Vai iniciar um e-commerce? Tenha antes um plano de negócios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Desenvolver um negócio na internet requer algumas habilidades importantes além das já conhecidas no mundo “offline”. Antes de tudo, é preciso investir tempo e mesmo recursos – no caso da contratação de prestadores de serviços ou de consultorias – para criar um planejamento estratégico.

Afinal, você vai precisar conhecer bem seu produto, os fornecedores e principalmente as empresas de logística. Algumas questões deverão ser respondidas:

  • Você vai precisar de financiamento para abrir seu negócio?
  • Quem são e onde estão seus clientes?
  • Vai atuar em nível nacional ou regional?
  • Qual a melhor forma para atender bem seu cliente?

E mais, você vai precisar gerenciar: as compras feitas pelos seus clientes, finanças, recursos humanos e outros.

Posso vender qualquer produto?

Existem algumas características únicas para o e-commerce. Nem todos os produtos são compatíveis com a venda online. Por exemplo, alguns podem ser melhor negociados cara-a-cara. Outros podem ter um alto custo de frete.

Lembrete: é importante ter certeza de que o seu produto pode ser anunciado ao mundo e você conseguirá garantir a sua “propriedade intelectual” sobre ele ou sobre a ideia.

Você vai precisar de uma “loja” online

Basicamente, você precisa de uma “loja virtual”, mas não se preocupe, existem muitas empresas e ferramentas para desenvolver esse projeto.

Um exemplo de boa ferramenta é o Magento. Você pode terceirizar o desenvolvimento ou contratar uma loja virtual já montada. Sua loja vai precisar de um serviço de pagamento confiável – no Brasil tem o Pagseguro, Pagamento Digital e outros. Para vendas no exterior tem o PayPal.

É fundamental ser encontrado

Obviamente, você precisa de um site que seja visitado. Então é preciso promover seu conteúdo na internet, isto é, as pessoas buscam o que precisam em buscadores – o Google, por exemplo – e seu e-commerce precisa ser bem referenciado.

Para que seu site seja listado na primeira página você tem basicamente duas opções: aparecer na busca “orgânica” – são listados dez links abaixo dos três links patrocinados que abrem o site. Ou aparecer nos links patrocinados, os três anúncios no alto da página e os anúncios que são listados na lateral da página (são até oito anúncios).

Para fazer anúncios no Googles AdWords você deve ter uma conta no Google e depois abrir uma conta no AdWords, este serviço também pode ser terceirizado – ou você tem a opção de fazer algum curso sobre link patrocinado.

Já a busca orgânica não tem custo direto, mas existem práticas bem específicas chamadas SEO que são aplicadas no seu portal e facilitam o reconhecimento do Google ao seu site, mas esse será tema para outro texto.

Espero que tenha ajudado. Sucesso!

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Paulo Érico Canarim (@PauloCanarim) é diretor pedagógico da Nautilos Marketing Digital e diretor comercial da VinicciBrindes. Mais no Facebook.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *