A boa gestão tem base no conhecimento e nas habilidades

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Não importa a área da empresa em que você atua, pois se você ocupa um cargo gerencial saiba: 70% do clima organizacional é sua responsabilidade. E, para que você se saia bem no cargo de gerente, é necessário possuir alguns conhecimentos:

  1. Técnicos. São específicos para que o gerente possa utilizar métodos, técnicas e equipamentos necessários à realização de determinadas tarefas. Esses conhecimentos técnicos poderão ser adquiridos por meio da sua experiência, educação e / ou treinamento.
  2. Interpessoais. Engloba conhecimentos e habilidades para comunicar, negociar, decidir, liderar, motivar, delegar, avaliar e treinar seus colaboradores.
  3. Administrativos. Envolvem conhecimentos para planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades, as pessoas e os recursos produtivos.
  4. Organizacionais. Envolve habilidades e conhecimentos para que o gestor compreenda a complexidade da organização, seus aspectos estruturais, a filosofia, missão, valores, cultura, estilo de gestão e o ajustamento dos colaboradores a empresa, tentando conciliar os objetivos individuais aos objetivos organizacionais.
  5. Estratégicos. Referem-se às condições para fazer funcionar a área pela qual o gerente responde dentro de uma perspectiva de curto, médio e longo prazo. Possuindo esses conhecimentos o gestor será capaz de aplicar conceitos de forma a combinar as quatro áreas já descritas anteriormente, considerando os projetos econômicos e sociais da empresa a realidade do negócio, às exigências da conjuntura e estratégias para o futuro.

Principais habilidades gerenciais

Existem algumas habilidades que são mais associadas ao sucesso gerencial, as quais deverão ser mais detalhadamente definidas com o passar do tempo

  1. Planejamento e Organização. Capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo objetivos mensuráveis e alcançáveis.
  2. Controle administrativo. Capacidade de valorizar a necessidade de controles e a manutenção deles sobre os processos.
  3. Delegação de tarefas. Capacidade de utilizar de forma eficaz seus colaboradores, delegando-lhes responsabilidades conforme suas capacidades e focalizar onde melhor possa tomar decisões.
  4. Análise de problemas. Capacidade de buscar os dados pertinentes a um determinado problema e determinar o âmago da questão.
  5. Julgamento. Capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.
  6. Prontidão decisória. Capacidade de decidir, julgar ou resolver problemas prontamente e bem.
  7. Comunicação oral. Capacidade de se expressar com bons resultados em situações individuais ou grupais.
  8. Apresentação oral. Capacidade de apresentar ideias e fatos de maneira clara e convincente.
  9. Comunicação escrita. Capacidade de expressar por escrito suas ideias, de forma clara e objetiva.
  10. Persuasão. Capacidade de organizar e apresentar ideias de modo a induzir o ouvinte a aceitá-las.
  11. Sensibilidade e Flexibilidade. Capacidade de perceber e reagir adequadamente às necessidades dos outros.
  12. Percepção auditiva. Capacidade de captar informações relevantes a partir de comunicações orais.
  13. Amplitude de interesse. Abertura e diversidade de interesses. Interesse pelo ambiente pessoal e organizacional e desejo de participar ativamente dos acontecimentos.
  14. Energia. Capacidade de atingir alto nível de atividades (garra).
  15. Criatividade. Capacidade de apresentar soluções inovadoras para situações de trabalho.
  16. Liderança. Capacidade de levar o grupo a aceitar ideias e a trabalhar atingindo objetivos específicos.
  17. Aceitação de riscos. Capacidade de aceitar riscos premeditados com base no conhecimento das consequências.
  18. Iniciativa. Capacidade de iniciar um trabalho por conta própria e influenciar o curso dos acontecimentos.
  19. Tolerância ao estresse. Capacidade de manter estáveis os padrões de desempenho quando em situações de pressão e oposição.

[Webinsider]

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Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.

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