Mobile marketing e os desejos da geração Y

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Entender comportamentos sempre foi o grande objetivo das agências de marketing e publicidade.

No entanto, apesar de um avanço tecnológico monstruoso e incontrolável, está cada vez mais difícil estudar justamente quem consome o mercado de tecnologia.

A conhecida Geração Y (jovens que nasceram nas décadas de 1980 e 1990) vive um mundo completamente virtual, seja através de um gadget que tenha às mãos, seja através dos mais de 170 milhões de celulares habilitados até o fim deste ano, segundo dados da consultoria Tendências.

Digitando o termo Geração Y, entre aspas, restringindo a pesquisa no Google, o site irá fornecer “aproximadamente 506.000 resultados”. É muita coisa para um grupo que representa apenas 26,2% da população brasileira, de acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE.

O que mais se tem discutido é o perfil de consumo dessa geração, afinal, eles são totalmente diferentes: pesquisa da Bridge Research, empresa especializada no público jovem, mostra que o grupo preza pela velocidade e tecnologia, é multitarefada e individualista.

Também se preocupa com o meio ambiente e o desenvolvimento social. Quer tudo à mão e ter a oportunidade de responder logo.

O mobile marketing é a cara dos Y’s: é rápido, seletivo, com capacidade alta (talvez singular) de segmentar e atingir o público-alvo, e ainda, de baixo investimento e de rápida capacidade de ser ajustada, quando necessário, além do quase inexistente impacto ambiental que essa tecnologia causa.

Dados do IBOPE Mídia, consultoria Gouveia de Souza e grupo Ebeltoft mostram que 42% dos brasileiros aceitam esse novo tipo de propaganda, principalmente por ter a opção de receber ou não aquela informação, ou seja, não é intrusiva.

Sabendo dessa demanda, não à toa que o mercado de mobile marketing atingiu um investimento de R$ 80 milhões em 2009 no Brasil, segundo a Mobile Marketing Association (MMA); para 2010, o número deverá chegar a R$ 200 milhões. É a publicidade que fica em regime de 24/7 com o público.

E as empresas que não notarem essa migração podem perder mercado. De acordo com consultoria Gartner, as empresas estão tendendo a direcionar seus custos de marketing para canais como o mobile marketing.

É uma forma de encantar quem já não se espanta com nada: o lema “tudo é possível” embala a revolução. O mobile marketing está alinhado com a velocidade, liberdade, consumo, individualidade e tecnologia que os jovens Y querem, exijem e buscam.

Eles conversam ao vivo, pelo celular, e-mail, MSN, Twitter ou qualquer outra ferramenta de comunicação que venha a surgir no mundo. Isso torna esses jovens exigentes e certos nas decisões tomadas, pois é uma geração informada, que questiona muito e exige rapidez e precisão.

Mas não pense que parou por aí: para quem acha que tudo aconteceu, vem aí a Geração Z… [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Rodrigo Rosa (rodrigo.rosa@2call.com.br) é diretor-sócio e responsável pela área comercial da 2Call, empresa especializada em Mobile Marketing.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Muito interessante e esclarecedor esse artigo. Digo mais: é possível explorar outros campos com o celular. Em um trabalho de conclusão semestral (projetos de finalização de semestre- PI) realizado na universidade, meu grupo propôs à organização com a qual executariamos o projeto, uma prática similar ao do mobile marketing. Aproveitamos a aproximação da empresa ao ramo de tecnologia e propomos, junto ao foco do trabalho que foi um mural eletrônico, um boletim diário a ser enviado aos celulares/smartphones dos gestores e todos os colaboradores que tivessem tal acesso. O leitor seria convidado a aceitar ou não o boletim, mas isso criaria um hábito de se saber mais da organização e do setor na qual ela atua. Afinal, a praticidade do celular permite utilizá-lo em qualquer ocasião.
    A ideia foi um sucesso e foi entregue à direção de comunicação da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *