Estratégia de conteúdo para editores de sites

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content_strategyJá há algum tempo caiu nas minhas mãos, graças à querida Soraya Coelho, um exemplar do livro da Kristina Halvorson, Content Strategy For the Web. Devo confessar que o recebi com tantos elogios e recomendações e achei que minha leitura estaria comprometida. Mas que nada! O livro é realmente excelente e nos dá uma visão geral da importância e dos desafios de produzir conteúdo para web de forma inteligente.

Dividirei esse meu humilde review/resumo em algumas partes para não cansar quem estiver lendo e para tentar fazer com que cada um mantenha o foco no que Halvorson ensina. Sim! Ensina… porque é uma verdadeira aula. Vamos nessa!

O livro é de 2009 e eu li uma versão pouco antes de ser lançado, ainda faltando a Introdução e algumas cosias no final. A primeira edição tem 192 páginas e custa uns 25 dólares.

Em resumo, não é um livro que ensina a produzir conteúdo de qualidade para web, tem um tom didático e uma leitura agradável. O conteúdo não é exatamente aprofundado e promove muito mais uma visão geral do que é estratégia de conteúdo e dos passos para aplica-la bem.

Há momentos em que você pensa: “quem tinha que estar lendo esse livro é o meu cliente, não eu!”. E esse é o ponto! A gente precisa aprender a ensinar aos nossos clientes. Grande desafio, hein?

Em alguns pontos parece repetitivo e óbvio. Mas antes de ficar irritado, pensei: “Se essas coisas são tão o óbvias, porque eu não aplico”. Então me calei e comecei a sentir que a Kristina era tipo a minha mãe me dizendo: “eu avisei, eu avisei…”.

São quatro grandes blocos: Aprenda; Planeje; Crie; e Gerencie. O bloco que mais gostei foi o Planeje, principalmente o que fala de inventário de conteúdo. Mas todo o bloco é bem bom!

No primeiro bloco, o primeiro capítulo chama-se Solution e a própria autora orienta que, caso você não tenha tempo para ler o livro inteiro, escolha este capítulo. Ela também aponta a importância do uso da pirâmide invertida para produzir conteúdo para web e lança os “cinco modos de manter seu conteúdo sólido” (Five ways to fix your web content). São eles:

Como manter seu conteúdo sólido

1. Faça menos, não mais. Básico, né? Chega de dar espaço para aquele conteúdo que somente o diretor de operações acha relevante e que, provavelmente, somente ele e o seu subordinado direto conseguem entender.

Chega de colocar um grande número de opções para os leitores. “Menos é mais” aqui também. Poupe o tempo do seu cliente ou consumidor. Ajude-o a encontrar de forma rápida e objetiva. Quanto mais conteúdo publicado, mais difícil será achar alguma coisa. Menos conteúdo custa menos para produzir e é mais fácil para gerenciar. Sacou?

2. Descubra o que você tem e de onde isso vem. Conteúdo não dá em árvore, ou se dá, as árvere somo nozes. Não tem jeito! Antes de qualquer coisa lembre-se de mapear toda a fonte de conteúdo para o seu produto e não esqueça que, além dos livros, artigos, memorandos, outros websites e relatórios, outras pessoas também podem ser fonte de conteúdo e terão que produzi-lo. O segredo é certificar-se bem de onde tudo virá para não ter surpresas desagradáveis lá na frente.

3. Aprenda a ouvir. Aqui serve tanto para quem vai elaborar a estratégia quanto para quem vai produzir o conteúdo em si. Aprender a ouvir é fundamental para se perceber o que é realmente importante e o que vai ficar de fora. Nem sempre quem produz conteúdo é que tem a informação, então ouvir as pessoas certas é o melhor caminho. E, claro, é preciso ouvir o consumidor/cliente/leitor, já que ele sabe muito bem o que ele precisa.

4. Escolha um responsável. Se for muita gente ou aquele diretor de operações, pode esquecer. Ninguém é o responsável e seu conteúdo está em perigo. Para quem trabalhou em qualquer redação isso é simples de entender: tem que ter um editor! O cara é o responsável por TODO o conteúdo publicado. Isso não quer dizer que ele vai produzir tudo, mas ele é quem tem a visão completa da publicação e conhece a linha editorial, ou de forma mais abrangente, a estratégia de conteúdo, podemos dizer.

É o cara que faz todo mundo se empolgar, faz reunião com as outras áreas, e toma decisões corretas. (Eu sei que existem vários editores que não fazem nada, mas quando isso acontece sempre há um sub-editor, um reporter ou um estagiário que assume a responsabilidade.)

5. Comece perguntando: por que? Aqui é a hora de mostrar quem manda, ou pelo menos, mostrar quem realmente se preocupa com o resultado final do trabalho. Se alguém (em geral alguém que tem algum poder na hierarquia) chegar e falar “isso tem que estar na nossa homepage”, respire fundo e pergunte: mas por que? Essa é a ideia.

Questione e faça as pessoas refletirem junto contigo. Só porque é fácil, tem espaço e é de graça a gente não pode publicar qualquer coisa.

Bem… esse é o fim da primeira parte. Fica para reflexão e logo virá a segunda. [Webinsider]

Fábio Bito Teles (@bitoteles), jornalista e fotógrafo, é mergulhado em redes sociais e mantém o blog Gato Preto Mídias Interativas.

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8 respostas

  1. Alberto, não é não.
    Eu já li esse livro e usei em um projeto que está sendo executado e me ajudou muito.
    Não deixa de te dar um passo-a-passo, mas tentando pensar a produção do conteúdo de forma integrada e nem planejada. Aliás mudou minha visão do período, dentro do processo de planejamento digital, que o conteúdo deve ser executado, pensado e etc. Pra mim ele deve vir junto com as pesquisas iniciais, antes que se faça definição de AI, DI e outras.

  2. Parecer ser um manual. Achei as dicas óbvias e não instigantes. É como se fosse uma fórmula pronta que funciona com todos os públicos/meios. Sinceramente, não aconselho esse tipo de leitura.

  3. o primeiro ponto, faça menos, não mais, calou fundo aqui. aí que dor! qual o remédio? eu não conheço…
    é verdade, mas eu não dou conta desse trem.

  4. Obrigado, Patrícia e Bruno… o negócio é esse mesmo. Por mais que as pessoas gostem de experiências estéticas, é o conteúdo, por mais simples que seja, que atrai as pessoas.

    E comprei o livro pela Amazon e chegou bem rapidinho 😉 vale a pena e não é caro

  5. Olá Fábio,

    Muito bom o artigo. Quero adquirir este livro.

    Realmente, faltam pessoas competentes e que tenham uma estratégia definida para produzir conteúdo na web. Já trabalhei como editor em um jornal e sei o quanto este trabalho é importante para o resultado final ser positivo.

    Parabéns!

  6. Fábio, gostei muito do seu texto.
    De fato a produção de conteúdo é muito mais que escrever algumas linhas, por isso, prefiro dizer que a função deve ser gestor de comunicação digital, o site deve ser visto de forma mais ampla. E todo site, tem que ter um dono!

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