensamentos totalmente individualista que mantem a organização uma zona.

[ 57º ]
Ricardo

Data : 02/05/2009 às 20:57
Cidade:
Atividade:

Prezado Sr. Milagre, vc disse que o celular poderia ser uma ferramenta pedagógica. Ok, me diga um uso pedagógico do celular com TV e MP3 numa sala de aula do ensino fundamental.
Não estou falando em aulas de informática, eletrônica, TI, etc, mas sim em alunos que estão aprendendo (??) português, matemática básica, etc.
Sala de aula não é lugar de usar celular, nem ficar escutando música, vendo TV e mandando SMS.
A desculpa de o pai poder contactar o seu filho na escola é balela, pois é um absurdo o pai atrapalhar a aula (não só do filho dele como do meu que será distraído pelo toque do celular do vizinho). Se o pai precisa falar com o filho, basta ligar na escola e pedir para chamar. Se o filho precisa falar urgente com o pai (machucou, está passando mal, etc) a própria escola faz a ligação. Não precisa o aluno ter seu celular para isso.
Recolha-se os celulares sim. Coloque-os numa caixa com chave em poder do aluno para que ele possa pegá-lo somente ao final da aula. Isso não evitaria a tal invasão de privacidade que vc disse como alegação para não se proibir?? Se bem que a alegada invasão de privacidade é outro assunto independente e que se for concretizada, seja também punida.
100% de apoio à proibição de celulares nas salas de aula.

[ 58º ]
Bruno

Data : 02/05/2009 às 19:59
Cidade:
Atividade:

Acho correta a atitude de proibir celulares na hora da aula, pois o vibracall nao impedirá o aluno de jogar, ouvir música, ver TV, mandar msg ou navegar na internet e não há a menor condição da escola fiscalizar se os celulares estão desligados ou não. Quanto a questão da segurança, cabe a escola promovê-la, se o aluno está na escola, deve estar seguro, essa deveria ser a reivindicação dos pais. Quanto ao professor ter seu celular em uso, acho ruim,porém ele pode deixar ligado no silencioso e NÃO atender as ligações ou deixá-lo desligado, garanto que na hora da aula, o professor não vai parar para mandar uma fofoca por SMS ou ouvir MP3.

[ 59º ]
Lucas D.

Data : 02/05/2009 às 19:12
Cidade:
Atividade:

Acredito que proibir o uso de celulares em escolas ou instituições de ensino não irá resolver o problema da educação deste país, é claro que os celulares..mp3...etc... em uso dentro da sala de aula atrapalham o desempenho do aluno em questão, porém restringir o aluno ao porte desses tipos de equipamento não é uma medida que fassa o rendimento de cada aluno melhorar. O governo devia se precupar em cuidar da educação de forma que os alunos sintam interesse nas aulas e não se deixar distrair por um equipamento tecnológico. Ja fui aluno e sei bem o quanto é chato ficar assistindo aquelas aulas sem sal que deixam com sono. Cabe ao governo e aos pais de cada aluno conscientizar o que é certo e o que é errado , e fazer com que a educação desses pais melhore.

[ 60º ]
Lucas Jardim

Data : 02/05/2009 às 14:58
Cidade:
Atividade:

Acho engraçado isso... vcs tem asistindo a tv câmara ou a tv senado ultimamente??? Reparem só que os senhores legisladores, no meio de pautas importantissimas ou depoimentos de CPI ficam conversando no celular o tempo inteiro, saem da sala e não dão a minima pro que acontece...

Pois bem, se querem garantir ?a essência do ambiente escolar?, tem que garantir tambem a essencia do ambiente de trabalho! Então que aprovem pra eles mesmo a proibição de celular em sessão também, ja que eles são piores, pois recebem salario do nosso rico dinheiro!

Porque ao inves de proibir, não educa, não deixa o papel da vigilância aos professores e inspetores!

Ahhh sem contar que tem pessoas mais velhas que dependem do uso deste mesmo em sala de aula, pois tem que atender uma chamada de urgência do trabaho, por exemplo!

[ 61º ]
Marcio

Data : 02/05/2009 às 13:41
Cidade:
Atividade:

A afirmação Restringir totalmente os celulares aos adolescentes em quase um terço do tempo de suas vidas é descaracterizar-lhes, agredindo fortemente as premissas que embasam sua geração, a geração do hypertexto, wiki, a geração digital. é no mínimo tendenciosa.
Por que a restrição do uso do celular descaracterizaria a geração de adolescentes? Onde está a agressão nisso? É preciso para de sempre considerar que toda lei que desagrada é uma lei que agride...
A restrição de celulares em sala de aula é necessária por conta do modelo de ensino atual, que pressupõe um professor munido de giz e lousa, sendo responsável por transmitir conhecimentos da mesma maneira que se fazia no ínício do século 20, quando a escola era uma das poucas e únicas fontes de informação.
Para que se permita o uso do celular em sala de aula é necessário reformular a relação aluno-professor e a estrutura do ensino, que agora não pode ser apenas informativa mas sim efetivamente de formação, para que os alunos possam ser individuos que saibam utilizar a informação.
Afinal, a informação passou a ser um bem público, e certamente não sabemos o que fazer, agora que praticamente todos podem ter informação de maneira quase instântanea.

[ 62º ]
Fábio Soares

Data : 02/05/2009 às 08:31
Cidade:
Atividade:

Achei o artigo interessante. Acredito em medidas específicas, impostas por regimes internos das instituições. De nada funciona leis federais, estaduais ou municipais se, como bem sabemos, não se têm controle sobre a explosão tecnológica e cultural das novas gerações de iPoder´s e Motorocker´s.

Essa luta é desnecessária e sem propósitos. Existem assuntos mais importantes para o governo tratar.

[ 63º ]
Ademar Souza

Data : 01/05/2009 às 23:06
Cidade:
Atividade:

O celular deve ficar fora da sala de aula. Não vejo nada de errado no seu uso no intervalo do lanche. Durante as aulas os celulares devem ficar desligados e não apenas no vibracall. Se o aluno insistir em usar durante as aulas deve ser punido. Sem disciplina não há aprendizado. Aprender a respeitar as regras é parte da educação e da formação do cidadão.

[ 64º ]
João Antunes

Data : 01/05/2009 às 21:45
Cidade:
Atividade:

Então veja essa no NY Times:
http://www.nytimes.com/2009/05/03/fashion/03sexed.html?_r=1&src=twttwt=nytimes

[ 65º ]
Rodrigo Janini

Data : 01/05/2009 às 16:35
Cidade:
Atividade:

Proibir o celular nas escolas é um grande absurdo.
A educação deve dar o discernimento para o aluno saber como e quando utilizar-se dos recursos que tem disponíveis, bem como ter noção das consequencias dos atos. Essa educação vem da escola e da família.
O celular, como qualquer outra inovação tecnológica pe apenas uma ferramenta, e proibir seu uso é tapar o sol com a peneira.
Vi outro dia um projeto de proibição de sites por políticos, o que é um abusrdo da mesma natureza..

Data : 01/05/2009 às 15:38
Cidade:
Atividade:

Sou contra.

Como os alunos podem denunciar à sociedade professores ideológicos que ficam criando crianças pensantes para votar nos partidos que eles acham corretos?

Como esse exemplo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=sV4JlAbhmVQ

Será que os professores estão com medo da doutrinação?

Mais informações em: www.escolasempartido.org

[ 67º ]
Felippe

Data : 01/05/2009 às 05:22
Cidade:
Atividade:

Escola é lugar de aprendizado, e educação vem de casa. Proibir o uso do celular é ridículo.

Se o aluno usa o celular dentro de sala, que se faça o mesmo com o aluno que abre uma revista de futebol ou uma Playboy, bote para fora de sala, de uma suspensão ou qualquer coisa do gênero.

O mau uso de alguns para mim não justifica a criação de uma lei que afeta a todos. Celulares não são mais dispositivos apenas para fazer ligações. Na verdade, no meu celular, a última coisa que faço é fazer ligações.

Em breve serão elas (as crianças) que estarão com smartphones, acessando a wikipedia, google, e criando um ambiente de ensino muito mais rico e mais informado.

Mas, já proibiram até vender salgados, balas e refrigerantes nos colégios em SP...

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1088865-5605,00-ASSEMBLEIA+DE+SP+APROVA+PROJETO+QUE+PROIBE+FRITURA+E+REFRIGERANTE+NA+MEREND.html

Assim como eu gostaria que meu filho (que não tenho ainda) levasse celular para o colégio e poder contactá-lo a qualquer momento via SMS, E-mail ou o que fosse (e ele saberia o momento para responder), acho que os pais são as pessoas que devem decidir pela alimentação de seus filhos.

[ 68º ]
André HP

Data : 30/04/2009 às 22:02
Cidade:
Atividade:

Eu sou mais positivista, acho que escola não é lugar de outras coias a não ser estudar. E como tenho uma tendência pedagógica de pensar essas coias, acho que deveriam incluir práticas cognoscíveis nos dispositivos móveis. Uma consulta rápida à Wikipédia não atrapalha aula alguma, e adiciona muito em termos de referencia.

Estamos em uma sociedade digital mais do que nunca. Conservar e sustentar o obsoleto é extrema burrice.

Forte Abraço!
www.FormigueiroComunista.com

[ 69º ]
luiz gustavo

Data : 30/04/2009 às 20:45
Cidade:
Atividade:

Rápido e rasteiro, DENTRO da sala e durante a aula, NÃO, NÃO usem celular!

Fora isso, não há porque não liberar...

O celular deixou de ser só um aparelho de telefone, hoje ele é uma agenda, um dispositivo para acessar a internet (páginas, e-mails comunicadores instantâneos, etc...), vídeo-game, enfim, é algo que pode ser útil FORA da aula.

Mas enquanto o professor estiver trabalhando, o telefone deve ficar, inclusive, DESLIGADO.

[ 70º ]
Marco

Data : 30/04/2009 às 12:08
Cidade:
Atividade:

A lei é corretíssima em proibir o uso do celular em sala de aula, é um absurdo que os alunos fiquem acessando seus dipositivos móveis e não prestem atenção no que lhes é ensinado. Falar que a lei é proibitiva e exagerada é um absurdo, pois o professor tem mais um motivo para se preocupar ao tentar colocar ordem na sala de aula. Temos que educar, e uma das principais coisas que temos que ensinar é a ter respeito acima de tudo, e dentro de sala de aula o aluno tem que respeitar o professor e prestar atenção em sua aula para receber o máximo de ensinamentos e não ficar usando um telefone celular para qualquer atividade que seja.

[ 71º ]
Geraldo Franca

Data : 30/04/2009 às 11:10
Cidade:
Atividade:

As ferramentas técnológicas são maravilhosas e trouxeram muitos avanços em todas as áreas, inclusive a escolar, mesmo as instituições estando patinando para acompanhá-las, porém acho que deve ser proibido sim, pois com o uso do celular na escola está criando uma massa de pessoas com preguiça de estudar. O aluno pensa assim, pra que assistir aulas regularmente, ler livros, se posso montar uma cola no meu celular e replicar para os colegas por sms.

[ 72º ]
Paulo K

Data : 30/04/2009 às 10:27
Cidade:
Atividade:

Os celulares devem ser proibidos nas escolas sim. Infelizmente a coisa não funciona do jeito que as pessoas pensam.
Existem malicias em tudo, principalmente entre adolescentes e o celulares são uma mão na roda para quem vive a vida maquinando coisas. Para cortar o mal pela raiz , os celulares devem ser proibidos na faixa que vai da infancia até a fase adulta.
Se alguem é favor de não proibir, então que conserte primeiro o adolescente.