Sua empresa está mesmo no Facebook?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Olá! Tudo bem? Aonde você está? No trabalho? Em casa? Ou no celular? E a sua rotina diária? Acordou, viu os e-mails, lembrou de tomar café, acessou seu Twitter e rodou seu primeiro curtir do dia? Ahhh, essa internet e todas essas redes sociais que mudaram a forma como pessoas, marcas e empresas se relacionam… falam… conversam.

Mudou tudo, até na forma de pensar… Será?

Me conte, quantas fan pages você tem no seu perfil? Quantas você curte? Que produtos você gosta? De quem você compra? Quantas vezes você compra? Quando? Como? #contatudo

Apoveite e lista como isso é feito na sua página. Ou se é feito. Se você achar algumas pulgas quando for contar a sua história… acredite, não são apenas pulgas e muito menos, somente suas.

Vamos pelo início? Qual a sua Fan Page?

O Facebook é uma ferramenta tão bem planejada que até uma ameba conectada consegue criar um perfil ou uma fan page. Além de criar, a ameba consegue ainda chamar outras amebas e divulgar. Um big #clapclapclap para todos os arquitetos de informação. Mas calma, de uma fan page de uma ameba para a da sua empresa, deveria ter muita diferença. Principalmente quando o assunto é pensar.

Você tem uma fan page, bom. Agora responda, qual o objetivo? Qual o conteúdo? Quais os tipos, formatos e assuntos? Qual a rotina de ações? Horários? Números? Qual o resultado final para a empresa? Jogar tudo no Branding é o mesmo que apostar que falar mal é bom pois estão falando de mim. Pensei que isso tinha morrido logo no início dos 80 (anote: 30 anos atrás). Mas talvez para as amebas, ainda não.

Então, antes de tudo, como criar, fazer ou multiplicar. Vamos pensar. Vamos conhecer. Vamos pesquisar.

Quer um exemplo? Você sabe quais são as três melhores fan pages de produtos como o seu no mundo? Não deveria pelo menos saber isso? Quem são e por quê? O que você acha?

Para ajudar, olhe que bacana (entenda, veja e aprenda):

  • Red Bull: com conteúdo viral e imagens que falam pela marca;
  • Dafiti: onde moda e beleza são o assunto para saber qual produto comprar;
  • Sephora: do Amo dicas ao I love Beauty, tudo leva a comprar.

Entendeu agora? Preparado para repensar o que você está fazendo? Se a sua empresa está mesmo no Facebook, responda rápido três perguntinhas:

  • Qual o conteúdo bacana da sua Fan Page?
  • Quem são as suas três referências no mundo?
  • Como você faz o público comprar alguma coisa?

Vamos lá… pense mais, faça melhor e vamos vender.

Fico esperando agora o seu comentário… Vamos conversar?

A série com os três artigos:
1. Sua empresa já está no Facebook?
2. Vamos divulgar esse seu Facebook?
3. Como anda esse seu papo de engajamento?
…………………………

Leia também:
Quantos clientes você precisa?
A gestão 40-20-40 se aplica à sua empresa?
O valor do redator que sabe conversar em rede

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Nada é tão simples quanto parece. Não adianta você ter um milhão de pessoas em uma fanpage sobre perfumes, e todas as pessoas serem alérgicas a perfume.

    Muitas pessoas se enganam nisto. Neste assunto, qualidade é muito melhor do que qualidade. E na maioria das vezes, as pessoas que estão no facebook só querem se comunicar com os amigos e ler coisas engraçadas.

    Essas pessoas são mais de 70% (ao meu ponto de vista). As redes sociais ainda são vista muito mais como um lazer do que um lugar para encontrar produtos e/ou serviços.

  2. Gostei bastante. É tudo muito novo, tem mais ação do que intenção por aí. Só lamento que as vezes não depende só do profissional, alguns clientes querem que a fan page da sua empresa seja uma publicação de interesses pessoais e , no entanto, ela é uma comunicação de marca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *