PMI: Papai Noel é bom no gerenciamento de projetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Segundo uma das histórias mais contadas em todo o mundo, principalmente no ocidente, no dia 25 de dezembro, um simpático senhor de roupas vermelhas, carregando um grande saco de presentes e muita mágica, percorre o globo entregando sonhos e materializando desejos.

Como de costume, em geral, as famílias ficam reunidas em torno da árvore na expectativa da hora de receber o que foi pensado, desejado e pedido ao longo de um ano.

Como é sabido,  essa figura não atua sozinha. Para que tudo seja entregue na data estabelecida e que a lista de presentes solicitados seja atendida, pelo menos em sua maioria, conta com uma equipe de ajudantes um tanto diferentes e extremamente especializados.

Além das famosas renas voadoras, há uma grande quantidade de duendes que constroem, embalam e cuidam da logística de todos os presentes, sempre sendo orquestrados pelo Papai Noel.

Ao olhar toda essa história por uma outra perspectiva, é possível estabelecer pontos comparativos com a realidade de algumas organizações. Notem que esse momento natalino tem uma certa semelhança com práticas preconizadas pelo PMI e outras instituições de gerenciamento de projetos.

Imaginem se o bom velhinho não fizesse uso de alguns conceitos e disciplinas que compõem o PMBOK, por exemplo. Seria um caos, certamente.

Como é chegado o final do ano e muitas agências e empresas em geral procuram dar início à mudanças em suas metodologias ou mesmo para estabelecer esforços na implementação de uma, seria interessante que pudessem utilizar esse grande exemplo que nos acompanha desde a infância.

Com todo o crescimento e consolidação do marketing digital, é de extrema importância que sejam estabelecidas formas de gerenciamento de projetos, pois o sucesso deles depende de boa interpretação da “lista de pedidos” e seu devido acompanhamento de execução, assim como os duendes o fazem.

Para aqueles que não acreditam em Papai Noel ou mesmo em seus especiais ajudantes, vale a reflexão de suas importâncias e papéis.

Sendo assim, que 2010 seja um ótimo ano e que o bom velhinho atue não somente no dia 25 de dezembro, mas sim, durante todos os dias do ano. Quem sabe ainda é tempo de acreditar em Papai Noel? [Webinsider]

.

Vitor Lima (vitor@clartestudio.com.br) é publicitário, mestrando em adm. de empresas, sócio e diretor de planejamento da Clarté. No Twitter é @vitormlima.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *