Gerente de projetos precisa de curso ou diploma?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Atuo gerenciando projetos desde 1996. Na primeira fase (até 2001) atuava de forma empírica, aprendendo mais com erros do que com acertos. Naquele mesmo ano conheci o PMBOK e comecei a entender os erros e os acertos.

Costumo dizer que apenas “aconteci” como gerente de projetos.

Nada foi planejado, não foi um projeto virar gerentes de projeto. Foi mais um acidente, por isso escrevi em meu blog o artigo Gerente de Projetos de TI: Uma Carreira Acidental?.

Hoje isso começar a mudar, embora ainda lentamente. Os gerentes de projeto buscam um maior embasamento, geralmente através de um aprendizado ou especialização formal. Será realmente necessário?

Meu mais recente projeto é a reformulação de uma empresa de treinamentos em TI. No cotidiano do trabalho, tenho me deparado com questionamentos sobre qual seria o melhor caminho para se profissionalizar como gerente de projetos: formação, pós- graduação ou certificação?

Quero dar a minha visão de forma direta, na tentativa de ajudar a resolver dúvidas. E minha resposta é: depende.

Existe no mercado muitos cursos “baratinhos” que prometem o impossível e que tentam forçar o aluno a uma decisão tendenciosa que resulte na compra do curso oferecido.

Não gosto dessa posição por achar que ela caminha pelo limite da ética. Basta um argumento mais forte e ela cai para o lado errado…

Por isso respondo “depende” e procuro ajudar a encontrar sua própria resposta. Porque o que serve para um, pode não servir para outro.

Vamos analisar esses três caminhos.

Certificação

As certificações – e a PMP oferecida pelo PMI não é exceção – não tem por objetivo ensinar algo, mas somente avaliar se o candidato já tem conhecimento suficiente para assumir uma determinada função.

É uma espécie de atestado de competência. São documentos reconhecidos pelo mercado e, apesar de ter minhas ressalvas particulares a esta “papelocracia”, é uma realidade de mercado e faz diferença na carreira profissional.

Não é indicado para quem quer iniciar a carreira. O público-alvo é quem tem muito conhecimento e quer apenas comprovar isso com um certificado reconhecido internacionalmente.

Mesmo porque, pelas regras do PMI (que muitos tentam burlar com informações falsas) é preciso ter 4.500 horas de experiência para se candidatar a prova.

Pós-graduação

Embora muitos cursos “vendam” diplomas, os bons cursos de pós se preocupam com a transmissão de conhecimento.

A estrutura ideal de um curso de pós exige um bom conhecimento prévio e se possível alguma experiência, pois é dessa troca que nasce o conhecimento e que diferencia um bom curso de pós-graduação.

Logo, também não são os mais indicados para iniciantes, apesar de muitos procurarem o curso pelo certificado e pelo conhecimento.

Formação

Os cursos de formação, sejam de graduação ou cursos livres, são cursos apropriados para quem deseja iniciar numa nova área, pois normalmente partem de um ponto mais básico.

Além de ter um custo mais baixo, também são modulares, permitindo que o conhecimento seja absorvido de forma gradual, no ritmo adequado para cada aluno.

Infelizmente, no caso de gerenciamento de projetos, são muito raros os cursos de formação, principalmente na área de TI. Seria o caminho mais recomendado para iniciantes.

Diante dessas reflexões, novamente insisto que a resposta para a pergunta inicial deste artigo é depende.

• Se você já é um gerente de projetos experiente, busque a certificação.
• Se você tem uma boa base e alguma experiência, busque uma pós-graduação.
• Se você quer iniciar na carreira, procure cursos de formação.

São as alternativas que apresento aos profissionais interessados em gerência de projetos.

Luiz Edmundo Machado (luizm@rocketmail.com) é gerente de projetos, palestrante, instrutor e consultor de tecnologia. Atualmente atua como gerente de negócios na Stefanini Training. Mantém o blog Projetizando a Vida e o Twitter @luizm.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

12 respostas

  1. Boa tarde, vi uma postagem sobre Gerentes de Projeto e fiquei interessado, gostaria de saber, se for possivel, qual seria o caminho a tormar para ter a Certificação de Gerente de Projetos? Trabalho na area a anos, comecei como tec; tec1 a tec 4; depois surpevisor, coordenador e agora Gerente de Progetos, tudo na área de Telecom massss, não tenho um certificado. Apenas comprovação em carteira e 2° Grau completo, as coisa foram acontecendo. Poderia me da uma Luz? Desde ja agradeço

  2. entao moro em londres por 5 anos, ja trabalho com construcao,,reformo casas em londre minha duvida e ,quero fazer um curso avansado de project menagment e 1ano de curso e e feito numa faculdade aqui,e recebo um certificado que fale em qualquer pais isso tem mercado de trabalho no brasil?obrigado.

  3. Olá, vi o comentário do rafael, e estou interessado em conversar a respeito de oportunidade de trabalho, se puder entre em contato ,
    obrigado ,

  4. O QUE É SER UM GERENTE ?
    o que é um projeto ?
    O QUE É SER UM GERENTE DE PROJETO ?
    o que é ser um ser ?
    O QUE É UM PROJETO DE GERENTE ?
    o que é ser um projeto?
    O QUE É, o que é ?
    o que projeto ?
    o que gerente ?
    o que ser ?
    o que é ?
    o que ?
    o ?

    ? …………………………………………

  5. Muito bom o artigo!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Trabalho com criação e desenvolvimento de sites e pequenos sistemas para web, pequenos sistemas pelo menos por enquanto. Faço alguns trabalhos freelances e por isso tenho que desenvolver o projeto desde o início até a implantação.

    Gostaria de saber se no caso já não tenho um pouco de Gerente de Projeto na minha área ou se estou confundindo um pouco as coisas, e se tenho seria uma boa eu me especializar?

  6. Pingback: » O gerente de projetos e o tomador de contaWebinsider
  7. Casos extremos como o meu, que atuo com gestão de projetos a mais de 1 ano, na area de agência de publicidade digital, que não tenho curso superior, que venho da área de programação para agência, com mais de 10 anos trabalhando com ferramentas online, não posso fazer pós, não tenho horas para PMI e não estou começando carreira, o que poderia sugerir?

  8. Olá!
    Terminei o mba em gerenciamento de projetos, trabalho com suporte CRM e no início da carreira trabalhei com desenvolvimento de sistemas. Gostaria de saber como faço para migrar para a area de projetos?

  9. Acredito que um Gerenciador de Projetos deva entender muito do projeto o qual está gerenciando e entender de Administração. Se tem faculdade ou não, vamos ser bem claros, isso não importa. Pelo menos não neste caso. Abraços.

  10. Parabens pelo artigo.

    Uma dúvida.

    estou interessado por ser Gerente de Projetos, Tenho formação academica em Comunicação Social com ênfase em Marketing e estou cursando MBA de Marketing, após terminar o MBA pretendo ja fazer uma faculdade de Ciências da Computação/informatica, tinha em mente ter uma boa base de tudo para atuar em agências como Gerente de Projetos, você acha que é preciso ter essa base toda academica para ter a oportunidade de atuar como gerente de projetos?

    Trabalho a 5 anos como designer de interfaces para ambiente web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *