Computação em nuvem é confiável?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A queda do serviço de e-mail do Google (Gmail) hoje, junto a duas ou três quedas anteriores neste mesmo ano, as constantes quedas do Twitter e mesmo as do Facebook, causadas por problema de infra-estrutura e/ou ataques a eles levanta uma questão: podemos confiar nos serviços de computação em nuvem?

Antes de responder à questão, é importante entender o conceito de computação em nuvem (cloud computing). Este paradigma de processamento se refere a serviços em que o processamento e armazenamento dos dados são feitos no servidor onde o serviço está hospedado e é devolvido ao usuário o resultado das solicitações.

É como se o seu computador trabalhasse como um terminal de requisição de dados e todo o processamento pesado fosse feito nos mainframes das companhias.

Enquanto tendência, a computação em nuvem apresenta dois problemas graves:

  • Privacidade: seus dados (e-mails, documentos, fotos) ficam em máquinas que não são suas e que são compartilhadas com outros usuários;
  • Capacidade: estão as empresas fornecedoras destes serviços preparadas para a demanda?

E a demanda aqui não se refere somente ao consumo de banda e processamento, refere-se também à segurança.

A tendência parece inevitável: a Microsoft anunciou o Office Live, serviço semelhante ao Google Docs, em que não é necessário instalar o programa no computador, basta ter um navegador e uma conexão à internet para acessar seus documentos e programas (Word, Excel, PowerPoint, etc.).

O Facebook e o Orkut a cada dia acrescentam mais serviços para tornar o usuário independente da instalação de programas no computador. E mesmo o aumento de vendas dos chamados netbooks (notebooks com tela pequena e baixa capacidade de armazenamento e processamento) apontam nesta direção. A Adobe já lançou o PhotoShop (programa para tratamento de imanges) em sua versão online.

Como modelo de negócio, a computação em nuvem é desejável às companhias, já que praticamente impede a pirataria e pode se basear em um modelo de prestação de serviços, com cobrança mensal, por exemplo.

Mas e para os usuários, até que ponto este modelo é bom?

Os problemas de instabilidade dos serviços atuais aumentam mais uma barreira à adoção em massa destes serviços.

A primeira barreira principal é a internet: penetração, qualidade e velocidade de conexão;

A segunda é a queda de paradigma: não ter os programas na instalados na máquina e acessá-los somente online;

A terceira que está diretamente ligada à segunda é a confiabilidade: estarão os serviços e dados disponíveis que precisarmos deles? Estarão meus dados seguros em servidores alheios?

Ainda é prematura uma resposta definitiva, mas é importante questionarmos desde já o futuro destes serviços.[Webinsider]

.

<strong>Giordani Pasqualon</strong> (pasqualon@gmail.com) é analista de SEO da <strong><a href="http://www.mediacontacts.com.br" rel="externo">Media Contacts</a></strong>, usou TK3000 e PC-XT, programa em Assembly mas não se considera nerd.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

11 respostas

  1. TEMOS QUE DÁ CONFIANÇA A CLOUD COMPUTING, POIS NADA HOJE É 100% SEGURO, SERÁ QUE GUARDAMOS NOSSO DINHEIRO DEBAIXO DO COLÇÃO? CLARO QUE NÃO COLOCAMOS EM CONTA OU POUPANÇA NO BANCO, E O SISTEMA DO BANCO É UM MODELO DE NUVEM, PORTANTO, TODOS OS DADOS (DINHEIRO) FICAM ARMAZENADOS EM MAINFRAMES E O ACESSAMOS EM QUALQUER LUGAR QUE ESTEJAMOS, FREQUENTEMENTE NÃO FAZEMOS BACKUPS NA NOSSA CONTA OU SEJA (RETIRAR EXTRATO) A CADA MOVIMENTAÇÃO QUE FAZEMOS. E SE O MAINFRAME “DÉ PAU”, E NÃO FOR POSSIVEL RECUPERAR OS DADOS, E NÃO TIVERMOS FEITO BACKUP (EXTRATO), PERDEREMOS NOSSO DINHERO POIS NÃO TEMOS COMO PROVAR QUE LÁ ESTAVA ARMAZENADO.
    A CC É DESSE MESMO JEITO SE CONFIAMOS NOS BANCO, EM AVIÕES QUE É CONSIDERADO O TRANSPORTE MAIS SEGURO DO MUNDO E CAI UM FREQUENTEMENTE, POR QUE NÃO PODEMOS CONFIAR NA CLOUD COMPUTING?

  2. Bom o que acho que é tudo é muito novo. Quantos sistemas operacionais não vão para o mercado cheios de problemas? E como tempo vão soltando atualizações pra tapar o buraco. o mesmo acontece com novas tecnologias. A Cloud ainda esta passando por testes. E há falhas.. mas ja estudam elas para cobrir esses erros, essas vulnerabilidades. Concerteza logo logo vão aparecer novidades.

  3. @Zee Lima… concordo planamente com tudo que disse. A questão da segurança se baseará nas relações de confiança entre empresas-data centers que serão estabelecidas.

    Acho que as pequenas e médias empresas terão muito a ganhar com a computação nas nuvens, pois elas terão acesso a aplicativos ERP de alto nível a um custo acessível.

    Já nas grandes empresas, acho que haverá uma separação dos dados disponibilizados em data centers terceirizados. Irá depender da análise de risco analisada.

  4. @Marcos Almeida: é importante lembrar que as opiniões expressas aqui não refletem a opinião do UOL, mas a aparente coincidência não é por acaso, este artigo foi escrito devido ao grande impacto que a queda de um serviço como o Gmail, Twitter ou Facebook tem na vida de quem trabalha diretamente com Internet.

    @Mário Araújo: contando isoladamente, estas quedas pouco afetam, mas ontem, pelo tempo em que o Gmail ficou fora do ar, diversas empresas que utilizam o serviço corporativo do Gmail ficaram incomunicáveis.

    @Michel, verdade, dados críticos devem ficar a princípio a controle da empresa, mas isto envolve vultuosas somas em investimento, o que pode ser para problema para algumas empresas.

  5. Ainda vai alguns anos para o cloud computing se solidificar e consertar as diversas falhas antes que sua adoção seja feita em larga escala. Usar CC atualmente não vale muito apena. Contudo, no futuro provavelmente vai ser um padrão.

  6. Sempre que algum serviço do Google falha sai uma matéria condenando a confiabilidade da computação em nuvem, quero só ver se vai ser a mesma coisa quando acontecer uma falha na nuvem da Micosoft, se é que já não aconteceu. Pelo que parece há uma tendência nos site de tecnologa do UOL em atacar fortemente os concorrentes mais fortes da M$. Vejamos.

    Tendênciosidades à parte particularmente acho que serviços de nuvem estão sendo tão divulgados porque essa é a melhor solução que as empresas encontraram para evitar a pirataria. Basta um pouquinho de bom senso para perceber que é loucura uma empresa colocar serviços importantes nas mãos de terceiros com computação em nuvem. Repito, não há tantas vantagens como se anuncia, o principal objetivo é acabar com a pirataria.

  7. Resposta: NÃO!!!

    Justificativa: computação em nuvem depende exclusivamente da estabilidade E velocidade da conexão entre a origem (desktop/notebook) e o destino (mainframe do fornecedor do serviço).

    Qual telecom, principalmente daqui do Brasil, pode garantir esses fatores 100%? NENHUMA.

  8. Putz quando foi a ultima vez que o gmail deu problema? Quer dizer que o serviço fica fora por umas 4hrs em 6 meses ou mais e já é motivo pra ficar preocupado com computação em nuvem?!?!? A rede eletrica falha muito mais. Acho que isso é falta de assunto pra escrever.

  9. Mensalmente eu confio TODO meu dinheiro à bancos, eles cuidam de tudo que eu recebo, e eu tenho vários problemas com eles.

    As vezes meu cartão não passa numa determinada loja e eu tenho que recorrer a talões de cheque e desconfiança de lojistas..

    A computação em Nuvem é a mesma coisa. É o serviço de banco que vai dominar nosso cotidiano em breve.

    E quanto a todo esse lance de segurança é só se lembrar dos acidentes aéreos, por mais que ocorram o Avião ainda é o meio de transporte mais seguro. É só comparar as estatísticas.

    A unica segurança que temos é que nos pautamos na insegurança para fazer as coisas.

    Forte Abraço

  10. A computação em nuvem veio pra ficar, porém não como serviços terceirizados. empresas que dão valor à seus dados não terceirizarão suas hospedagens.

    elas criarão e manterão suas próprias nuvens, onde elas têm controle, privacidade, decidem sobre data de upgrade e o período de downtime.

    nuvens como a do google só servem para dados públicos e não críticos.

  11. Vou falar uma coisa, nem li o artigo mas ja vou dar minha experiência com o clound da locaweb, putamerda pagava quase 2k por mes e tinha um servico de m*

    Muita propaganda, nao deu 3 meses de uso eles me disseram que eu não podia mais fazer upgrade no hardware pois eu cheguei no limite, limite como assim limite nao é pra ser escalavel LIMITE fiquei indignado ::::$$$$$

    Vou ler o texto depois de me acalmar um pouco, soh de ler as palavras cloud computing meus nervos ficam a flor da pele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *