Se não é encontrado, não é clicado e não vende

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Você investiria grande parte do seu orçamento em um outdoor maravilhoso, quem sabe até em plasma ou LCD, cheio de inovações, ao menor preço, mas colocado no meio do deserto?

A resposta certamente será não. Mas por que estou falando isso agora? Porque não adianta você ter o site mais bonito do mundo, com a melhor usabilidade e navegação, os melhores produtos e o menor preço se você não é encontrado.

Para vender alguma coisa, ou ao menos conquistar a atenção de alguém, é preciso que o usuário chegue até você.

Sim, não é tão fácil assim. Nem poderia. Não basta apenas ser encontrado. O fato de você ser encontrado é um diferencial e tanto, mas não significa necessariamente que você vai atingir o máximo em conversão ou bater a sua meta automaticamente.

Considere que se você figurar na primeira página de um buscador qualquer com configurações padrão, seja em que posição for, o usuário terá pelo menos a concorrência de mais nove opções. Ser o primeiro a ser mostrado não é tudo. Você precisa ser o primeiro a ser clicado também.

O que motiva o clique pode ser o título e descrição que aparentemente supram a necessidade, satisfaçam a expectativa, dêem a sensação de credibilidade ou meramente gerem interesse.

Isto posto, você deve fazer com que os títulos e descrições das páginas sejam pertinentes à ela.

Se você vende doces, deve prever que a pessoa pode procurar no Google: Mousse de Morango.

Se ao digitar “Mousse de Morango” no buscador, o título que aparecer em destaque for “MARIA BRIGADEIRO LTDA” talvez não seja tão atraente quanto “MOUSSE DE MORANGO – Entrega a domicílio em São Paulo” por exemplo.

Neste caso você certamente aumentaria a probabilidade de clique na sua página em relação aos outros nove concorrentes. Esta prática também fará com que o Google pontue melhor seu website.

Importante: o título deve ter menos de 65 caracteres. Desta forma, o Google mostrará o título completo no resultado da busca.

Se o site do concorrente é encontrado mais facilmente na internet (mesmo que o seu seja melhor nos mais diversos aspectos), o concorrente está na frente. E o que você vai fazer com essa informação? [Webinsider]

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Luiz Dias (luiz@gerentedeecommerce.com.br) é autor do website GerenteDeEcommerce.com.br, gerente geral de e-commerce da Connect Parts, professor do curso de formação de Gerente de E-Commerce e Gestão em Marketing Digital da Internet Innovation e é consultor de e-commerce e marketing digital.

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3 respostas

  1. Apenas para esclarecer, sobretudo à gentileza do Murilo em completar este espaço de informações, em momento algum quis dizer que o título bastava para estar bem posicionado nos mecanismos de busca.

    O que eu pretendo demostrar, é como o clique pode ser mais convidativo ao usuário comum se ele descrever para os mecanismos de busca o que aquela página é, naquele emaranhado de títulos que os mecanismos nos oferecem a cada busca.

    Se o título for for aquilo que o usuário está procurando, a chance de clique e consequente conversão aumenta exponencialmente. Evidentemente, por consequência, isso faz com que ele seja melhor rankeado.

    Um grande abraço e muito obrigado!
    LUIZ DIAS
    http://www.gerentedeecommerce.com.br

  2. Olá ,

    Titulo sem dúvida é um dos fatores que mais influênciam no posicionamento de uma página.

    Mais não é um fator que faça muita diferença quando se tem concorrentes com contéudo de qualidade.

    A primeira coisa que se deve pensar é criar contéudo de qualidade , e ter em mente como usar SEO para que esse contéudo tenha mais visibilidade.

    Abraço

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