O calcanhar de Aquiles dos blogs corporativos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Qual das opções abaixo é mais importante para o sucesso de um blog?

  • 1. Layout;
  • 2. Estrutura;
  • 3. Plataforma;
  • 4. URL;
  • 5. Conteúdo.

Se você escolheu a última opção, claro, acertou.

Para seu blog fazer sucesso ele tem que ter um ótimo conteúdo, seja ele corporativo ou não. Ponto passivo, certo?

Prossigamos.

A maioria dos artigos sobre blogs corporativos costumam dizer: “fazer um blog pra sua empresa é baratinho e você mesmo pode atualizar. Um post por dia já está ótimo. Suas visitas vão aumentar, seu posicionamento no Google também e sua empresa vai vender mais”.

A promessa é: investimento muito baixo, resultado muito alto. Isso cheira a picaretagem. E, me desculpe falar assim, mas é picaretagem mesmo.

Não existe retorno sem investimento.

Digamos que você seja rápido, tenha assunto e escreva bem. Parabéns! Você consegue fazer um post interessante em duas horas.

Vamos às contas: quanto custa sua hora? Quanto custa 44 horas mensais?

Viu? Não é nada barato.

A solução é delegar. Mas para quem? O gerente de marketing não tem tempo. O diretor de vendas, menos. Seus colaboradores que entendem do negócio estão ocupados fazendo-o funcionar. Em quem colocar essa responsabilidade? Bom, algumas empresas colocam o afazer nas costas do estagiário. Mas aí você conhece o resultado.

Eis o calcanhar de Aquiles dos blogs corporativos: quem vai ter tempo, disposição e criatividade para criar um ótimo conteúdo para o blog da sua empresa?

Eu gosto mais de fazer perguntas do que de respondê-las, mas já que eu mesmo levantei o tema, sinto-me no direito de expor as duas únicas soluções que consigo enxergar. São elas:

1. Abrir mão de algumas tarefas para se dedicar, você mesmo, ao blog de sua empresa. Provavelmente essa é a escolha mais cara, mas (talvez) seja a mais legal.

2. A boa e velha terceirização. Existem algumas agências e redatores que fazem isso. Você só precisa dar o famoso “ok” nos materiais que eles produzem. Uma solução não muito cara e (talvez) mais prática.

Você conhece outra solução? Sabe outro jeito de resolver esse problema?

Eu creio sinceramente que não existe A Solução Ideal. Existe a que se adequa melhor ao investimento que cada um pode fazer.

Se você tem tempo, invista tempo. Se não tem, precisa investir dinheiro.

Uma coisa é fato: blogs corporativos dão resultados.

Mas eis um ponto a se pensar antes até mesmo de propor o blog corporativo na sua empresa: quem vai criar o tão famigerado “conteúdo relevante”?

Ps: se preferir, onde houver “blog corporativo”, leia “Twitter corporativo”, “Facebook corporativo”, “Orkut coporativo” e modernices em geral. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Fernando Luz é redator publicitário, escreve no blog Fernandoluz.com e no Twitter @fernandoluz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

14 respostas

  1. Ótimo artigo, parabéns!

    Algumas considerações que julgo pertinentes, sobretudo na questão da terceirização da produção de conteúdo, algo com o qual trabalho, e com resultados bastante positivos para os Clientes Corporativos:

    – Em primeiro lugar, terceirizar a produção de conteúdo sobre a empresa não é nada de novo – é o que as Assessorias de Imprensa fazem há muitos anos, redigindo artigos, releases e matérias com base no que acontece no dia-a-dia da organização.

    – Em segundo lugar, como qualquer blogueiro com o mínimo de experiência sabe, escrever para um Blog não é a mesma coisa que redigir um artigo técnico, uma notícia ou um case. Existem técnicas de redação especificas, que influenciam, e muito, na captação do interesse do internauta. Cabe, por isso, a colocação do Luciano de que a empresa precisa definir se é uma prioridade, e se for, contratar alguém que entenda essas especificidades.

    – Finalmente, o grande desafio: a frequência de postagens. Por muito bem sucedida e dinâmica que seja a empresa, é virtualmente impossível produzir conteúdo relevante constantemente falando apenas de si mesma. E, na prática, não é isso que o leitor quer. Um blog não é uma Newsletter, não é um “Na Mídia”, e não é um mero informativo da empresa. Ele é uma ferramenta que deve agregar valor a quem lê, e para isso, o Plano Editorial deve ir muito além do “Eu faço, eu vendo, eu sei”.

    Eu não defendo a terceirização completa da produção de conteúdo, e sim daquilo que designo de Geração de Conteúdo Mínimo – algo que assegura que a empresa mantem uma presença frequente e constante nas várias ferramentas. O ideal é que o envolvimento dos colaboradores e lideranças seja cada vez maior, mas raramente vemos isso já presente na Cultura Organizacional da empresa. É preciso ser estimulada, e a melhor maneira de o fazer é mostrando na prática..

    Uma vez mais, parabéns pelo conteúdo sempre pertinente!

    @TSSVeloso

  2. “Blogs corporativos (ou perfil no Twitter etc) funcionam bem para a comunicação das empresas. Mas quem sabe fazer não tem tempo.”

    Mais claro do que isso impossível. Não se pode delegar a responsabilidade a qualquer um, mas também é preciso permitir que quem o faria bem tenha condições (e tempo) para fazê-lo. Por que a tarefa também não é fácil!

    Simples e direto! Parabéns Fernando!

    Abraço!

  3. O grande problema é que muita gente quer sombra e água fresca… Como se diz no interior, “não tem boi gordo que pese pouco”.
    Se você quer ter um bom blog, com resultado (um “boi gordo”), tem que pagar pelo seu “peso”.

    É muito cômodo dizer: “queremos fazer um blog mas estamos todos muito ocupados”. Há muita mentira e hipocrisia nessa postura:

    1. Se ninguém na empresa pode se dedicar ao blog, então ele NÃO É PRIORIDADE. Assuma! Provavelmente está sendo feito “prá inglês ver”. Só que sem suor, nem inglês, nem brasileiro, nem alemão e nem paraguaio vão ver.

    2. Não é raro que essa história de todo mundo ocupado nas corporações seja conversa prá boi dormir (seja ele gordo ou magro). Uma análise rápida vai mostrar muita gente envolvida com tarefas improdutivas, atividades políticas e confecção de material para “livrar a cara” mais do que para “fazer a coisa certa”.

    3. Fácil falar: “Ah, então terceiriza”. De novo, se a própria empresa não está querendo fazer, das duas uma: ou não sabe ou não está priorizando.
    Se não está priorizando, então melhor não fazer mesmo. Agora, se o problema é não saber fazer… então TAMBÉM é melhor não fazer… como você vai explicar para alguém como gerar o conteúdo DA SUA empresa? Se você não acredita e não vê valor num blog (a ponto de não querer fazer você mesmo), não o faça somente para colocar no relatório e pedir promoção por esse “feito”. O pessoal percebe!

    Conclusão: Faça um blog se você acredita em seu resultado e acha que ele vale a pena, a ponto de dedicar um pouco de você mesmo. Se você não está disposto a suar por ele (pagar o “peso”), então melhor não fazer só por fazer. Sai um boizinho raquítico…

  4. Temos bons exemplos de blogs corporativos em Goiânia/Goiás, que só trabalham com conteúdos produzidos estratégicamente para as particularidades do mercado de atuação:

    http://www.flavios.com.br/blog > Varejista de calçados, fala de moda, looks, tendênicas e posts opinativos de esporte

    http://www.adaoimoveisblog.com.br > Imobiliária de Goiânia

    http://www.drteuto.com.br/blog > Rede sociais de médicos

    http://www.citroenliberte.com.br/blog > Concessionária da Citroén de Goiânia

  5. Concordo plenamente com o Eyder Borges, conteúdo é importantíssimo mas a propaganda é alma do negócio. É preciso fazer um bom trabalho de divulgação em torno do blog, um trabalho sério e que gere resultados.

    Ao visitar alguns blogs pode-se perceber que eles tem ótimos conteúdos e são bem estruturados, mas a quantidade de leitores ainda é pequena visto o potencial de cada um.

    O que falta é divulgação e na web divulgar não é tão fácil como as pessoas pensam. Na web é preciso divulgar sem ser “chato”, as pessoas estão buscando boa informação, mas não querem ser incomodadas por ela! Ficou meio confuso mas acho que deu pra entender..rs

  6. Pessoal,

    Percebendo e compreendendo essa necessidade do mercado, e tendo experiência como blogueira, comecei a criar e gerenciar blogs para terceiros, assim como a gerenciar seus perfis e páginas (e todo relacionamento virtual decorrente disso) nas redes sociais.

    Embora seja algo novo e as empresas ainda precisem se adaptar (aprender a confiar, delegar, informar corretamente, aguardar o timming dos processos nas redes etc), é um formato que tem funcionado para meus clientes.

    Abraços,

    Jodie

  7. Quando li seu post pensei que estivesse lendo meus pensamentos, é exatamente isso que me vem na cabeça.
    Entrei nesse meio há um ano e descobri que realmente o conteúdo é algo difícil de desenvolver sem um profissional. E é um investimento razoável dependendo do porte da empresa, mas traz um retorno excelente.
    A terceirização é a solução, no meu ponto de vista. Hoje já estou estou estruturando uma área para atender essa demanda de informação para oferecer aos meus clientes.

    Abs

  8. Realmente não é barato, mas é viável, recomendo!

    Continuando sua lista de soluções, a que considero a melhor é:

    3. contratar um webwriter.

    Este é um mercado que muitos jornalistas não estão enxergando. Muitas empresas também não.

    Mesmo porque, para um bom trabalho de SEO, um webwriter é essencial.

    O problema maior é a empresa não ver a web com os mesmos olhos que vê uma loja física. Logo, não quer investir pois não consegue “tocar” no investimento.

  9. Olá Fernando
    acabei de ler o post e concordo que o conteúdo é o ponto crucial nas redes sociais. Mas isso não é tudo, para obter sucesso no meio digital é imprescindível alem do conteúdo dentro das redes sociais, fazer um trabalho de ativação da campanha, monitorar tudo o que é dito na rede, monitorar números a fim de otimizarmos o impacto da campanha. Escrever no blog ou no twitter não é garantia de sucesso para empresa nenhuma. Eu ainda acredito que contratar uma empresa especialista em mkt digital ainda é a melhor solução, com apenas 1 pessoa responsável pela comunicação digital de uma empresa, as chances de se obter sucesso são muito remotas.

  10. O conteúdo é imprescindível para qualquer tipo de blog, principalmente o blog corporativo.

    No meu livro Blogs Lucrativos, foco muito nesse aspecto, pois blogs “pessoais” dependem de conteúdo de qualidade tanto quanto os corporativos.

    O livro está disponível aqui: http://bit.ly/livroblogs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *