Entregabilidade nos provedores: case Gmail

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Com uma vida um pouco mais curta do que outros provedores, o Gmail, que foi lançado fora da versão beta em julho de 2009, vem, a cada dia, conquistando novos usuários, em ritmo de crescimento muito acelerado. O e-mail do Google foi projetado por especialistas com o objetivo de oferecer um produto intuitivo, eficiente e útil. Assim como outros produtos da marca Google, a filtragem do e-mail e a metodologia são muito rigorosas. O que se sabe é que a filtragem no Gmail é baseada, antes de qualquer coisa, em ações dos usuários.

Para que seu e-mail chegue com segurança e eficácia à caixa de entrada de usuários do Gmail, preste atenção nessas dicas da Experian Virtual Target:

Sistema inteligente antispam. Primariamente, é possível dizer que o Gmail usa a comunidade de usuários para entender se um e-mail é ou não um spam e então direcioná-lo de forma segura para a caixa de entrada. Isso funciona com o número de vezes em que, manualmente, o usuário classifica o e-mail como spam. Quanto mais vezes alguém da comunidade classificar um e-mail como spam, mais inteligente o sistema se tornará.

Sem feedback. Ao contrário de alguns provedores, o Gmail não faz feedback loop. O que propõe é a lista de unsubscribe bem visível. Isso permite que seja mais fácil a retirada de um e-mail de um mailing indesejado, por exemplo. Na ausência desse feedback, é importante que o remetente remova usuários inativos de sua lista para assegurar que e-mails não estão sendo enviados para pessoas que não querem recebê-los e que acabarão por relatá-los como spam.

Autenticação. O Gmail suporta inúmeros sistemas de autenticação, incluindo o SPF (Sender Policy Framework), DomainKeys e DKIM (DomainKeys Identified Mail), para que seja possível identificar se o e-mail é realmente pertencente à origem indicada. Além disso, faz uma verificação rigorosa de todos os remetentes antes de entregar o e-mail na caixa.

Reconhecimento de caracteres. A equipe do Google usa um sistema chamado de OCR (Reconhecimento de Caracteres Óticos), desenvolvido pela equipe do Google Livros para proteger os usuários contra spams de imagens. Para isso, os algoritmos desenvolvidos conseguem classificar e mesclar os resultados de pesquisa do Google para combinar fatores que indicam que um e-mail é um spam.

Engajamento. O Gmail possui um recurso chamado “Gmail Priority” que permite aos usuários identificar e priorizar os e-mails mais importantes para eles. Quanto maior for o engajamento criado pelo remetente com seu usuário, mais aceitação no provedor ele terá.

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Fonte: Experian Virtual Target, serviço que disponibiliza soluções de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Para mais informações, acesse: www.virtualtarget.com.br.

[Webinsider]

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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