A batalha do freelancer contra o tempo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O tempo é como um gás – quanto mais espaço ele tem, mais espaço ocupa.

Quando um profissional decide se tornar freelancer, geralmente já tem em mente as dificuldades que esse tipo de carreira proporciona.

Com a mão na massa e o passar do tempo, alguns desafios se mostram mais fáceis de serem transpostos, outros nem tanto e sempre haverá aqueles eternos companheiros a serem monitorados constantemente – e se tornarão problemas capazes de por em risco seu modo de vida caso não sejam desenvolvidos métodos ou ferramentas para este controle.

O mais primordial e clássico desses desafios é o controle do seu tempo.

Na profissão de desenvolvedor web é muito difícil estimar o tempo de cada projeto. É comum implementar uma ferramenta ou tecnologia nova, o que demanda um tempo de estudo e testes.

Se o tempo necessário é maior do que o previsto, o inverso também acontece com frequência.

No caso do design, pelo menos a meu ver, é ainda mais difícil fazer uma estimativa que beire a exatidão. Um processo que requer inspiração, riqueza de detalhes e também envolve vários aspectos técnicos tem tudo para fazer seu dia passar em um instante. É quando se olha o relógio e diz: “Como assim? Já são seis horas? Mas para mim parecia bem mais cedo”.

Pois é, não há uma receita infalível para o controle de tempo. É uma tarefa cuja solução não existe, mas pode ser controlada e aperfeiçoada com técnicas, ferramentas, além de tentativas e erros que só sua experiência de trabalho e de vida irá trazer.

O primeiro passo para estimar o tempo gasto em futuros projetos é conhecer o tempo gasto nos projetos atuais.

Aplicativos ajudam

Timesheet causa arrepios em muitos profissionais, principalmente freelancers, mas não há como negar que é útil e funcional. Existem softwares muito bacanas pra fazer isso, que facilitam demais o processo. O que utilizo se chama Klok, é um aplicativo Adobe Air, com uma interface bem bacana e bastante simples de usar.

Ele possui um arquivo .xml fácil de ser editado, tornando possível configurar vários tipos de projetos e suas etapas. Recomendo fortemente.

Tempo e dinheiro

Outro fator relacionado a tempo que me deu bastante dor de cabeça quando me tornei freelancer foi a relação “tempo x dinheiro”. Quanto cobrar? Quanto preciso faturar no fim do mês para valer a pena? Quando extrapolar o tempo estimado em um projeto me traz prejuízo real?

Existem muitas variáveis envolvidas, mas de modo geral colocar tudo isso no papel, visualizar e pensar é algo que ajuda muito.

Aquela história de tornar palpável é bem real. Por algum tempo utilizei um softwarezinho bem útil para isso, trata-se do Feat. Simples e dinâmico, me serviu como uma ferramenta de análise e reflexão. Hoje não o utilizo mais, mas me foi bem útil.

Para fechar, a melhor dica que posso dar: seja sincero consigo mesmo!

Não pense em pegar um projeto para fins de semana se no fundo você sabe que não vai trabalhar nele de maneira satisfatória. Não passe um prazo curto contando com um empenho sobre-humano da sua parte.

Jamais passe um prazo exato ou garantia de êxito em um projeto com uma tecnologia que você não domina.

Como dizia Wireman: “Temos mentiras suficientes para nos enganar por uma vida inteira”. Se auto-iludir é o pior erro que um freelancer pode cometer. Aquela história de dar um jeitinho na hora pode dar no caminho clássico do tiro no pé, enquanto planejamento e preparo costumam dar certo. [Webinsider]

. . .

http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/11/mude-sua-forma-de-enxergar-e-contratar-marketing-digital/

Guto Kraft (@gutokraft) é gerente de projetos digitais na HUB Inteligência e Marketing Digital.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *