TV, rádio, internet ou tudo isso, o importante é a comunicação

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Vivemos uma época de mudanças. Mudanças de comportamento e da comunicação. O jornal não acabou, nem a TV morreu. As mídias tradicionais não acabaram. O que mudou foi a forma como as pessoas se relacionam com elas. Assistimos TV e ao mesmo tempo comentamos e compartilhamos nas redes sociais. E o que faz sucesso na internet, vai parar na TV. Hoje, somos multiplataforma.

A principal mudança ocorreu no fluxo da comunicação, no qual a informação é consumida em diferentes plataformas, mas quem decide qual plataforma utilizar é o consumidor. A convergência de mídia é decidida pela audiência e não mais pelo veículo, agência ou anunciante. Nessa nova realidade as pessoas ganham importância. Surge a figura do influenciador moderno, no qual poucos, cada vez mais, influenciam muitos.

A internet e as redes sociais envolveram a sociedade em uma hiperconexão, que ampliou essa dinâmica, dando mais influência para as pessoas e abrindo espaço para sua participação. Boa parte dos conteúdos produzidos, que influencia a cultura contemporânea, que vira sucesso de audiência, não é mais feito por veículos de comunicação ou produtoras de propaganda, mas sim pelas pessoas comuns.

Para se adequar a essas mudanças a propaganda também precisa ser multiplataforma. A comunicação bem planejada e executada precisa multiplicar. Uma campanha multiplataforma deve ser muito mais do que a soma de diferentes meios. Uma boa ideia deve crescer, gerar envolvimento e reverberar.

A propaganda não pode mais apenas informar um posicionamento ou diferencial estratégico. Para construir marcas de sucesso é necessário envolver as pessoas. É necessário que as marcas tenham um conceito, que tenham causas e que sua comunicação reflita essa atitude. Dessa forma, as pessoas irão se identificar com essas causas, apoiá-las e compartilhá-las.

Através do engajamento das pessoas, a comunicação ganha mais força. Pois é por meio da participação, que o indivíduo deixa de ser apenas consumidor e torna-se um verdadeiro fã. Não aquele do Facebook, mas fãs que estejam engajados com as ações das marcas, ajudando até na sua divulgação. Uma comunicação multiplataforma é aquela que conquista o envolvimento das pessoas e assim se multiplica. [Webinsider]

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Rafael Andaku (rafael@e-brand.com.br) é consultor da inbate e diretor de criação da e-brand

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