Jon Burgerman e o uso de ilustrações em interfaces

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É com muita felicidade que venho publicar uma entrevista que realizei com o designer e ilustrador britânico Jon Burgerman. Depois de ver uma matéria dele na 30º edição da revista Computer Arts Brasil, tive a ideia de convidá-lo para falar um pouco sobre a aplicação de ilustrações em interfaces, para que as pessoas tenham oportunidade de conhecer um excelente designer e também ver que o design e a arquitetura da informação podem andar lado a lado.

jon

Jon trabalha com um estilo próprio de ilustrações e tem conseguindo aplicar seus trabalhos nos mais diversificados produtos. Ddesenvolveu trabalhos para clientes como Adidas, Puma, Rip Curl, Sony e Pepsi.

5

Além disso, colaborou com o game Little Big Planet e criou o aplicativo para iPhone Inkstrumental que permite o compartilhamento de músicas.

É um prazer tê-lo nessa breve entrevista. Admiro seu trabalho e acredito que contém uma boa dose de bom design.

– Você trabalha com ilustrações muito bem e conseguiu aplicá-las de uma forma muito atrativa. Você acredita que o estudo e aplicação de ilustrações em uma interface podem promover um sentimento maior de imersão ao usuário em relação ao conteúdo?

Jon Burgerman – Pessoas precisam de uma forma de entender como se usa ou aplica ou interage com as coisas. Personagens e ilustrações podem prover isso quando necessário. Eu penso que nos relacionamos melhor com outras pessoas, mesmo que essas “pessoas” não sejam pessoas, mas personagens ou seres.

– Que dificuldades você vê na aplicação de ilustrações em interfaces?

Jon Burgerman – Aonde elas não são necessárias só confundem. Menos é mais e elas só devem ser usadas quando necessárias e vitais.

2

– Notamos em alguns projetos uma falta de preocupação em combinar arquitetura de informação com um design atrativo. Como você vê isso?

– Sim, normalmente um aspecto se impõe sobre o outro. É um problema comum, mas quando os dois são casados perfeitamente é ótimo e você nem nota a diferença entre um e o outro.

– Como você vê o uso de ilustrações em interfaces hoje em dia? E como você acha que essa combinação pode evoluir?

– Quando as duas são combinadas perfeitamente e as ilustrações agem como uma forma integral de permitir ao humano entender e usar a interface sem pensar a respeito, é sublime.

Mais sobre Jon Burgerman:

[Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Gabriel Pinheiro é designer de interfaces. Atualmente trabalha na Highlan Soluções Inteligentes com o planejamento e desenvolvimento de interfaces desktop, web e mobile. Mantém o blog Café Interativo e o Twitter @gabrielboco.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Sérgio,

    A arte não se limita, apenas cria e se adapta a novos formatos. Não existe limitadores para arte, ou apenas uma vertente da mesma. Ela se expande, se divide e se faz cada vez mais presente.

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *