Novas dicas para seu portifólio digital

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Em um artigo anterior, falei sobre algumas dicas para a criação de um portifólio digital. Como muitas coisas mudaram, este artigo vai dar mais algumas dicas para você aproveitar as novidades e melhorar a apresentação dos seus trabalhos.

Mais uma vez fica o aviso: muitas das opiniões abaixo, embora sigam o bom senso, podem variar entre pessoas que avaliarão seus trabalhos.

No último ano, vi diversos tipos de portfólio: apresentações em Flash, sites conceituais, rolo (reel) com portifólio. Porém, o formato mais interessante e que facilita a avaliação é o de blog.

Fica muito mais fácil para quem vai montar e para quem vai avaliar. Além disso, esse formato carrega bem rápido. A não ser que você seja um profissional conceituado, ninguém vai perder tempo esperando carregar um site pesado.

Se você não tem muita familiaridade com web, monte seu blog no Blogspot ou WordPress. Se você possui algum conhecimento ou tem um amigo programador, personalize a ferramenta WordPress.

Vale a pena investir em um domínio próprio (com seu nome, por exemplo) e hospedagem. O domínio brasileiro custa R$ 30 por ano e, a hospedagem, cerca de R$ 20 por mês. Você recupera rápido o investimento.

Feito isso, vem a parte mais difícil: escolher no máximo 10 dos seus melhores trabalhos.  Junto à imagem de cada um desses trabalhos, coloque exatamente o que você fez, se o trabalho foi veiculado e link para ver a peça funcionando.

Procure colocar a imagem no maior tamanho possível, considerando a resolução 1024 x 768 e todas as barras de navegação. Capriche na qualidade dos materiais: textos legíveis e imagens bem cuidadas valorizam seus trabalhos.

Os prêmios são importantes para determinadas agências. Se você tem algum, pode colocar junto aos trabalhos ou então criar um item específico para falar deles.

Coloque também o seu currículo: é importante para quem está avaliando saber qual a sua trajetória profissional e não apenas ver seus trabalhos. Um detalhe importantíssimo: o contato. Muita gente esquece de facilitar esses canais. E-mail e telefone são os mais recomendados.

Não coloque de maneira alguma trabalhos que você fez para concorrências. Você estará entregando informações que podem ser sigilosas.

Montado seu portifólio, prepare-se para a abordagem. Primeiro de tudo, seja pessoal e educado. Como o primeiro contato geralmente é feito por e-mail, diga como você conseguiu o endereço da pessoa, apresente-se e diga qual o seu objetivo.

Seja preciso nessa descrição: você quer ser redator, diretor de arte ou assistente? Evite e-mails longos ou com chavões como ?adoro a agência X, admiro seu trabalho e gostaria muito de fazer parte da sua equipe?.

Como muitos diretores de criação passaram pelo que você vai passar, você pode ter a abertura de pedir um retorno. A maioria das agências, infelizmente, não diz quando você é eliminado do processo, mas você pode pedir dicas do que pode melhorar na sua apresentação.

Outro item que mudou de alguns anos para cá: cuidado com sua presença nas redes sociais e listas de discussão. Muitos selecionadores pesquisam o que você publica por aí.

Última e mais importante recomendação, seja honesto. Todo mundo se conhece ou conhece alguém que sabe sobre você, portanto nada de mentiras. Boa sorte. [Webinsider]
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Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

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7 respostas

  1. Eu gostaria de uma dica para um nome do meu portifólio?não consigo acha um q fique legal..tem alguma sugestão?
    pensei em efigeniofoto.

  2. gostaria k mandasse dicas de como fazer um portifoleo para minhas aulas de magisterio pois terei k fazer um para guardar todos os meus trabalhos. muito obrigada.

  3. Muito bom o artigo, porém tenho algumas dúvidas.
    Se portfólio so serve para criação, como demonstrar trabalhos feitos em outras áreas, por exemplo, planejamento?!
    Desculpem minha ignorância, mas tenho pensado nisso ultimamente, uma vez que não pretendo seguir nas áreas de criação ou produção.

    Obrigado

  4. Muito bom o artigo.
    Porém no meu portfolio sou mais direto, coloco a imagem do layout e o nome do clinte.
    Mas acho que a melhor forma de expor o trabalho e colocando em forma de blog mesmo, nada de mudar o tipo da navegação, afinal o principal objetivo é mostrar o seu trabalho de forma clara e objetiva, se tiver muita firula no seu portfolio o seus trabalhos ficam sem destaque.

  5. Bacana o artigo Cesar!

    Tento fazer isso no meu. Acabo contando uma historinha em cada trabalho que publico por lá: as tecnologias e linguagens envolvidas, pessoas que participaram do processo, os desafios, dando uma idéia geral do meu processo de trabalho e como ficou tudo resolvido no final.

    Abraços,
    Fábio Brendolin.

  6. Muito legais essas dicas, um conselho bom para hora de montar o portifólio digital é tomar cuidado para deixar ele bem harmonioso sem carregar com muitos elementos, assim fica agradável navegar por ele.

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