Para aumentar sua base opt-in no e-mail marketing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O e-mail marketing é um canal de vendas singular e tem um ROI altíssimo pela simples razão de ser baseado em permissão. Por isso, o claro e manifesto desejo de receber a comunicação da sua loja virtual por e-mail deve ser preservado, deve-se fugir da tentação de adquirir base. Contudo, a construção de uma grande base opt-in não é fácil. Requer tempo, dedicação e estratégia.

Seguem então cinco dicas de como aumentar sua base opt-in.

1. Destaque o local da captação

Muitos varejistas online colocam o box de captação de e-mail nos rodapés das suas páginas. Sabemos: conquistar o e-mail é ouro para um player de comércio eletrônico, então, o box de inscrição deve constar pelo menos uma vez antes do primeiro pagedown da sua página, deve ser extremamente fácil de encontrar.

Além disso, trabalhe com redundância e permita que seus clientes se inscrevam em diversas páginas do site, sobretudo as mais visitadas.

2. Destaque os benefícios

Seja persuasivo! Dê ao seu cliente boas razões para ele fornecer o e-mail. Ofereça benefícios como um desconto ou frete grátis na primeira compra, além de promoções exclusivas ou informações privilegiadas.

Tratar seu cliente como VIP é uma estratégia inteligente e dá a ele um motivo não só para se inscrever, como também para manter-se recebendo e, sobretudo, clicando em seu e-mail marketing ao longo do tempo.

Veja abaixo como as lojas WOMAN WITHIN e BLAIR.com captam seus e-mails logo no topo e destacam seus benefícios.

Para quem ainda não sabe, ambas as lojas são TOP 10 mundial em conversão em suas lojas virtuais. Obtêm 22,4% e 20,5% neste indicador, respectivamente, enquanto a média brasileira é de 1,5% a 2%.

womanwithin

blair

Cito também uma loja brasileira que trabalha muito bem a estratégia de captar o e-mail antes da primeira rolagem em sua página, com um benefício sempre em destaque.

apetrexo

E, como nem tudo são flores, temos a seguir uma loja que deixa a captação praticamente no rodapé, sem destaque algum.

empresax

3. Evite cadastros longos

Ao planejar o formulário de cadastro, capte apenas informações imprescindíveis. Evite a distração, porque os e-consumidores são impacientes e certamente vão abandonar um processo longo. Em alguns casos, algumas informações são realmente muito importantes para a sua estratégia, como a segmentação de cadastros por exemplo. Deste modo, uma boa estratégia é criar um processo de duas etapas.

A primeira etapa, com a qual captamos as informações imprescindíveis e uma etapa avançada, quando os clientes são convidados a preencher informações adicionais.

4. Promova promoções e concursos culturais

Faça de tempos em tempos promoções e concursos para aumentar sua base. Aqui vale a criatividade da equipe de marketing. Apenas não se esqueça do objetivo: captar e-mail opt-in.

Crie a campanha, seja criativo, mas não se esqueça do Call do Action da Ação. Destaque de maneira sutil a ação que você espera: o cliente fornecer o e-mail. Não deixe essa informação se perder no meio do conteúdo.

5. Use um e-mail de boas vindas

Seja humano. Mostre ao seu cliente que a sua loja virtual não é gerenciada por máquinas e sim por pessoas.

Não envie um e-mail frio, com layout de mensagem automática. Surpreenda seu cliente! Encante-o! Apresente os benefícios de comprar na sua loja e o quanto você se interessa por ele. Um e-mail de boas-vindas bem planejado e executado tem uma taxa de abertura e clique muito alta.

Divulgue conteúdo e ofertas realmente atraentes. Agrade-o com um benefício realmente decisivo que o faça realizar a primeira compra. O ideal é: enviar o e-mail imediatamente após o cadastro. [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Luiz Dias (luiz@gerentedeecommerce.com.br) é autor do website GerenteDeEcommerce.com.br, gerente geral de e-commerce da Connect Parts, professor do curso de formação de Gerente de E-Commerce e Gestão em Marketing Digital da Internet Innovation e é consultor de e-commerce e marketing digital.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *