Três dicas para o sucesso profissional em 2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há anos acompanho de perto o desenvolvimento de uma série de start ups e de grandes companhias e, sem dúvida alguma, posso afirmar que o sucesso de uma empresa está atrelado ao desenvolvimento de uma comunicação clara e precisa, tanto internamente como com o mercado, processos bem desenhados e aplicados, uma eficaz gestão financeira e de caixa.

A inovação e desenvolvimento faz-se mister em alguns setores, assim como a excelência no atendimento ao cliente. São diversas as variáveis que contribuem para o sucesso ou fracasso de uma companhia e elas podem ter mais ou menos peso dependendo do setor, do momento do mercado, do tamanho da companhia entre outros fatores.

Não há receita de bolo, mas a experiência ajuda bastante a ‘calibrar’ cada uma dessas variáveis e estabelecer as prioridades.

Porém, quando pensamos em pessoas, o que realmente contribui para seu sucesso pessoal e profissional?

Há milhares de livros de auto-ajuda, gestão pessoal, coaching, etc que ajudam a ter alguns modelos do que pode e não funcionar. Em minha opinião, a grande maioria deles nos passa dicas e aplicações que podem ser valiosas para o progresso individual.

No que se refere a este artigo, eu gostaria de chamar a atenção para três pontos que considero chaves e que podem fazer a diferença entre indivíduos que almejam por melhores posições e salários.

Planejar: estabelecer metas e objetivos claros e bem definidos

Se você não sabe aonde quer chegar, você não chegará a lugar algum. Ou chegará, a algum lugar que possivelmente não é o mais adequado para você. Planeje: identifique onde você quer estar daqui a 2, 3, 5 e 10 anos.

Toda longa viagem começa com o primeiro passo. Visualize, pense nos detalhes, sinta as sensações de estar lá. Pense em quem vai estar lá com você e quantas pessoas que essa realização beneficiará e como.

Divida sua grande meta em etapas. Exemplo: se quero partir de São Paulo para Salvador numa viagem de carro, tenho de saber quantos quilômetros a viagem tem, quais caminhos tomarei, quantas horas por dia viajarei, em quais cidades vou parar para dormir, quanto vou gastar, onde há postos de gasolina, onde há mecânicos ou borracharia pela frente para casos de emergência, etc.

Devo fazer todo o possível para mapear o que vou enfrentar e identificar como me preparar para seguir adiante e superar os obstáculos. O mesmo se dá na vida: se você tem um sonho, entenda como você deve se preparar com estudos, que experiências deve adquirir, que tipo de postura deve ter, ou seja, saiba o que deve ser feito para realizá-lo e faça.

Outro ponto importante: divida sua meta em objetivos menores. Se quero ser Diretor e hoje sou Assistente, devo ir passo a passo, cumprindo cada Supervisão, Coordenação, Gerência e Direção. E comemore a cada etapa alcançada.

Ter foco: planejamento e dedicação

Mantenha o foco nos seus objetivos e na Meta. Você vai encontrar dificuldades, percalços, mas a diferença de quem chega lá para os demais é que os vitoriosos nunca desistem. Aprenda a se automotivar. Muita gente vai te dizer que é impossível, não vai dar certo e por aí vai. Mantenha o foco naquilo que você quer.

Em maratona, diz-se que há um muro, uma barreira quase intransponível entre os 30 e 35 Km, que é quando o corpo está fatigado e praticamente sem energia. Muitas pessoas desistem quando estão com cerca de 80% dos seus planos completos. Não caia nessa armadilha. Você consegue. E só você tem a força da autossuperação. Dedique-se, prepare-se, trabalhe duro e mantenha o foco. Você vai chegar lá.

Conhecimento técnico e postura: atitude e humildade

Conhecimento técnico é importante, mas já adianto que não é tudo. Estude, aprenda, questione, vá o mais fundo que puder para ser um especialista no que faz. Informação e conhecimento podem colocá-lo em lugares privilegiados, mas sua postura e sua atitude é que vão dizer se você se mantém por lá ou cai fora. A vontade de realizar e a disposição para trabalhar duro, e bem mais que a grande maioria das pessoas é o que vai fazer a diferença.

Quando você alia as duas coisa, conhecimento técnico e atitude, você potencializa suas chances. Busque sempre dar o melhor de si, faça com amor, com dedicação, coloque vida naquilo que entrega e sinta a diferença. Algo que é muito importante: seja humilde. Seja humilde para aprender, para perguntar, para ter consciência de que você não sabe tudo. Tenha sempre uma postura receptiva para ouvir os outros e suas ideias, mas saiba filtrar. Tem gente que fala demais e entrega pouco. Afaste-se dessa gente ou ajude-as a manter o foco no que realmente é importante.

Anos de observação e prática me fazem acreditar que esses são pontos fundamentais para você obter sucesso naquilo que faz. Acreditar em si, saber onde quer chegar e se planejar para isso, trabalhar a disciplina e a constância vão ajudar você a superar os desafios.

Estudar, pesquisar, estar preparado e munido com dados e informações, manter uma postura humilde e firme e buscar fazer sempre o melhor respeitando a individualidade de cada pessoa. Com certeza, esses elementos combinados o levarão para aquele tão sonhado lugar ao lado das pessoas que você gosta e quer bem do seu lado.

Sucesso! E um ótimo ano novo querido leitor! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Fabrizio Bruzetti é Managing Director da Digilant.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *