Aplique qualidade total na sua empresa e na sua carreira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Tomei contato com a “Qualidade Total” na década de 1980 por meio do nome: “TQC-Total Quality Control”. Na época, eu trabalhava como gerente de engenharia industrial da Firestone, exatamente quando a empresa foi adquirida pela japonesa Bridgestone.

Aprendi a importância da “pregação” do Dr. Deming sobre os 14 princípios da qualidade, que são na verdade princípios de administração geral e de posturas empresariais, relacionados não só com setor de controle da qualidade, mas também com as demais atividades de uma empresa.

Da mesma forma, a ISO 9001 tem sido confundida com a qualidade do produto ao invés da qualidade do sistema e de processos a que ela realmente se destina. O uso do nome Qualidade Total tem sido restrito às atividades de inspeção e laboratório.

A maior prova de que a Qualidade Total foi a grande alavanca que transformou o Japão em uma das maiores economias e centros de inovação mundial, é o fato de ter sido dado ao prêmio nacional da qualidade o nome “Prêmio Deming”. Isso, apesar do nacionalismo exacerbado e da significativa contribuição de vários mestres japoneses como Kaoru Ishikawa, Shigeo Shingo, Masaaki Imai, Taguchi entre tantos outros.

Cada vez que a Qualidade Total é atrelada simplesmente ao controle da qualidade, esses gurus devem revirar-se nas tumbas, pois sua mensagem não foi captada.

Minha amiga bibliotecária me pergunta: “Mas, a Qualidade Total pode então ser aplicada ao dia-a-dia das pessoas, em casa ou na comunidade, por exemplo?” e minha resposta é SIM. Qualidade Total é qualidade de vida. É exercer suas atividades buscando a excelência, melhoria continua, satisfação do cliente interno e externo.

Ou seja, é estar no controle do que você faz, reduzir as surpresas desagradáveis que podem ser desde um desentendimento com o ser amado, até uma devolução de produto por parte de um cliente insatisfeito.

Qualidade Total é buscar o aprendizado contínuo, seja numa tarefa simples ou extremamente complexa, em um hospital, banco ou padaria, tanto quanto em uma fábrica.

Minha vida mudou quando conheci a filosofia do Dr.Deming. Assim como os japoneses, busco qualidade em tudo que faço e a cada dia percebo como é grande a distância que me separa da excelência, pois quanto mais aprendo mais o meu universo se amplia.

“Só sei que nada sei” – Sócrates

Àqueles que tiverem o desejo de se aprofundar no assunto, apresento ao final deste artigo o enunciado dos 14 Princípios da Qualidade, para que entendam que não se trata apenas da área de produção ou dos engenheiros da fábrica, mas sim de empresários, gestores e colaboradores de todas as áreas e ramos da atividade humana.

Também recomendo conhecerem melhor o PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade no site www.fnq.org.br e os livros do Prof. Falconi.

Nomes de impacto são muito importantes no mundo de hoje, mas vou continuar com esse: Qualidade Total!

Saiba mais

Willian Edward Deming (1900-1993). Estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor americano.

Desenvolveu os 14 princípios da administração e suas recomendações só foram aceitas por parte das empresas americanas depois de sua aplicação no Japão.

Os 14 princípios da administração de Deming

  1. Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no merado e gerar empregos.
  2. Adotar uma nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidade e assumir a liderança em direção à transformação.
  3. Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade de inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.
  4. Acabar com a prática de negócios compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na idéia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.
  5. Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir os custos.
  6. Fornecer treinamento no local de trabalho.
  7. Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa reformulação.
  8. Eliminar o medo.
  9. Quebrar as barreiras entre departamentos. Os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou serviços.
  10. Eliminar slogans, exortações, e metas dirigidas aos empregados.
  11. Eliminar padrões artificiais (cotas numéricas) para o chão de fábrica, a administração por objetivos (APO) e a administração através de números e metas numéricas.
  12. Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso significa a abolição das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração por objetivos ou por números.
  13. Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todo o pessoal.
  14. Colocar todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.

(Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Deming )

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Celso Estrella é diretor da CriaCorp com mais de 30 anos de experiência corporativa em empresas de grande porte. Engenheiro Industrial especialista em Técnicas Japonesas de Gestão. Coordenador e autor do livro “Qualidade Total-Organizações Excelentes”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Já que estamos falando de qualidade, quando elencamos uma lista a pontuação correta é ponto-e-vírgula para cada item da lista, com exceção da último.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *