Onde usar aplicações de realidade aumentada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Todo cientista da computação acaba um dia trabalhando com realidade virtual na vida acadêmica – desde programas simples para estudos de geometria analítica e matemática discreta, até brincadeiras divertidas em 3D.Atualmente está em voga o termo ?augmented reality?, ou realidade aumentada.

sensorama.jpgPode parecer novidade, mas o que chamamos de realidade aumentada faz parte dos estudos da computação há muitos anos. Um dos primeiros relatos mais interessantes é o de Morton Heilig, o criador da máquina chamada Sensorama, em 1948, para simular a pilotagem de uma motocicleta. O primeiro protótipo efetivamente nasceu em 1962.

Quarenta anos se passaram desde a visão de Heilig até o termo ?realidade virtual? ser usado comercialmente por Jaron Lanier, em 1989.

realidade_amentada_caudell.jpgPouco depois, em 1992, professor Thomas Caudell citou o termo realidade aumentada em um projeto com engenheiros da Boeing. Na foto, o professor Caudel com alguns de seus alunos.

A curiosidade humana sempre desejou participar de algo fantástico. Por isso existem os filmes, o teatro, o videogame – para vivermos algo impossível na vida real. Falando um pouco mais de história, o universo de Star Wars, criado por George Lucas, é recheado de hologramas, forma pela qual os personagens se comunicam.

Em outros filmes e seriados de ficção científica, a realidade virtual é usada e abusada. Em Star Trek temos o holodeck. E Tron é por si só um filme inteiro em realidade virtual.

Minority Report é um show de computação gráfica manuseada pelo personagem de Tom Cruise utilizando luvas especiais.

Antes de continuar a leitura, vale a pena assistirmos a esse vídeo produzido pela Rede Globo.

Para que serve na prática

Do ponto de vista teórico, a realidade aumentada (RA) é parte dos estudos da realidade virtual. Partindo desse pressuposto, tudo é possível e a criatividade é o limite para inventar aplicações úteis (ou não tão úteis assim):

  • engenharia, onde a equipe pode avaliar virtualmente a construção de empreendimentos, aviões, carros e etc;
  • educação e treinamentos;
  • entretenimento, publicidade e divulgações interativas e imersivas;
  • aplicações para aumentar a percepção do dia-a-dia;
  • soluções médicas…
  • ? e muito mais

realidade_aumenda_chewbacca.jpg

.

Potencial não falta para explorar a realidade aumentada nos games. Ok, ainda não temos a tecnologia do jogo de xadrez futurístico que fez a festa do R2D2 e Chewbacca em Star Wars – episódio IV, mas os estudos de holografia evoluíram muito.

Há cerca de 20 anos foi construída uma máquina de fliperama um tanto atrapalhada, porém divertida. Era o primórdio da holografia com um jogo de cowboy e índios.

O nome era Hologram Time Traveler, desenvolvido pela Sega em 1991.

realidade_amentada_cowboy.jpgO jogo em si é simples –  você assume o papel do cowboy e viaja pelo tempo, enfrentando índios, homens das cavernas. Tirando a jogabilidade de lado, era impressionante ver aquele homenzinho de pé no fliperama, como ?mágica?.

O tempo passou (literalmente) e novas tecnologias apareceram, como a febre atual de RA que vemos. É óbvio que existe muito a evoluir, pois o maior ?defeito? é que na realidade aumentada ficamos presos a um computador com webcam, o que restringe muito as possibilidades práticas.

Web cams e celulares

Uma das saídas mais inteligentes que já vi é a interação com as câmeras de celular. Os celulares mais modernos têm processamento gráfico excelente e com isso novos jogos e interações com ele começam a aparecer.

Veja no YouTube: Augmented Reality Tower Defense v0.2 for Nokia N95.

Use com sentido, não por modismo

Deixo a ressalva aos profissionais para pensar bem no que fazer. Como criador de games, é muito importante não utilizar a tecnologia só porque ela é ?legal? ou ?está na moda?, mas sim porque realmente irá agregar algo para a experiência do usuário com determinado produto ou marca.

Já vi diversas ações criadas por agências de publicidade no Brasil que simplesmente usam a RA de forma ridícula, apenas para arrancar dinheiro dos clientes. Pensem bem a respeito, vamos agregar valor, ok?

E para finalizar, um vídeo muito interessante para aplicação publicitária de realidade aumentada ? é o lançamento do novo filme do Transformers, onde você se transforma em Optimus Prime!

Enjoy! [Webinsider].

.

<strong>Guilherme Tsubota</strong> (fala@guilher.me) é consultor mobile do iG, autor do blog <strong><a href="http://www.guilher.me" rel="externo">Guilherme Tsubota</a></strong> e diretor da <strong><a href="http://www.8dgames.com.br/" rel="externo">8D Games</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. É um prazer estar criando o primeiro comentario do seu artigo, achei muito interessante e genuino seu artigo não é qualquer um que tem essa capacidade de raciocinio.

    parabens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *