Desenvolver um negócio na internet requer algumas habilidades importantes além das já conhecidas no mundo “offline”. Antes de tudo, é preciso investir tempo e mesmo recursos – no caso da contratação de prestadores de serviços ou de consultorias – para criar um planejamento estratégico.
Afinal, você vai precisar conhecer bem seu produto, os fornecedores e principalmente as empresas de logística. Algumas questões deverão ser respondidas:
- Você vai precisar de financiamento para abrir seu negócio?
- Quem são e onde estão seus clientes?
- Vai atuar em nível nacional ou regional?
- Qual a melhor forma para atender bem seu cliente?
E mais, você vai precisar gerenciar: as compras feitas pelos seus clientes, finanças, recursos humanos e outros.
Posso vender qualquer produto?
Existem algumas características únicas para o e-commerce. Nem todos os produtos são compatíveis com a venda online. Por exemplo, alguns podem ser melhor negociados cara-a-cara. Outros podem ter um alto custo de frete.
Lembrete: é importante ter certeza de que o seu produto pode ser anunciado ao mundo e você conseguirá garantir a sua “propriedade intelectual” sobre ele ou sobre a ideia.
Você vai precisar de uma “loja” online
Basicamente, você precisa de uma “loja virtual”, mas não se preocupe, existem muitas empresas e ferramentas para desenvolver esse projeto.
Um exemplo de boa ferramenta é o Magento. Você pode terceirizar o desenvolvimento ou contratar uma loja virtual já montada. Sua loja vai precisar de um serviço de pagamento confiável – no Brasil tem o Pagseguro, Pagamento Digital e outros. Para vendas no exterior tem o PayPal.
É fundamental ser encontrado
Obviamente, você precisa de um site que seja visitado. Então é preciso promover seu conteúdo na internet, isto é, as pessoas buscam o que precisam em buscadores – o Google, por exemplo – e seu e-commerce precisa ser bem referenciado.
Para que seu site seja listado na primeira página você tem basicamente duas opções: aparecer na busca “orgânica” – são listados dez links abaixo dos três links patrocinados que abrem o site. Ou aparecer nos links patrocinados, os três anúncios no alto da página e os anúncios que são listados na lateral da página (são até oito anúncios).
Para fazer anúncios no Googles AdWords você deve ter uma conta no Google e depois abrir uma conta no AdWords, este serviço também pode ser terceirizado – ou você tem a opção de fazer algum curso sobre link patrocinado.
Já a busca orgânica não tem custo direto, mas existem práticas bem específicas chamadas SEO que são aplicadas no seu portal e facilitam o reconhecimento do Google ao seu site, mas esse será tema para outro texto.
Espero que tenha ajudado. Sucesso!
[Webinsider]
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Paulo Érico Canarim
Paulo Érico Canarim (@PauloCanarim) é diretor pedagógico da Nautilos Marketing Digital e diretor comercial da VinicciBrindes. Mais no Facebook.