Não desperdice grana com suas ações de e-mail marketing

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Existem dois tipos de estrategistas para comunicação digital: aquele que acha que o e-mail marketing está ultrapassado e, o outro, que está certo. Ainda hoje, vinte anos depois da invenção do correio eletrônico, desenvolver qualquer tipo de ação sem levar em conta os usuários de e-mail é apostar no fracasso. Segundo a Comscore e o Google, a soma dos usuários de e-mail de somente três provadores como Gmail, Yahoo e Hotmail (líder) ao redor do mundo é de aproximadamente um bilhão.

Não estou dizendo que não se deve usar Facebook e Twitter, mas faço aqui um questionamento ao leitor: sua empresa permite acesso contínuo a essas ferramentas durante o expediente? O chefe do seu cliente provavelmente respondeu a mesma coisa. Entretanto, a grande parte das empresas (independente do porte) permite acesso ao e-mail profissional e a maioria também aos endereços pessoais.

Quantas vezes você checa seu e-mail corporativo durante o dia?

Como as pessoas passam em média oito horas por dia de suas vidas no ambiente de trabalho, negligenciar uma boa ação de divulgação por e-mail é ter, no mínimo, um terço a menos da eficácia.

Grande parte das empresas que já possuem uma cultura de relacionamento por e-mail delega esta tarefa a um departamento interno. Dito isso, faço outro questionamento ao leitor: alguma vez você mandou um e-mail para o cliente e ele simplesmente não recebeu? Ou então, se recebeu, a mensagem estava na caixa de lixo eletrônico? Se sim, isso indica que muito provavelmente sua empresa entrou em uma “black list”, a lista negra dos provedores de e-mail.

É neste ponto em que somos convocados para uma conversa. Toda vez que chego em uma reunião para tratar de uma estratégia, costumo repetir a mesma coisa aos meus clientes: um disparo de e-mail marketing não é igual o envio de uma encomenda por Sedex. Não existe a tal garantia do “mandou, chegou”. É possível, todavia, desenvolver uma série de ações e rotinas na sua operação de comunicação via correio eletrônico para que esse número aumente.

Não incentivamos a prática do spam. Mandar lixo eletrônico pode parecer uma solução em curto prazo, pois vai aumentar o tráfego no site, mas no longo prazo o dano é infinitamente superior ao benefício.

Caso decidam iniciar uma ação de divulgação, leve o e-mail em conta. Ele é a forma mais barata de divulgação e também a mais mensurável. Esqueça tudo o que você já ouviu sobre a internet se basear em achismos. Com uma campanha de e-mail marketing é possível saber quem abre suas mensagens, quem clica, onde essa pessoa mora (cidade) e quem clica em que.

Visibilidade da marca e aumento da conversão da campanha

Um relacionamento de longo prazo entre sua empresa e o seu cliente só tem benefícios. Além de torná-lo um embaixador da marca, isso aumentará o lucro da companhia em dois aspectos: capital e conhecimento, que reverterá imediatamente em mais capital.

Com o passar dos meses (e dos e-mails enviados), o cliente saberá que poderá ler em seus comunicados sempre algo interessante. A simples taxa de abertura de um endereço que envia comunicados frequentemente àquela pessoa impacta na reputação digital da sua companhia.

Ao longo do tempo é possível conhecer exatamente os gostos específicos de seus contatos. Por exemplo, pessoas que abrem e clicam em um e-mail sobre meio ambiente têm maior probabilidade de comprar um produto que tenha algum diferencial no quesito sustentabilidade. Uma pessoa prefere comprar algo de quem ela conhece do que de um desconhecido.

Em 2010, foram enviados aproximadamente 150 bilhões de e-mails por dia, sendo que 90% destas mensagens eram lixo eletrônico. De acordo com o Silicon Alley Insider, este número pulou para mais de 300 bilhões de e-mails enviados todo dia ao redor do mundo.

Com este volume de informações circulando entre os computadores, é necessário que sua mensagem se destaque das outras. Isso é feito de três formas: tecnologia, conteúdo e, novamente, relacionamento.

Termino com um lembrete: trabalho de amador tem resultado amador. Não deixe a comunicação da sua empresa passar a imagem errada para o mercado. [Webinsider]

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Rodrigo Teixeira é estrategista de comunicação da Talk - estratégias digitais.

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