Minha Marina, solução para difundir apoio no Twitter

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Apoio Marina Silva é um aplicativo pra Twitter em que usuários divulgam automaticamente links pra conteúdo sobre a Marina Silva (@silva_marina) em seus perfis.

Em menos de três meses de funcionamento, o Apoio Marina Silva publicou 193.993 twitts nos perfis de 579 usuários gerou 50 milhões de impactos pró Marina e a rede de usuários tem 114.694 seguidores únicos no Twitter.

Desenvolvi a ferramenta gratuitamente como uma contribuição à campanha da Marina. Nunca gastei dinheiro com infraestrutura de tecnologia ou divulgação, a ferramenta nunca foi citada em jornais, grandes sites ou revistas.

Funcionamento

configuracao

Funciona assim:

  • O usuário entra no site do Apoio Marina
  • Autoriza que o aplicativo publique textos em sua conta de Twitter
  • Define uma frequência de publicação

funcionamento

Periodicamente o aplicativo publica links com conteúdo relacionado à Marina Silva no perfil dos usuários, atingindo seus seguidores. Os links são definidos pela área de conteúdo do blog Minha Marina. Tomo o cuidado de não publicar mensagens mascaradas como opinião do usuário, todos os posts feitos pelo Apoio Marina estão devidamente identificados como sendo de terceiros pelo texto via @apoiomarina.

Tecnologia

requests-300x247

Eu tinha vontade de aprender a usar a ferramenta de desenvolvimento Git e programar usando grafos, um tipo de estrutura de dados que não tive tempo de explorar no curso universitário que abandonei.

Após quatro ou cinco madrugadas de programação em Python no Google App Engine, lancei em 12 março de 2010 o Apoio Marina, como um singelo incentivo na divulgação do trabalho da pré-candidata a presidência da república Marina Silva.

O Apoio Marina Silva não tem custo de infraestrutura de tecnologia, servidores ou banda. Está tudo no plano gratuito do Google App Engine, foi desenvolvido voluntariamente por mim em poucas horas usando ferramentas gratuitas e livres.

Crescimento orgânico

Todo twitt publicado pelo aplicativo nas contas dos usuários termina com via @apoiomarina; os próprios posts são uma divulgação orgânica da ferramenta: os seguidores do usuário clicam no username @apoiomarina, lêem a descrição, se interessam e entram na rede de apoiadores da candidata, ampliando a divulgação da ferramenta e o apoio à campanha.

E nós nem precisamos contratar o Ronaldo.

apoio-marina1

[Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Marco Gomes é fundador da boo-box; co-fundador do Mova Mais e Consigliere do Jovem Nerd. Empreendedor, cristão, viajante, marido, ciclista e nerd. Mantém um blog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. Marina queremos o seu apoio ao Serra 45 para melhora a saúde, meio ambiente,Educação, pois nosso futuro está em suas mãos, pois acreditamos na sua competencia, tenho plena certeza que voce vai fazer o melhor possivil.

  2. Marina parabens pelo seu taleto pois e hora de voce decidir o melhor para nosso Brasil queiro que voce apoia o Jose Serra.

  3. Marina e com muito satisfação que enviamos email, pois queremos que você apoia o Jose Serra sabemos você e ele e o melhor para o Brasil.

  4. Não tenho twitter mas gostaria de enviar uma foto que tirei com a Marina (quando estive no Senado) para que fosse postada no site. Queria saber como eu faço.

    Parabéns pela campanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *