A enxurrada mobile é o renascimento do browser?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

The Web is Dead! já noticiou a Wired. Um estouro de notícia devidamente fundamentada por dois artigos que se contrapoem em argumentos, criando um conceito que nos induz a pensar que tudo o que sabemos sobre web está ultrapassado e, quem sabe, vai sumir ali na frente.

Tudo isto causado pelas diferentes e novas formas de se navegar pela web, de consumir conteúdo através de smartphones e tablets recheados de aplicativos especializados, dispensando o uso do velho browser e seus cookies.

Ao mesmo tempo, quase que diariamente, leio novidades sobre plataformas para telefones celulares, tablets, netbooks e até para a sua televisão de casa. Inovadoras, melhores e mais integradas às midias sociais, cada plataforma diz explorar novos seus atributos e um mundo de possibilidades quase impossíveis de distinguir.

Neste embalo, grandes marcas investem pesado nas suas próprias lojas de aplicativos, em personalizações de interface para sistemas abertos (como o Android) e até fechados (iOS), impulsionando empresas e programadores a desenvolverem para a sua plataforma.

A promessa para os usuários: muitos aplicativos especializados para você fazer o que quiser. A promessa para os desenvolvedores: muitos clientes querendo o seu aplicativo

Será?

Com tantos sistemas operacionais surgindo com a ascensão dos celulares touch screen e agora as tablets, a sensação de já ter visto esta corrida antes só aumenta. Aconteceu com o mercado de processadores logo após o ano 2000. Assim como os aparelhos celulares e seus sistemas operacionais, a cada mês o mercado recebia tantas novidades melhores e mais avançadas das fabricantes de processador, que você não sabia exatamente o que deveria comprar. E, quando finalmente adquiria um computador novíssimo, de última geração, ouvia um amigo dizer que o dele era melhor.

Com os browsers passamos pela mesma “Era”. Um tempo onde Internet Explorer e Firefox interpretavam códigos de maneiras distintas, deixando os desenvolvedores quase malucos com tantas peculiaridades na hora de criar websites. Aliás, isto não está bem resolvido até hoje.

A enxurrada de novidades e toda esta variedade parece ser ótima numa análise mais superficial. Mas quem vai dar suporte a tudo isto? Quem vai atualizar os aplicativos de tantos sistemas operacionais mobile distintos? Teremos nós mercado para consumí-los e desenvolvedores com paciência suficiente pra encarar tantas plataformas?

No final das contas, fica a impressão de que o mercado aplicativos começa a ser tão complexo, e cheio de aplicativos mal desenvolvidos, que teremos que usar o velho browser novamente. O surgimento dos primeiros web apps, como a versão de Angry Birds promovida pelo Google Chrome, só dá indícios de que podemos estar iniciando uma nova Era.

O que você acha? [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Juliano Fagundes é planner e consultor, com formação em design, publicidade e propaganda e comunicaçao digital. Mantém o Twitter @julianofagundes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Pingback: A enxurrada mobile é o renascimento do browser? | Vendendo + Online: Mais Vendas e Negócios Online
  2. Bom artigo, abordado no momento certo…

    Realmente são tantas novidades acontecendo… mas onde isso vai dar eu não sei, será que estas empresas vão algum dia falar a mesma lingua? ou pelo menos tentar?

    Difícil dizer, a minha opinião é não… mas por fim, algum padrão para integrar esses novos aplicativos e dispositivos terá que surgir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *