Editoração: especialistas versus generalistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Com Luciene Santos.

Você sabe fazer uma logo no CorelDraw? – Sim, sei! Você sabe usar bem o Photoshop? Sim, numa boa! Você domina bem animação no Flash? – Sim, sim! Legal, então você sabe fazer edição de vídeo no Adobe Premiere? – Sim, sem problema nenhum! Aliás, estou pensando até em tentar uma carreira de editor de cinema. É mesmo! Com seus conhecimentos, você não teria problema nenhum em editar áudio no Sound Forge? -Não, não tenho, não! E criar páginas na web com DreamWeaver? – Ahh, essa sempre foi a minha praia!

Quem já participou de uma entrevista de emprego para o cargo de Analista de Conteúdo de uma empresa de assessoria de comunicação deve ter percebido que é exigido um profissional generalista, com bons conhecimentos de diversos softwares de editoração. Isso sem contar a questão do domínio da redação do texto e da narrativa para cada tipo de suporte de publicação de conteúdo. Na hora da entrevista, quase todo mundo vira o novo rei do pedaço.

Mas, na hora do vamos ver, tudo parece estranho e muita gente fica mal. No entanto, onde está o problema? Em você ou em muitas profissões que querem extrair qualidade de especialista de profissionais generalistas? Na prática tudo parece um total contrassenso, pois é quase impossível tirar a mesma qualidade de especialista de um profissional faz-tudo. Mesmo porque não se consegue transformar um generalista em especialista da noite para o dia.

Na arquitetura, esse problema não existe (ou é mais relativizado) na perspectiva do software. Aos chamados cadistas, basta dominar o engenhoso Autocad. Nas versões de 2000 à 2013, poucas coisas mudaram a ponto de criar qualquer tipo de embaraço na hora de fazer uma planta com Corte AA. Mal-comparando, os profissionais cadistas correm menos riscos profissionais pelo fato de terem de dominar apenas um programa de editoração. No caso dos profissionais de comunicação, cada dia é uma caixa de Pandora aberta.

Nas grandes empresas, basta a contratação de profissionais especializados em cada programa e tudo fica resolvido. Esse modelo de recrutamento é mesmo adotado pelas empresas na Europa. Mas, por exemplo, como resolver o problema nas pequenas agências de publicidade? Difícil! Uma solução é buscar um profissional que tenha conhecimento de diversos programas, mas que domine aquele cujo qual a empresa receba maior demanda de trabalhos. Ou seja, se a clientela maior for direcionada à produção de outdoor, o profissional deve ter bons conhecimentos de CorelDraw, Illustrator, ou Photoshop.

Contudo, especialistas e generalistas vão sempre brigar por uma vaga no concorrido mercado de trabalho. Mas, uma coisa é certa: na perspectiva do uso de software, os profissionais de comunicação enfrentam mais problemas que os de outras profissões, que exigem apenas especialistas para a realização do trabalho. No cotidiano isso acaba gerando estresse desnecessário, o que reduz bastante o rendimento profissional. Dependendo da situação, o desgaste mental é tal que gera até um problema de autoestima profissional.

Em casos extremos, o abandono da profissão é inevitável por não ter havido coerência na inserção no mercado de trabalho. Existem culpados na livre concorrência? Não, e sim! A questão que se coloca é como as empresas fazem a gestão de um problema tão recorrente. Afinal, rendimento profissional e produtividade não são sinônimos, mas substantivos abstratos que se convergem na equação da mais valia. Então, vale à pena nos debruçar mais sobre o assunto e encontrar a medida daquilo que possa ser mais saudável. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Geraldo Seabra, (@newsgames) jornalista e professor, mestre em estudos midiáticos e tecnologia, e especialista em informação visual e em games como informação e notícia. É editor e produtor do Blog dos NewsGames.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *