O mapa dos filtros da internet no mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Importante iniciativa reúne dados sobre os diversos filtros em todo mundo, mostrando quão “livre” é a rede em quatro mapas distintos.

Interessante observar que alguns são indesejáveis, como o filtro sobre política.

Afinal, a liberdade de expressão ganhou outro tom, cor e voz com o advento da grande rede, desbancando ou no mínimo abalando a supremacia das grandes corporações de mídia em todo o mundo.

filtro_político.jpg

O filtro político

Mas há outros muito desejáveis, como os filtros contra pornografia infantil, por exemplo.

São quatro tipo de mapas que dão um extenso número de variáveis a serem interpretadas. Há textos acompanhando os dados por continente.

E ainda muitos dados a serem coletados.

Aferir a liberdade da grande rede é fundamental, pois expõe, por exemplo, casos como os da situação atual do Irã, onde o Twitter se tornou ferramenta de questionamento e pressão internacional através da comunicação oficial do candidato derrotado às eleições.

Outro exemplo de boa análise é a auto-censura que acaba sendo imposta por perseguições a manifestações dissidentes, caso de Cuba, segundo a pesquisa. Vale ressaltar que a conectividade de Cuba só não é maior também pelo embargo mantido criminosamente pelos EUA desde a revolução popular – que se tornou comunista justamente devido ao embargo.

O que eu não vi contemplado na pesquisa é a manipulação da mídia digital pelas grandes corporações e os choques através das notícias da emergente mídia social.

E como os anunciantes, antes grandes influenciadores das pautas, lidam com este novo cenário.

Algo a ser debatido por quem se interessa pela comunicação de hoje e amanhã. [Webinsider].

.

Klaus Denecke-Rabello (twitter.com/klaus2tag ) é consultor da 2tag.net, diretor de comunicação da AMIpanema, professor de comunicação digital da ESPM-Rio e consultor da campanha nacional de acessibilidade. Escreve blogs sobre desenvolvimento sustentável e filosofia e acredita no papel transformador das marcas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *