E o Internet Explorer 6 vai sumindo devagarinho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O sonho de muitos desenvolvedores de aplicativos para web é ver o Internet Explorer 6.0 desaparecer de vez.  O IE 6 foi um engano da Microsoft e tornou-se um grande freio de mão puxado em todos estes anos.

Bastou aparecer uma ferramenta melhor desenvolvida, nesse caso o Mozilla Firefox, para abrir os olhos da comunidade e da Microsoft para o enorme desperdício que foi a hegemonia desse software.

O desaparecimento será lento (e doloroso). Analisando as estatísticas de utilização de browsers, a adoção de novos navegadores é bem devagar e quase sempre está atrelada ao sistema operacional, onde o Windows XP ainda domina.

Segundo os dados do W3Counter, vemos que o IE 6 vem perdendo mercado. Podemos esperar em um futuro próximo uma participação bem menor e esta perda pode estar atrelada a boas e engraçadas iniciativas que vemos dos desenvolvedores.

Atualize seu navegador. Essa é a bandeira que blogs e sites de tecnologia levantam. A campanha conta com uma barra que é exibida quando o usuário acessa o site utilizando o navegar ultrapassado.
too_cool.jpg

É bom saber que existem alternativas como Mozilla Firefox, Safari e Opera para conviver como o browser da Microsoft, que predomina por estar associado ao Windows. Em nenhuma ocasião o domínio de uma única empresa é benéfica para andamento do comércio e evolução do conhecimento.  [Webinsider]

.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
.

<strong>Thiago Violim</strong> (thiago.violim@gmail.com) é estudante de bacharelado em ciência da computação, trabalha como desenvolvedor na <strong><a href="http://www.agenciadot.com.br/" rel="externo">Agenciadot</strong></a> e mantém o blog <strong><a href="http://thiagoviolim.com.br/" rel="externo">Thiago Violim</strong></a>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Quem tem medo do Lobo Mau, digo Microsoft?

    No meu site eu digo claramente q naum suporto NENHUMA versão do IE, azar de quem insiste em usar ele.

    Querem sites fora dos padrões e q sejam adequadamente exibidos nos seus browsers do coração? Clickem nos links de doação e preencham o formulário com o valor adequado 🙂

    Só naum escondo todos os stylings de modo ao IE naum ver, pq nem pra esse esforço ele vale a pena.

  2. Compartilho com a opinião de todos sobre o desejo de acabar de vez com o IE6 mas não concordo em utilizar como argumento as estatísticas GLOBAIS do W3Counter.

    Como exemplo e justificativa, em acompanhamento de SEO em um site com cerca de 2 milhões de acessos por mês somente no Brasil, notamos que cerca de 30% utilizam o IE6. O W3Counter aponta um índice bem menor, de cerca de 12% de acessos utilizando esse Browser, por se tratar de estatística global.

    Talvez o caminho seja a divulgação como estão fazendo do Chrome nos locais onde este público mais acessa, como Orkut por exemplo e esta bandeira Atualize seu navegador, educando os usuários e mostrando-lhes as vantagens.

    Existe ainda no Brasil o problema da cópia não autenticada de grande parte dos sistemas operacionais, impedindo que o usuário leigo e com menor renda atualize o software pois ao fazer isso lida com o bloqueio previsto pela Microsoft para as chaves de registro não válidas.

  3. Falou falou falou e não falou nada de novo.

    Por se tratar do webinsider esperava algum tipo de reflexão nova, ou um texto de abordagem diferente.

    Fica a dica para o autor.

    :-/

  4. Só não concordo que o IE6 tenha sido um engano. Ele funcionou e foi importante, porém, no seu tempo. Não acompanhou a evolução…
    Ou melhor, quem não evoluiu foram os usuários e gestores de TI, seja por falta de conhecimento ou demasiado comodismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *