Facebook: menos empresas na newsfeed?

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Ao longo dos últimos anos, o Facebook tem se revelado um ambiente espetacular para as empresas estabelecerem novas maneiras de se comunicar e impulsionar as vendas.

O próprio Facebook produz, regularmente, material bastante interessante para corroborar esse processo. Contudo, nem tudo são flores e há alguns pontos na rede-social-mais-famosa que parecem existir apenas para barrar a presença de empresas no newsfeed dos usuários. Você deve estar se perguntando “mas qual a real importância disso tudo?”. Bem, de acordo com um relatório recente da SalesForce, os usuários de Facebook ficam 40% do tempo que estão na rede ligados ao que acontece no newsfeed. Só para termos uma ideia, em 2011 esse valor era de 27%. Logo, manter presença na newsfeed de seus usuários é de suma-importância para que se possa desenvolver um marketing de sucesso no Facebook.

Apenas um adendo: este artigo não é sobre o EdgeRank, o algoritmo que determina o que irá aparecer na página de cada usuário, mas sim sobre como se tornou mais difícil, para as empresas, o simples ato de aparecer na newsfeed dos próprios seguidores.

O motivo para todo esse alarde na verdade não é apenas um, mas, essencialmente, dois. O primeiro é a forma como os posts são apresentados. Vocês já reparam que o contexto dos posts de pessoas é ligeiramente mais amigável que os de páginas empresariais? Não, não estou falando de conteúdo, mas sim de contexto. Observem os exemplos abaixo, citados por Mike, do Post Rocket Blog.

Reparem que, no primeiro exemplo, é possível observar, sem precisar clicar nem interagir, que três amigos do Mike curtiram aquele post, assim como seus comentários. No segundo exemplo as pessoas e comentários estão “escondidos”, sendo necessário clicar para revelar a informação que ele contém.

Observem que, após clicar no anúncio, Mark descobriu que um contato seu havia curtido e comentado o referido post. Ora, essa é informação é simplesmente crucial para a criação de engajamento, pois à medida que mais pessoas que Mike conhece interagem com um determinado conteúdo, maiores serão as chances de ELE também interagir com esse mesmo conteúdo!

É importante destacar que essas diferenciações ocorrem apenas na versão para desktop do Facebook. Nas versões mobile e com o app o contexto do post é idêntico, seja oriundo de usuários ou páginas empresarias, exceto nos casos em que a sua página é uma página paga.

Outra desvantagem simples, mas que impacta decisivamente na criação de engajamento, é a presença de um botão para compartilhar conteúdos em dispositivos móveis. Apesar de ser uma rede, que prevê a conectividade como principal alicerce, o Facebook, pasmem, não disponibiliza o botão “compartilhar” na newsfeed de plataformas móveis. Estranho, não? Se observarmos alguns números com relação à rede esse “pequeno detalhe” parece se tornar exponencialmente importante:

  1. Atualmente, o Facebook possui em torno de 600 milhões de usuários que o acessam por meio de dispositivos móveis;
  2. Ainda de acordo com SalesForce, os compartilhamentos respondem por apenas 6% das interações na rede, enquanto que as curtidas são responsáveis por 79% e os comentários pelos 15% restantes.

E o que pode ser feito para que as coisas mudem? Bem, certamente é algo que foge da alçada das empresas e compete exclusivamente ao próprio Facebook. Tudo que nos resta fazer é ir atrás de respostas, dentro da própria página do Facebook. E torcer para que as coisas mudem. [Webinsider]

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Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

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