Sua melhor imagem nas redes sociais

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É verdade que o universo online dá acesso a um fluxo infinito de conteúdo de qualidade, mas mesmo o internauta mais entusiasta pode muitas vezes se sentir oprimido pelo alto volume de informação e rapidamente começar a procurá-la em formatos de mais fácil absorção.

A solução normalmente aparece sob a forma de sons, resumos e frases escritas com 140 caracteres – ou menos.

Também estamos rapidamente redescobrindo coisas que os homens das cavernas, construtores de pirâmides e os antigos sabiam instintivamente – que a comunicação por meio de imagens é brutalmente eficaz!

Na verdade, nada chama mais a atenção de um internauta cansado do que uma boa foto ou ilustração. E, nas redes sociais, o uso estratégico de imagens também pode diferenciar, construir, dar credibilidade e até criar personalidade.

Gostemos ou não, as redes sociais estão aí para ficar

Hoje, estar nelas é imperativo e só estar não é bom o bastante para se destacar da multidão. Em lugares como o Facebook ou o Twitter, o conteúdo ainda é o principal, mas se você quiser realmente marcar um momento precisa fazer algo totalmente diferente.

As melhores e mais populares páginas do Facebook são altamente customizadas – muitas vezes com a ajuda de designers ou de empresas especializadas em redes sociais.

Exemplos disso são as páginas da Red Bull ou da Coca-Cola, que são graficamente sofisticadas para dar boas vindas aos novos visitantes, compelindo-os a dar um “like” na página em que o conteúdo, sempre atraente aos olhos, os espera. Mesmo com recursos simples, a nova Timeline permite a qualquer um usar uma imagem deslumbrante para representar uma ideia.

no Facebook

Claro que a página com mais likes não poderia deixar de ser algo ligado ao futebol: Ricardo Kaká lidera com 16 milhões de fans!.

Em seguida as marcas Guaraná Antártica, Skol e Lóreal de Paris seguem com 5,7, 5 e 3,2 milhões de fans!

https://www.facebook.com/GuaranaAntarctica

https://www.facebook.com/LOrealParisBrasil

https://www.facebook.com/cervejaskol

fans

As páginas do Twitter também podem ser facilmente modificadas. Com pouco esforço você pode usar texto e imagens para criar um certo clima ou personalidade, capazes de ajudar no reforço da sua marca. E incorporando texto na sua imagem de fundo você pode dar a si mesmo mais espaço para a descrição de seu negócio ou do propósito da sua página (às vezes, os 160 caracteres que o Twitter oferece para os templates básicos não são suficientes).

Dois exemplos de páginas bem customizadas incluem as da agência AlmapBBDO – @almapbbdo – e da Natura – @adoromaquiagem.

Muitas delas são construídas com a ajuda do Photoshop, capaz de combinar um fundo ilustrado com texto e imagens.

Blogs também são lugares em que um pouco de esforço extra é amplamente recompensado. Os hobistas se contentam com layouts amadores, mas se você vai construir algo que realmente represente uma empresa ou uma organização, é melhor fazer com que a aparência geral seja tão boa quanto a de um website contemporâneo (o que o site realmente é). Como no caso do Facebook, isso geralmente exige a ajuda de um profissional que faça o projeto da estrutura do blog.

Depois, fazer posts atraentes é fácil – textos ilustrados com imagens vão atrair os leitores e ajudar a destacar os principais pontos da história. A imagem abaixo é de um excelente artigo ilustrado que fala sobre conceitos em imagens e pode ser lido em: http://istockpho.to/Ken9Yz

imagens

Qualquer post, independente do seu tamanho, deve ter ao menos uma imagem

Posts mais longos devem ter várias imagens, não somente para estimularem o leitor a continuar, mas também para quebrar longos trechos de texto, que podem desencorajar as pessoas a terminarem a leitura. Muitas vezes um post precisa da imagem de uma pessoa, coisa ou lugar específico, mas a verdade é que qualquer coisa mais genérica acaba dando conta do recado.

A imagem é tudo

As melhores imagens têm força para informar, inspirar, confundir, chocar, deliciar, revigorar, enraivecer, iluminar. Para serem mais atraentes, devem ser cuidadosamente escolhidas. Comece pensando em coisas como:

  • Seu público.
  • Sua mensagem.
  • Seu tom e.
  • Reação esperada.

A imagem que você escolher precisa estar relacionada ao tema geral, mas não tem de ser óbvia, literal. Brinque com a sua busca pela imagem e esteja aberto às muitas maneiras pelas quais você poderá representar suas ideias.

Com relação à busca, é muito ineficaz passear entre milhões de imagens na internet com um simples mecanismo de busca.

Mesmo se achar uma coisa da qual você goste, são baixas as probabilidades de que ela esteja no tamanho, formato, resolução e qualidade que você precisa.

E ainda há as questões de direitos autorais e privacidade, principalmente se você pretente usar as imagens em ambiente comercial.

Uma imagem que você pode utilizar

Algumas pessoas têm a falsa impressão de que é legal usar qualquer coisa achada online. Nada pode estar tão longe da verdade. É bem mais garantido supor que todas as imagens têm direitos reservados, contenham ou não informações que digam isso.

Felizmente, um número cada vez maior de artistas tem decidido colocar seus trabalhos à disposição do público, para uso comercial ou particular. As licenças Creative Commons proporcionam alternativas padrão simples para as notas de copyright do tipo: “Todos os Direitos Reservados”.

Com esse tipo de licença, o dono da imagem pode escolher as variáveis relacionadas a uso pessoal ou comercial, uso e reprodução, e se ela pode ou não ser usada em trabalhos derivados do inicial.

Um artista pode, por exemplo, liberar uma imagem para uso comercial ou não-comercial, desde que a imagem não seja alterada e que seu crédito apareça. Ou pode decidir que a imagem pode ser mexida, ajustada, retrabalhada, modificada, desde que protegida por uma licença Creative Commons.

Um dos melhores jeitos de encontrar trabalhos em regime de Creative Commons é usar o mecanismo de busca do próprio Creative Commons, em  http://search.creativecommons.org. Para muitas aplicações, essas imagens são uma alternativa excepcional.

Mas é importante lembrar: o tipo de licenciamento não é o único fator a considerar

Dependendo de como você pretende usar a imagem, há várias outras questões de propriedade intelectual e de privacidade que precisam ser consideradas – particularmente se a imagem vai ser usada com finalidades comerciais.

Imagens que contêm logotipos, marcas, nomes de empresas ou mesmo certos prédios, desenhos de produtos ou monumentos, por exemplo, podem não estar liberados para uso como imagens comerciais. E se uma pessoa na imagem é reconhecível, ela precisa ter dado sua autorização para esse uso.

Uma solução elegante…

Felizmente, há lugares em que se pode conseguir imagens baratas e que podem ser utilizadas legitimamente para uma enorme quantidade de fins. Elas podem ser adquiridas de lugares como o http://www.istockphoto.com.br a partir de um ou dois dólares.

Para posts em blogs, projetos com orçamentos apertados ou organizações sem fins lucrativos, a iStockphoto oferece facilidade de busca, numerosas categorias de imagens em muitas áreas, de “arquitetura” a “negócios”, “tecnologia” e muito mais.

Essas imagens podem ser reutilizadas e foram criadas como esse propósito. São oferecidas em diferentes formatos, tamanhos, cores e resoluções. Muitas contêm espaço livre que pode facilmente acomodar texto. E todas foram rigorosamente inspecionadas para se garantir que quem as usar não terá dores de cabeça com relação a direitos autorais, intelectuais ou privacidade.

Há também grande flexibilidade de preços, de modo que você pode comprar apenas uma imagem, um pacote delas com vários tamanhos e resoluções ou mesmo fazer uma assinatura anual.

Para imagens que serão reutilizadas/reimpressa mais de 500.000 vezes basta que você selecione o modelo de licença indicado para os usos mais complexos.

Para mais informações sobre como usar imagens, desde as regras do Creative Commons até as diferentes licenças que você pode escolher para o seu projeto, o site  http://www.stockphotorights.com é um excelente ponto de partida!

Para falar com a iStockphoto no Brasil, siga-nos em: http://www.facebook.com/istockbrasil, @istockbrasil no Twitter e Instagram ou envie um email para brasil@istockphoto.com.

Até o próximo! [Webinsider]

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Ana Clara Cenamo fundadora e produtora executiva da Spanda Produtora.

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