Design de interação: vem aí o IxDSA 2011

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Com sistemas mais complexos, clientes mais exigentes e tecnologia capaz de mover um prédio ou uma pena, trabalhar com desenvolvimento direto na produção é um risco que as empresas de inovação e comunicação não querem mais assumir.

E o IxDSA 2011, que acontece de 1 a 3 de dezembro, representa esse momento, escolhendo o Brasil como sede da América do Sul para representar um dos eventos mais expressivos no cenário de tecnologia e inovação.

Os encontros são idealizados pela IxDA, associação global dedicada à prática do design de interação. O primeiro deles aconteceu em 2008, nos Estados Unidos.

Logo no ano seguinte já veio para o Brasil e São Paulo foi a primeira capital a receber o evento, seguindo em Curitiba e agora em Belo Horizonte na versão mais robusta, comparada aos eventos do IxDA na Europa e Estados Unidos.

A programação traz como palestrantes Jon Kolko, fundador e diretor do Austin Center for Design, Mike Kuniavsky, um dos precursores do assunto, autor dos livros “Observing the User Experience”, “Smart Things” e co-fundador da Adaptive Path, ThingM e Crowdlight; Brian Rink especialista em fatores humanos da IDEO; Chole Gottlieb, diretora executiva de criação e design de interação na R/GA, representantes da Microsoft, Netflix, C.E.S.A.R, Google e outros importantes profissionais brasileiros com todas as credenciais para estarem ao lado de grandes nomes internacionais.

Design Challenge

O IxDSA 2011 traz os princípios de transformação tecnológica economicamente viável e sustentável. É dentro desse clima que foi lançado o Design Challenge. Neste desafio, você e cinco amigos participam criando uma solução social importante para sua cidade. Vocês podem enviar quantas ideias quiserem. E não é preciso se inscrever no evento para participar. Interessou? Corre lá para ver os detalhes, porque as inscrições se encerram dia 5 de novembro.

O modelo de envolvimento e participação do IxDSA 2011 é bem rico e interessante: você pode assistir palestras, se especializar escolhendo um workshop e ainda buscar inspiração, visitando instalações interativas.

Esse ano o conteúdo está bem equivalente aos principais congressos mundiais do campo do design com foco da experiência do usuário, disciplina ainda pouco conhecida pelo grande público, mas que está sendo absorvida em empresas que trabalham com inovação, como agências de comunicação, startups, bancos, e-commerces e mobile services.

E se você que quer se aprofundar nesse assunto, é importante chegar no IxDSA 2011 com pelo menos dois mitos esclarecidos:

1. A internet não é um meio de comunicação, como o rádio ou a TV. É a forma de trafegar dados promovendo a interação, seja usando um tênis, um caminhão, uma geladeira ou um projeto experimental por meio de sistemas web.

2. O design não é só “a parte colorida dos produtos/serviços”; a concepção do protótipo e o wireframe são processos do design, assim como planejar, pesquisar e testar. Porém, em cada parte do processo, é envolvido um grupo diferente de profissionais do campo de user experiences.

Nesse grupo, incluem os user experiences specialists, arquitetos da informação e designers de interação e especialistas em HCI. Todos eles trabalham a concepção de design de produtos/serviços e o controle de riscos (testes, pesquisas) com foco no usuário respondendo ao modelo de negócio de seus clientes.

Eles têm a capilaridade como premissa básica da especialização profissional. Essa visão multidisciplinar de conhecimentos é que trazem os critérios para as tomadas de decisões e a capacidade de se adaptar ou transformar metodologias aplicadas à melhoria da experiência de pessoas, entre pessoas, produtos, serviços ou empresas, seja qual for a tecnologia.

Por isso é comum ver publicitários, jornalistas, biblioteconomistas, engenheiros, programadores, psicólogos, sociólogos, designers gráficos entre outros profissionais de ciências humanas e exatas se especializando em disciplinas do campo da experiência do usuário.

E como o mercado de trabalho está amadurecendo estes conceitos, os especialistas multidisciplinares optam pela nomenclatura que mais se adequa a suas especialidades e objetivos de carreira. Daí vem tantos nomes e siglas, como UID, UXD, UX Researcher, UX Strategist e HCI, cada uma com uma especialidade diferente e uma responsabilidade diferente sobre a etapa de design.

Você é um curioso ou se encaixa em um destes cenários? Então o IxDSA 2011 é ideal para ampliar seus conhecimentos. Para quem acabou de participar do EBAI 2011, acredito que o IxDSA 2011 será uma boa forma de complementar suas informações.

Agora, se está em seus planos viajar o ano que vem e aproveitar também uma experiência no exterior, coloco aqui 10 indicações complementando a lista de Silvia Melo e colaboração de Michelli Yaeko Sasaki para você ir se preparando.

1. http://uxweek.com/2011
2. http://aneventapart.com/events
3. http://futureofwebdesign.com/new-york-2011
4. http://sxsw.com
5. http://www.ux-lx.com
6. http://www.ixda.org/conference
7. http://www.mobileworldcongress.com
8. http://2012.iasummit.org
9. http://www.hotmobile.org/2012
10. http://www.usabilityprofessionals.org/conference/index.html

Nos vemos no IxDSA 2011, Até lá!

Mais info:
Site: Interaction South America 2011
Quando? 1, 2 e 3 de Dezembro – Belo Horizonte
Mapa: UNI-BH – Campus Antônio Carlos – R. Diamantina, 463, Bairro Lagoinha
E-mail: contato@ixdabh.org

[Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Melina Alves (@melinalves) fundadora da DUX Coworking. Consultora em User Experience, Designer de Experiência e Interação. Mantém o blog Melina Alves.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *