As perspectivas para o mercado de tablets

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Na semana passada estive na 4º Edição do Mobile Intelligence 2.0, realizado na quarta-feira (23/03) no Hotel Meliá Itaim, em São Paulo. O evento contou com a presença de executivos das principais empresas de tecnologia e mobile, tanto em público como em palestrantes.

E uma das apresentações mais interessantes esteve a cargo de Thiago Moreira, diretor de Telecom da Nielsen Brasil, mostrando dados de uma pesquisa sobre as oportunidades de negócios para novas plataformas com o crescimento da demanda por aplicativos, sob o ponto de vista estratégico e de receita.

– O que há de novo no mercado móvel brasileiro?

– O Brasil fechou 2010 com 203 milhões de linhas ativas. Pela primeira vez passamos a penetração de 100%, ou seja, tem mais linhas que habitantes no país, o que gerou um crescimento de 17% comparado ao ano de 2009. E além de mais linhas ativas, as pessoas também trocaram mais de aparelhos: o crescimento foi de 101%. E quais aparelhos? A maioria deles (279%) foram smartphones, também no comparativo 2009 x 2010. E vale ressaltar que os aparelhos com mais funcionalidades são os preferidos pelos consumidores.

A penetração dos smartphones nas camadas sociais concentra-se nas classes A (59%) e B (26%). Mas já começa a entrar também na classe C (11%) e na D (4%). Isso mostra que o smartphone não é um objeto de desejo só da elite, mas que a população em geral começa a ter acesso à internet e a outras funcionalidades que elas não tinham com os aparelhos que usavam no passado.

– Mas, e o iPad?

– O tablet da Apple é o 4º item de consumo que as pessoas desejariam adquirir nos próximos 6 meses (18%). Só perde para TV (19%), computador (20%) e smartphone (19%). Entre as discussões nas redes sociais e de fóruns na internet, o iPad foi bem avaliado nas discussões em relação aos tablets das marcas concorrentes.

E o interessante aqui é que as discussões sobre os possíveis e os novos concorrentes do iPad estão bem distantes das discussões sobre funcionalidades e já estão muito próximas das discussões sobre a nova versão do iPad. Então quando se comenta sobre outras marcas, o que predomina é o que virá no iPad 2. As discussões sobre funcionalidades ficam muito próximas das de laptops e PCs em relação às funcionalidades do iPad.

– E que tipo de conteúdo é mais consumido no iPad?

– Começa por games, em seguida vêm livros e revistas digitais, e em terceiro vêm os vídeos. Estão à frente os conteúdos mais elaborados e de longa duração, sendo que o tempo que a pessoa passa acessando esses conteúdos chega a ser 3 vezes mais do que o tempo que ela passaria acessando-os de um iPhone. Traduzindo isso em números, 10% das pessoas passam mais de 4 horas no iPad.

– Quem são as pessoas que compram o iPad?

– Em sua maioria, são os early adopters, ou aqueles que gostam de adquirir novas tecnologias desde o lançamento. Entre os early adopters, quase metade (48%) já possui um iPad. O perfil de consumo é de jovens entre 16 e 35 anos, em sua maioria homens (65%) contra 35% entre as mulheres. Outro fator interessante é a diversidade das pessoas que compram o produto. Está bem distribuído entre brancos, negros e asiáticos, sendo que essa penetração está bem próxima dos smartphones.

– E quais são as oportunidades de negócio dos tablets?

– Levando-se em conta a grande mobilidade permitida pelos tablets, aliada à tela maior que a de um celular, é possível prever todo um ecossistema de aplicativos que hoje não temos disponível para PC, por exemplo. Se considerarmos os aplicativos, 91% são jogos, seguidos de 86% em entretenimento, 84% na parte de navegação, 82% em aplicativos de produtividade, 77% em alimentação e 76% em notícias.

E também há uma boa oportunidade de retorno na parte de anúncios: a receptividade por propaganda é alta, cerca de 59% aceitaria recebê-la em troca de conteúdo, sendo que o valor em que estariam dispostas a pagar varia entre US$ 2 e US$ 5 por cada conteúdo.

Os jogos disparam na frente, em relação às demais categorias (entretenimento e notícias), batendo entre os maiores valores. A parcela da população que não concorda com o preço ou não consideraria pagar pelo conteúdo é ínfima (5%). Tendo um conteúdo bom e relevante as pessoas vão pagar e vão consumir.

Para saber mais detalhes sobre a pesquisa e como ela foi realizada, assista aos vídeos:

Parte 1

Parte 2

[Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Laura Loenert é jornalista e editora do site 3DPrinting.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. As pessoas devem lembrar também que existem muitos tablets que usam Android e que estão se espalhando muito rapidamente, como uma ótima alternativa.
    Tenho um Kyros (Coby, marca famosa nos tempos de walktok e diskman) e ele é ótimo! Acessa internet, aceita os aplicativos para Android, permite ler livros… E custa apenas $199,00. Ah, tem 4GB de memória.
    Não existe só o iPad nesta vida de tablets…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *