Seria um erro de usabilidade no Twitter?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Twitter é um dos maiores fenômenos da história da internet, com mais de 100 milhões de visitantes únicos por mês.

Ao acessar www.twitter.com, a grande maioria dos visitantes tem como objetivo fazer login para ter acessos aos tweets.

.

twitter2

.

Entretanto, os campos de Username e Password não estão imediatamente disponíveis na página principal. É necessário que o usuário clique em Sign In para que os campos apareçam.

.

twitter1

.

Se logar é a opção mais procurada pelos visitantes, por que não deixa os campos disponíveis logo de início, hein Twitter? [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Murilo Gun (murilo.gun@gmail.com) é empresário e comediante. Mantém o blog Murilo Gun.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

13 respostas

  1. Acredito que você deve facilitar a usabilidade para novos usuário, mas sem deixar de lado, aqueles que já são usuários.

    O objetivo não é apenas ter novos usuários, mas ter e manter. Seria sim possivel que destacar a opção sing up e ainda sim ter um campo para inserir os dados de login para aqueles que já são cadastrados.

    Seria interessante ter postado uma proposta de como isso poderia ter sido feito, ou ainda, como pode ser feito.

    Sds,

  2. Concordo com Daniel de Paola, o objetivo do twitter é conquistar cada vez mais usuários para o serviço, os que ja estão cadastrados e que necessitam do serviço mais do que a propria comida rsrs ja sebem muito bem onde fica o login
    Johnny Santos

  3. Estava conversando sobre isso ontem com um colega de trabalho. Sites como o do twitter muitas vezes não seguem os padrões (login e senha visíveis no topo à direita), mas sim ditam os padrões. E eles estão fazendo isso, a meu ver, de forma usável e acessível.

    @Edson Scheffer
    Se você vir a home do twitter sem o CSS aplicado – para ter uma ideia de como deficientes visuais “enxergam” a página com um leitor de telas – vai perceber que os campos login/senha são uma das primeiras coisas. Assim, isso não chega a ser um problema para eles.

  4. Acredito que seja pelo mesmo motivo da tela do Google Analytics não mostrar mais os campos de login logo que se entra no site ..Métrica! Quem entrou no site para acessar os twitties ou para saber o que é o twitter? Daria pra saber analisando quem conseguiram logar entretanto não da pra saber quem teve intenção de logar e desistiu por algum motivo. Se você clicou no link e depois desistiu, pq será que desistiu? Muita gente está desistindo? Porque?

  5. Não considero um erro de usabilidade o fato de não aparecer os campos para login, mas sim a redundância no topo e no CTA.

    O objetivo da home é conseguir a compreensão dos usuários através da pesquisa, com esses passos:
    1- usuário pesquisa;
    2- entende
    3- descobre que outros usuários sobem o conteúdo;
    4- cadastra
    5- twitta.

  6. Realmente é um erro de usabilidade. Mesmo tendo a intenção de ganhar espaço e modificar um conceito, é um erro de usabilidade.

    O problema não é do usuário avançado ou leigo, o grande problema é do usuário com deficiência visual. Como esta pessoa vai saber que existe um botão que vai abrir uma caixa com os campos de login?

    Abraço,

  7. Existem formas mais criativas para os campos de login/password e Sign Up serem visíveis logo de cara no site. Coloca esses design para pensarem!!!

  8. Considero uma opção indulgente que eles fizeram em função de outras prioridades da interface, como ter um botão de inscrição gigante e uma breve explicação da ferramenta, que de certa forma ainda não tem uma curva de aprendizado não tão suave para leigos. Conseguem ter os tweets mais populares em um tamanho bem legal e tudo isso sem rolagem. Podia ser feito de outro jeito, mas não dá pra dizer que tá errado, e parece razoável… como alguém já disse, quem faz uso pesado de twitter acaba preferindo um aplicativo de qualquer forma.

  9. Murilo,

    creio que isso pode ser uma estratégia dentro da arquitetura do twitter. Não acredito que seja um erro de usabilidade já que isso é uma questão bem subjetiva.

    O passarinho hoje pode estar focado em novos usuários, por isso o campo de cadastro é muito mais aparente que o de login.

    Existe um outro ponto importantíssimo que deve ser levado em consideração: uma vez logado no site, você permanece logado até finalizar a sessão – digamos que – “manualmente”, isso reduz substancialmente a frequencia de uso do campo de login, deve ser por isso que ele não está tão destacado dentro da interface como um todo.

  10. Nao diria isso. O objetivo é cada vez mais ganhar novos usuários, por isso o sing up logo de cara. Normalmente, mesmo aqueles mais novatos, os usuários marcam a opção “manter-me logado” ou utilizam os clients (usuários medianos e avançados) que vc se loga uma vez apenas. A intenção da home do twitter é que vc se logue apenas uma vez e assim sempre que voltar já caia no seu perfil, sua timeline, seus posts.

  11. Detalhe: se você clicar em SIG IN antes da página carregar completamente, você ainda é redirecionado para outra página para que insira seus dados. Alô Twiter!!!???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *