Manifesto 2.0 por uma sociedade mais colaborativa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Estamos descobrindo maneiras melhores de organizar a sociedade em todas as suas instâncias, através da colaboração, utilizando as ferramentas interativas que a Internet proporciona.
Manifesto 2.0

manifestoO Manifesto mais conhecido é o Comunista, publicado em 1848. Hoje, entretanto, os manifestos têm se tornado moda. Um importante é o Manifesto Ágil.

A onda dos manifestos, a meu ver, é uma característica de uma sociedade mais participativa em rede. No ambiente anterior, agíamos a partir de visões fechadas, ordens, determinações. Éramos agrupados por profissões, disciplinas, empresas, locais, regiões.

Nessa primeira fase pós-revolução da informação, passamos a nos identificar com visões e princípios. E isso tende a crescer. Por isso, há a necessidade de manifestos, pois as pessoas passam a se organizar por ideais.

É uma forte tendência.

Há pessoas que sugerem o desenvolvimento de software de outra maneira, buscam um diferente tipo de educação ou mesmo querem apresentar uma nova forma de ver o desdobramento da revolução da informação na sociedade.

A ideia de realizar e fazer manifestos parte, acredito, de algumas necessidades:

  • Apresentar uma visão diferente de algo pouco corriqueiro;
  • Articular pessoas que se identificam com aquela visão;
  • Mostrar para a sociedade: aquela maneira de pensar, mesmo se for pouco usual ou corriqueira, já é considerada válida por um conjunto de pessoas.

Assim, um manifesto é uma “praça de ideias”, na qual as pessoas a visitam e colocam ali uma estátua para influenciar a sociedade em uma nova direção.

Nós pensamos assim, o que você acha? Quer deixar seu nome na estátua?

Este manifesto 2.0 surgiu da articulação, discussão e debate sobre o mundo 2.0 em vários cantos, mais fortemente aqui no Rio de Janeiro.

Fizemos uma lista de discussão, algumas reuniões prévias, modificamos no Google Docs algumas coisas, de forma coletiva e propusemos um “manifesto vivo”.

Vivo, pois a ideia é ter embaixo do manifesto uma plataforma produtiva para podermos (todos que querem) modificá-lo com a aprovação daqueles que o apoiaram e se expressaram no sentido de discutir seu futuro.

Tivemos uma boa polêmica sobre isso, pois, por tendência, o manifesto é um só, imexível e quem quiser que faça outro. Mas a ideia de democracia 2.0 é justamente algo mais complexo.

Nada é para sempre, tudo é processo, nós todos vamos amadurecer e melhorar o texto, conforme formos repensando coisas. E o documento digital deve permitir isso, a La Wikipédia.

Porém, tal proposta deve ocorrer em um tempo hábil, com bastante gente para construir um ambiente informacional com o qual seja possível – sem grandes esforços – votar nas propostas de mudança. Tudo isso para vencer o maior inimigo: a falta de tempo!

A versão beta, já no ar, inicia esse processo ao incluir os emails de todos que querem participar. Estamos desenvolvendo uma plataforma para permitir o voto de todos e as melhorias ao longo do tempo.

Essa plataforma, na verdade, é uma das muitas que vão aparecer a fim de possibilitar a construção da democracia 2.0, pois não basta apenas o desejo de tê-la, é preciso construir ferramentas para viabilizá-la. Como detalhei neste post.

Muitos discutem e votam em tempo real, de forma fácil. Alteram automaticamente textos, leis, regras, posturas, trabalhos. Eis a sociedade para a qual estamos indo.

Leia o manifesto e só assine se realmente você o considera sensato. Se encontrar detalhes a serem mudados, inscreva-se na lista dos que vão aprimorá-lo e quando a plataforma entrar no ar começaremos as mudanças.

Vamos adiante. Que dizes? [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Pessoal, valeu…Michele, um manifesto não tem uma reivindicação específica, mas a ideia de apontar uma visão diferente.

    Podemos dizer que queremos sair de uma sociedade mais hierárquica, vertical, burocrática para uma mais horizontal, mais colaborativa e mais inteligente para resolver diversos problemas complexos que temos pela frente.

    Que dizes?

    Grato a todos por visitas e comentários.

    Assinem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *