O que faltou na campanha que não decolou

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Saiu um estudo estes dias mostrando que boa parte das ações desenvolvidas pelas empresas nas redes sociais não alcançaram um bom resultado. Às vezes não foi nem porque não vendeu muito (que já é difícil), mas por falta de participantes naquela promoção que parecia tão fácil de se participar.

Mas o que aconteceu?

As campanhas digitais/sociais em sua maioria pedem alguma ação do usuário, seja jogar um game, espalhar uma mensagem ou outra.

Tudo isto pede um engajamento e fazer qualquer pessoa executar uma ação para você não é fácil.

Então, ações de marketing digital/sociais não são fáceis, mesmo assim, existem algumas variáveis que podem ajudar :

Relacionamento

Assim como na vida real, as pessoas tem maior tendência em executar alguma ação para outra, se já existe algum relacionamento entre as mesmas. O mesmo acontece no digital.

Uma marca que poucos conhecem e do nada pede alguma ação para usuários da internet terá uma aceitação baixa, se comparado com outra marca que está ativa nas redes, gerando conteúdo relevante e fazendo ações constantes.

Muito difícil que uma primeira ação sua gere um resultado estrondoso, ainda mais se é uma empresa iniciante no digital. Comece com uma campanha simples, gere conteúdo, participe com os usuários e faça outras ações. Com o passar do tempo você construirá uma rede forte e suas campanhas terão melhores resultados.

Prêmio

Variável do prêmio é muito importante, mas não é tudo. Já vi muita campanha que dava iPad receber poucas participações enquanto outras receberem milhares de menções por uma camiseta.

Tudo depende do conjunto de variáveis – se a empresa é pouco conhecida e tem pouco relacionamento digital, um prêmio melhor ajuda, mas também escolher um prêmio mais simples e destinar uma verba para divulgar em CPC que é barato também deve ser levado em conta.

Ainda sobre prêmios, dividir a premiação em vários itens também é algo que ajuda sua campanha; mais pessoas participarão da ação se esta oferecer mais chances de ganhar.

Facilidade

A ação que você deseja do usuário é fácil? Jogos difíceis que devem ser repetidos várias vezes, formulários cheios de informação ou concursos culturais que pedem grandes produções criativas… Tudo isto é legal, mas quanto maior o engajamento solicitado, menor a adesão, ou mais variáveis o usuário irá solicitar.

Pense sempre na ideia do “1 clique” – toda a ação solicitada deve ser no máximo de um clique:

  • 1 clique para subir uma foto
  • 1clique para seguir e RT
  • 1 clique para gravar um vídeo na webcam
  • 1 clique para cadastro

Divulgação

Muitas campanhas erram neste ponto. Acreditando que apenas avisando para os amigos e seguidores a campanha por si só irá se espalhar.

Isto dificilmente acontece. Cada campanha tem um público alvo definido e este muitas vezes não segue o seu perfil; é preciso guardar um pouco da verba para outros meios, sejam eles off-line ou online.

Gosto bastante de painéis CPC para divulgação de promoção. O Adwords e o Facebook conseguem me conectar com usuários interessados na ação com um custo muito baixo.

E-mail marketing, um serviço de seeding e a busca por posts de blogueiros também são fundamentais.

Criatividade, ideia

Por último, a variável da ideia comunicada também exerce alta influência sobre o resultado da campanha.

Um mote legal, que tenha uma frase engraçada de ser espalhada, ajuda a quebrar barreiras e com certeza trará mais participantes do que apenas o “RT e ganhe”.

Ligar sua comunicação a algo divertido também ajuda muito, pois entretenimento é uma das principais bases do meio digital.

Estas são apenas algumas variáveis importantes em uma campanha; talvez você encontre outras, mas estas podem te ajudar a identificar o que falta naquela ação sua que ainda não decolou. [Webinsider]
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Raphael Lacerda (raphael@mercadobinario.com.br) é sócio na empresa Mercado Binário, agência de automação e leads de venda

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3 respostas

  1. Realmente algumas coisas parecem tão óbvias que deixamos de lado, obrigado pelas dicas. Vou me esforçar para manter um bom padrão e criatividade.Afinal lidar com universitários nada mais é do que estar no limiar do sucesso e fracasso.

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