Tecnologia e diálogo ajudam na tomada de decisões

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Dia após dia aumentam as cobranças para que líderes e gestores sejam cada vez mais completos, seguros e exemplares. Hoje, não bastam currículos atualizados, cargos de destaque e fluência em idiomas. A conduta na empresa conta, tanto dentro como fora dela e a exigência chegou ao ponto de haver cursos de pós-graduação e MBAs focados na forma de conduzir equipes e tomar decisões.

Como já diria o filósofo Peter Drucker, a tomada de decisão sem ação não passa de mera intenção. Sem dúvida, decidir é o ponto crucial para o funcionamento de uma empresa, exigindo competências específicas.

Existem líderes que, ao tomar uma decisão incorreta, culpam subordinados e vice-versa. Há quem diga que esse tipo de problema acontece por insegurança, porém essa é a consequência de um problema mais complexo: a falta de compreensão do que realmente acontece ao seu redor.

Em geral, esse erro ocorre porque o ser humano, na necessidade de buscar uma justificativa, apega-se à resposta mais óbvia. E, quando encontra uma causa razoavelmente satisfatória, logo deixa de investigar as demais. A mentalidade aberta e o trabalho em equipe podem minimizar esses mal entendidos. Para tanto, o primeiro ponto é o diálogo.

Aquele ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma” é a mais pura verdade. Quando há condição mínima para o diálogo, a mente se abre. Surgem ideias sobre oportunidades, riscos, ações, métodos, ferramentas. Tudo é considerado e amadurecido. Por isso, o primeiro passo para ser um líder inspirador é, sempre que possível, incentivar o diálogo.

Atitudes como estabelecer um ambiente sem divisórias podem parecer simples, mas são de grande auxílio, pois os colaboradores podem se comunicar melhor, fazendo com que todo o time se reporte o quanto antes ao gestor. É melhor deixar salas com portas fechadas somente para situações cuja natureza do trabalho exija sigilo.

Outra saída é patrocinar ou apoiar eventos que promovam a troca de ideias e o desenvolvimento de networking. É importante serem abertos não somente para quem já é da casa, mas também para clientes, parceiros, fornecedores e, em alguns casos, até concorrentes.

Da mesma forma, as informações que a empresa deseja divulgar devem estar disponíveis para quem, em primeiro momento, não tem vínculo algum com ela. Ferramentas eletrônicas, comunidades virtuais e blogs são muito úteis nesse sentido. Principalmente quando estão sob um sólido trabalho de comunicação.

O diálogo cria condição para um segundo ponto crucial, a formação de um time ao redor de um propósito.

Todos precisam saber por que a empresa segue determinado caminho e qual a importância de sua participação nesse trajeto. Outro ponto importante são as ferramentas de colaboração e metodologias de gestão de projeto com apelo para o trabalho em equipe, como a tecnologia Scrum. Elas fortalecem as melhores tomadas de decisão em grupo. Dessa forma, os princípios estabelecidos pelo time atrairão mais gente que pensa e age de forma parecida, mas não de forma igual. Quando cada um trouxer colaborações, os valores da empresa certamente se fortalecerão.

Construir e manter uma empresa é uma constante. Para atingir a excelência nesse processo é preciso muito trabalho, disciplina, interesse pelas opiniões das pessoas com quem se trabalha e controle emocional. Logo mais vêm outras prioridades, como estudar, ler e até buscar condicionamento físico. Enfim, para decidir corretamente é necessário melhorar alguma coisa todos os dias, é um aprendizado constante, individual e em equipe. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Marcelo Cardoso é diretor da Gonow Tecnologia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *