Na hora de pagar a conta é que se lembra do cliente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Reter um cliente antigo custa menos do que conquistar um novo. Vale a pena investir esforço nisso, pois são eles, os clientes que estão na casa, que ajudam a formar e fortalecer a percepção da marca lá fora, sustentados naquela que é a mais poderosa ferramenta de comunicação: a reação espontânea da satisfação com o produto ou o serviço adquiridos.

Regra válida também para a insatisfação: como humanos, reagimos e compartilhamos mais nossas experiências ruins do que as boas, e isso com muito mais pessoas. Frequentemente passamos adiante mais o que nos incomoda do que o que nos dá prazer, satisfação e plenitude. Somos assim, como humanos. Não seríamos diferentes como consumidores.

Diante disso, é espantoso ver a quantidade de empresas que, focando apenas na conquista do novo cliente, esquecem-se de cuidar dos que já atendem. Esforçam-se na abertura de novas torneiras, porém esquecem-se de fechar o ralo. O resultado? Equipes de vendas saturadas, angustiadas pelo esforço hercúleo que precisam empenhar a cada mês para repor a quantidade de dinheiro que mantém a empresa.

E naturalmente, uma alta rotatividade, que não raro zera a informação de relacionamento da empresa, já que poucas são aquelas que levam a sério, e com sucesso, programas que preservem informações do cliente além do dia do vencimento da sua fatura ou do seu contrato.

Quando o vendedor vai embora, com ele vai a informação. Não raro, a carteira. Vender é um processo de relacionamento. Estruturas físicas inquestionáveis representam apenas o hardware nessa história. É preciso cuidar do software: as pessoas e a forma como a informação é preservada.

Vender, hoje, vai muito além das batidas etapas de obtenção da atenção do cliente, da identificação dos seus interesses, da apresentação do produto, da criação de desejo e da efetivação.

Recordar-se do cliente apenas no dia do vencimento da fatura ou do contrato mostra que o foco não está nele, mas apenas no caixa. Porém é a existência de clientes – novos ou antigos – que mantém o caixa cheio. Manter a comunicação ativa durante os outros períodos é a base do processo de relacionamento, que bem conduzido, preserva o encantamento. Afinal, quem é que gosta de ser lembrado apenas na hora de pagar a conta? [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Espanto-me frequentemente quando leio ou ouço promoções de empresas com as quais tenho algum vínculo, com o intuito de angariar novos clientes. Os planos ofertados são melhores do que a continuidade do meu, ou mantêm a promoção que “era válida apenas por uma ano”. O que me leva a perguntar: por que continuar? Não é melhor encerrar o meu e começar outro? Afinal, qual o incentivo à “fidelidade”? Por isso, acho o tema do artigo muito pertinente. As empresas deveriam refletir sobre isso e mudar de postura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *