Outras opções de leitores para os órfãos do Google Reader

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A Google anunciou no dia 13 de março pelo blog oficial que o Google Reader será desativado a partir do dia 1º de julho de 2013. Essa atitude pegou todo mundo de surpresa, e deixou muita gente insatisfeita com essa decisão, inclusive eu, pois utilizo a ferramenta há mais de três anos de forma constante como a minha principal fonte de notícias.

O Google Reader é um agregador de notícias ou leitor de feeds (RSS), criado em 2005, de fácil utilização e gratuito e ganhou popularidade entre os usuários de notícias. Porém, segundo o Google a ferramenta perdeu muito acesso nos últimos anos e, por isso, não veem mais vantagens em mantê-la sem ganhos financeiros reais.

A grande vantagem, dos agregadores de notícias, é o acesso de forma rápida e fácil, em uma única página, aos conteúdos escolhidos em diversas fontes.

Em vez de você ir buscar informação, algo como comprar jornais e revistas, a notícia chega para você num único ambiente. E você escolhe a notícia pelo título, podendo ler diretamente na ferramenta ou ir para o site original.

Bom, mas temos que escolher outra ferramenta. Vamos indicar aqueles leitores de feeds em que fiz um breve teste antes de apresentar para vocês aqui. Você poderá fazer login com seu e-mail do Google e permitir o acesso ao conteúdo do seu Google Reader ou então fazer a importação de seus feeds.

Feedly. Esta ganhou cerca de 500 mil usuários novos depois do anúncio do Google. O Feedly está disponível na forma de extensões para browsers e de apps para smartphones e tablets com os sistemas iOS e Android. Estou testando e gostei principalmente do layout.

NetVibes. Não conheço essa ferramenta, mas segundo minhas pesquisas por outros sites, o NetVibes pode ser utilizado como um leitor de RSS.

The Old Reader. Essa ferramenta é inspirada no “velho” Google Reader, antes da Google fazer alterações e ter eliminado recursos sociais como o “compartilhar”. É simples e muito parecida com o Google Reader, o que facilita a utilização.

Good Noows. Essa, sem dúvida, é a ferramenta mais estilosa, você pode escolher diversos layouts para personalizar. É fácil de utilizar e tem uma interface limpa e clara.

FeedReader. Um aplicativo para desktop com apenas 5 MB e com instalação fácil. A maior vantagem desta ferramenta é poder baixar o conteúdo para seu computador e assim fazer leituras offline.

Estou usando o Feedly para conhecer melhor, outra que achei bem interessante é o Good Noows. Espero que tenham gostado dessa seleção, escolha uma e experimente!

Mais: o que é um RSS?

A sigla RSS significa Rich Site Sumary ou Really Simple Syndication. Com esse recurso em seu site você permite que o conteúdo seja distribuído para os leitores de feeds, para ferramentas como o Google Reader a partir de um simples cadastro. Você já deve ter visto o ícone em diversos sites de notícias. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. http://www.Aggregga.com/ Estou usando e gostando muito ele é 100% social e brasileiro

    Bem melhor que o GReader e outros em que fiz teste pois posso acompanhar as leituras e favoritos de meus amigos, e o melhor consigo compartilhar qualquer post para um amigo com apenas um clique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *