Startups: novo ano, uma nova postura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O mercado passa por uma grande transição. Se por um lado vemos uma crise econômica forte, por outro há um boom de novas empresas e startups.

A tecnologia parece ser imune às marés mais revoltas. Apenas parece. Basta lembrar o estouro da bolha da internet no início do ano 2000.

O mercado está aquecido e ansioso por inovações, seja de dispositivos ou de novos aplicativos. As pessoas estão hiperconectadas e muitas das atividades do dia a dia dependem exclusivamente do uso da tecnologia.

Mas, por que muitos negócios promissores não se consolidam apesar do cenário extremamente positivo e com alta demanda pelas soluções desenvolvidas?

Pois não há gestão eficiente.

A pirâmide de valor

Sem planejamento e estratégias eficientes, nenhum negócio sobrevive no competitivo mercado moderno.

Há muitos projetos lucrativos e com alta visibilidade – seja nas redes sociais, nos meios especializados ou mesmo na mídia convencional – entretanto, existe ainda muito amadorismo por parte dos managers, seja por falta de experiência – pois são, em geral, jovens – ou por não se preocuparem com essa parte mais “burocrática”.

É bastante comum no caso das startups ou das pequenas empresas ter o foco do trabalho apenas em determinado produto ou serviço, nos famosos carros-chefe. E quando a “onda” desses passa, muitas ficam sem parâmetros e – consequentemente – fecham as portas.

O rápido ganho financeiro, todavia sem continuidade, não se sustenta. O sucesso do negócio está no longo prazo, por isso a visão imediatista pode gerar uma ilusão perigosa.

É como tentar equilibrar uma pirâmide ao contrário. Ela ficará totalmente instável e, a qualquer leve movimentação, cairá.

O produto ou serviço sempre é o topo, nunca a base. O topo deve estar sobre blocos sólidos de conhecimento, de profissionais compromissados e de objetivos e metas bem definidos.

Com esse modelo estrutural, é possível ir além e solidificar a marca. Foi o que empresas como a Apple e o Google fizeram para se tornarem gigantes, não só em porte, mas em confiabilidade e respeito.

Somente com gestão eficiente do conhecimento é possível, mesmo depois de vários anos de atuação, continuar na vanguarda.

Então, que tal analisar o seu negócio e planejar com coerência as ações para o próximo ano?

Talvez, seja preciso uma mudança radical de postura para poder evoluir e manter-se em destaque.

Em 2012 há ótimas perspectivas para quem aplica o conhecimento em inovação. Agora, é preciso transformar essas oportunidades em negócios concretos.

Sua startup está pronta para o desafio?

Até mais! [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *