Use bem o tempo, seu recurso mais escasso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ter o tempo como aliado é um dos pontos principais para uma carreira de sucesso. Se a vida é medida pelos segundos do relógio, sempre com pressa, certamente há algo errado.

Outro dia ouvi a composição Time is on my side de Jerry Ragovoy, interpretada magistralmente pelos Rolling Stones. Então, surgiu a ideia para esse artigo. Principalmente por causa do título.

Com o avanço da tecnologia e a grande explosão na quantidade de informações disponíveis, o tempo parece passar cada vez mais rápido. E para muitas pessoas, ter um “tempinho” de descanso ou lazer virou artigo de luxo ou mesmo um sonho distante.

Mas por que isso acontece?

Decifra-me ou devoro-te

Uma das grandes lições que aprendi com a querida professora e amiga Ivelise Amato, em uma de suas aulas na faculdade, foi sobre o tempo. O discurso foi assim:

“O tempo de que cada um de nós dispõe é um só, ou seja, vinte e quatro horas por dia – nem mais, nem menos. Por isso, o tempo talvez seja o único bem com uma distribuição justa e equitativa entre todos os seres humanos, ricos e pobres, letrados ou analfabetos, trabalhadores intelectuais ou braçais, poderosos ou humildes.

E o tempo não é passível de ser estocado, portanto, não pode ser recuperado. E é insubstituível. Por essa razão, ele é um recurso denominado “inelástico”.

Daí, a conclusão de que tempo é vida. Se o tempo passa (ou passamos por ele) e não o aproveitamos, estamos desperdiçando a vida. Dominar e controlar o seu uso significa tomar as rédeas de nossa própria vida, dar-lhe sentido, alcançar o objetivo principal: viver com qualidade, atingindo a nossa realização pessoal.

O processo de mudança

Entender o tempo, ou melhor, a falta dele é complicado e exigiria uma tese muito longa; entretanto, existem alguns fatores chave que devem ser analisados e corrigidos.

O primeiro e mais importante fator para a mudança é reconhecer o problema. Toda transição é difícil e gera algumas perdas antes do ganho consequente. Sair da zona de conforto, mesmo que essa seja prejudicial, é complicado.

Tendemos a dar desculpas, culpar outras pessoas, culpar o mercado, adiar o início da transição, dar chiliques e por aí vai. Infelizmente, é enganar a si próprio.

Superada essa fase – não é da noite para o dia e certamente haverá recaídas – é preciso iniciar uma análise da nossa vida. É preciso entender para evoluir.

Planejamento do tempo

Segundo os especialistas, nosso dia deve ser dividido em três partes iguais para trabalho/estudo, lazer/atividades diversas e descanso. Nem sempre é possível chegar ao equilíbrio dessa tríade, mas devemos buscar sempre os resultados mais próximos disso.

Os principais pontos para o sucesso dessa empreitada são:

  • Saber dizer não;
  • Conhecer e respeitar o próprio ritmo biológico;
  • Ter disciplina e fazer o planejamento adequado do tempo;
  • Correto uso das ferramentas de comunicação: telefone, e-mail, programas de mensagens instantâneas;
  • Melhorar a comunicação interpessoal;
  • Saber delegar e aceitar dividir as atividades;
  • Definir prioridades;
  • Evitar a administração baseada em erros e crises;
  • Evitar reuniões e debates desnecessários;
  • Ter objetivos pessoais bem estabelecidos.

Existem diversos outros pontos. E eu gostaria que me ajudassem a completar essa lista! Esses são apenas os mais problemáticos e urgentes.

Usar o tempo com qualidade possibilita efetivar melhor as tarefas e com isso melhorar os demais aspectos da vida, ou seja, alcançar o equilíbrio da tríade trabalho, lazer e descanso.

O importante é nunca desistir da transformação, mesmo com todos os obstáculos e dificuldades, pois o prêmio pelo sucesso dessa realização não tem preço: a sua qualidade de vida.

E essa vida, só temos uma. Até mais. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. Muito interessantes sua abordagem, simples e nos faz refletir sobre esta corrida incessante atrás do tempo no mundo de hoje.

  2. O tempo realmente a única coisa valorosa que a gente tem, que pena que na vida real quase ninguem sabe e ainda usamos dinheiro para troca de mercadorias… que vida primitivo que o ser humano ainda nesse seculo usa…. 😉

  3. Parabéns Eduardo … gostei muito da matéria … e o que você disse mesmo não sendo um TCC ou um livro de várias página é um belo resumo que ajuda bastante a compreender um pouco mais sobre esse tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *