Quer sucesso nas vendas online? Produza um conteúdo matador

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Não basta criar um slogan para o produto, mas sim resumir seus pontos fortes com uma frase precisa. Parece fácil, mas não é.

Porém, não é motivo para temor e ranger de dentes. Realmente não é fácil, mas não disse que é impossível.

Por experiência e vivência na área de comunicação, gerenciando equipes de produção de conteúdo, vejo que muitas vezes os copys se apegam muito ao briefing da equipe comercial e – sem ofensa nenhuma – isso não é o ideal. Muitos dos recebidos são repletos de fichas técnicas dos produtos e, assim como eu, a maioria dos consumidores não faz a mínima ideia para que serve.

Imagine um briefing de uma câmera digital, cheio de códigos e características extremamente técnicas que não traduzem para o consumidor os benefícios reais deste equipamento. E este código acaba sendo colocado na chamada, desperdiça a oportunidade de vender e ser buscado pelos Keywords (SEO) e atrair o olhar do consumidor.

Por outro lado, muitas vezes informações técnicas são relevantes e tornam-se diferenciais importantes como informar o tipo de USB ou que a câmera possui zoom óptico ou zoom digital, porque isto é fundamental para quem conhece o produto e um diferencial na hora de persuadir o consumidor a comprar. Outro exemplo é falar sobre a atualização do sistema Android em evolução a cada dia. Isso atrai os aficionados em tecnologia.

E quando as informações mínimas faltam no briefing?

Informações de um estabelecimento comercial como o caso de clínica de estética, por exemplo, que chega com informações para colocar como destaque sobre o local (bonito, amplo, bem decorado e clean). Bom, isto é o mínimo que o consumidor espera deste tipo de serviço. Ninguém gostaria de fazer um tratamento de estética ou beleza em um lugar sujo ou sem infraestrutura mínima, não é verdade?

A criatividade, ousadia e uma pitada de personalidade são pontos que vão muito além dos features para este mercado.

Adequação do público x timing = mensagem = massa

Cada público é único. O conteúdo deve ser focado ao seu interesse específico, fazendo com que ele viaje na mensagem e queira muito aquilo, imediatamente. A pulverização da campanha vem como o segundo ponto. Se a mensagem estiver adequada e for de interesse será repassada para outros iguais e assim o buzz se tornará um sucesso, atraindo e ampliando vendas rapidamente.

Nada adianta se a mensagem tiver um texto legal mas não acertar em cheio o Reason Why (promessa básica) do produto/serviço e o resultado esperado pelo consumidor. De que adianta ter uma super TV se a promessa de uma imagem melhor ou um som incrível não for repassada ao público?

Como você vai convencê-lo a consumir algo (e criar o desejo que ele nem tem, lembra?) se você não valorizá-lo e persuadi-lo?

E para finalizar, como vender e fazer com que o marketing inboud faça valer se aquele food não deixar o consumidor como cão em frente ao franguinho de padaria (babando).

Assim dever ser o pensamento da equipe de conteúdo para produzir food, beauty, tecnologia, lazer ou qualquer outro produto/serviço ao consumidor. E quando menciono conteúdo isso serve para o casal (imagem e texto).

Da teoria à prática

Boa geração de conteúdos vem com um planejamento rápido (porque o mercado não permite grandes tempos investidos) e entrar na veia do público. Sentir e abstrair o seu desejo, criando pontos importantes aos quais se quer repassar antes de redigi-lo. Como uma incorporação de um personagem.

Dicas básicas para criação

  1. Ler sobre o assunto.
  2. Imaginar o perfil do público e pontos importantes (do produto e do público).
  3. Informar-se sobre as motivações de compra do público.
  4. Identificar, preparar, incubar, esquentar, iluminar, elaborar e verificar todas as ideias escritas.
  5. Aproveitar as associações que surgem (Memo, expressões de redes sociais, ganchos comerciais, entre outras oportunidades).
  6. Ser simples. Escrever de forma coloquial para grande massa, não descartando o tipo de público e perfil ao qual se está gerando o conteúdo.

O resultado dos seis passos acima são as respostas chaves para perguntas tais quais:

  • Como aumentar vendas?
  • Como gerar relacionamento?
  • Como saber e falar com o meu público?
  • Como gerar viral?
  • Como inovar criativamente?

Vamos lá! Agora é só colocar em prática, aproveitar todas as oportunidade$ e viralizar esse conteúdo. [Webinsider]

. . .

 

O valor do microcopy: a clareza conquista, a confusão afasta

Suemary Fernandes (suemaryf@yahoo.com.br) é publicitária e gerente de produção de conteúdo na Groupalia. Likedin: Suemary Fernandes.

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