A pesquisa social transforma o marketing digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O mais recente lançamento do Google, o Search Plus Your World, já era esperado e inevitável. A presença da dinâmica das redes sociais em outros serviços da internet é uma tendência e não surpreende. Mas qual o impacto dessas mudanças no marketing digital? Está na hora de começar o debate.

Na primeira vez que li sobre o Plus One (+1) fiquei surpreso. Era um indicativo claro de que em breve os sistemas de busca não trariam os mesmos resultados para todos os usuários. Minha cabeça girou. Todos os esforços de SEO, todo o empenho dos programadores e geradores de conteúdo, todo o mercado que surgiu a partir desses conceitos mudariam para sempre. E já estão mudando.

É claro que tudo isso vai continuar sendo muito importante para que um site tenha um bom pagerank no Google, mas o Search Plus Your World, que dá acesso a resultados personalizados para uma pesquisa, revela o que todo bom profissional de web já sabia: conteúdo relevante é imprescindível.

Quanto mais pessoas gostarem do que encontraram em seu site, quanto mais compartilhamentos e indicações você receber, mais perto vai estar de um bom destaque no sistema de busca. Isso reforça uma mensagem há muito tempo declarada pelas redes sociais. Não há programação que substitua um bom conteúdo.

E eu particularmente, que me apaixono cada vez mais pelas transformações causadas pela web, fico extasiado. A cada dia a força do usuário para decidir o que quer ver, gostar e debater, cresce mais. E corresponder a essas expectativas e continuar surpreendendo seu público é o maior desafio das empresas que marcam presença na internet.

Todo mundo quer aparecer. E agora?

A dinâmica social no sistema de busca do Google nos força (os profissionais de web) a mudar nossas compreensões e atitudes, tentando descobrir a melhor maneira de conquistar espaço na web. Como em toda novidade que a internet traz, mais uma vez vamos ter que aprender fazendo. Ainda não há receita de sucesso para conquistar seguidores, fãs e leitores na internet.

E muito menos para atingir a visibilidade desejada.

Mas uma coisa o marketing e a publicidade podem comemorar: teremos iniciativas muito mais criativas e obstáculos ainda mais desafiadores pela frente. Inovação será talvez o diferencial entre as ações bem sucedidas e as fracassadas. E quando a situação é essa, o público agradece, porque o resultado é sempre bom. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Fred Palladino é Gerente de Planejamento na Zero Glosa Tecnologia, em Goiânia. No Twitter é @fredpalladino e no Facebook facebook/fredpalladino.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *